Tudo que você precisa saber sobre o Facebook Canvas


Se você acompanha a área de Marketing Digital, já deve ter ouvido falar do Facebook Canva. Mas você sabe o que é e como ele funciona? 

Muito além de um modelo de anúncio para Facebook, o Canvas é uma experiência em tela cheia para dispositivos móveis com alto poder de interatividade. Continue a leitura e saiba mais sobre o conceito e como ele pode melhorar a sua relação com seus clientes!

Entenda o que é Facebook Canvas

Canvas é uma ferramenta inovadora para alcançar objetivos personalizados em Marketing pelo Facebook. É um anúncio que muda o panorama ao entregar o controle para o público e utilizar o storytelling de qualidade para manter a atenção do usuário, entregando um resultado satisfatório.

As empresas estão percebendo que suas propagandas não são mais efetivas como antes. A informação precisa cativar o público-alvo o mais rápido possível ou o perderá para qualquer distração que vier a seguir. E, para isso, o Canvas inova ao utilizar diferentes formatos, em conjunto, em um único anúncio: imagens, vídeos, textos, e botões de CTA para alcançar um resultado superior.

Dica: Aprenda a criar a campanha de Facebook Ads dos seus sonhos

O principal objetivo do Facebook Canvas é entregar a melhor experiência para o usuário e o melhor retorno para a marca. Entenda melhor sobre como isso tudo funciona.

Confira abaixo um exemplo de anúncio que criamos para a

Saiba como funciona o Canvas

Funcionando exclusivamente para dispositivos mobile, o Canvas interage de maneira mais direta com o público. Ele aparece no feed de notícias de maneira natural, e, ao ser clicado, entra em tela cheia. A partir disso, é uma nova experiência imersiva.

Na imagem abaixo é possível conferir a experiência que a pessoa possui após entrar no anúncio. Toda a tela é preenchida, proporcionando uma verdadeira imersão!

Facebook Canvas - Cervejaria Leopoldina

Exemplo da experiência do usuário

Ainda seguindo no anúncio que criamos para a Cerveja Leopoldina, da Famiglia Valduga, depois de entrar no anúncio o próprio usuário vai navegando, seja para baixo ou para os lados. Confira o vídeo:

Por fim é possível direcionar o usuário para algum endereço. No caso do Cerveja Leopoldina o público foi direcionado para a loja virtual, para aproveitar o interesse demonstrado no produto e assim gerar possíveis vendas!

Dica: Quer proporcionar experiências imersivas para o seu público também? Entre em contato conosco! 

Usando uma fusão dos diferentes formatos, o usuário vai explorando o anúncio, que pode contar uma história, apresentar um produto ou novidade, mostrar os benefícios de trabalhar com a sua empresa, ou apresentar a sua marca para gerar reconhecimento.

Confira outro exemplo de Facebook Canvas no vídeo abaixo:

Conheça alguns benefícios do Facebook Canvas

Algumas das principais características do Canvas são a simplicidade na hora da criação e a experiência em tela cheia com diversos formatos de anúncios. Mas o que realmente chama a atenção é a velocidade de carregamento e a qualidade com que o anúncio consegue contar uma história.

Muitas pessoas até chegam a clicar no anúncio tradicional, mas ao serem redirecionadas para uma outra página, fora do Facebook, desistem pela demora no carregamento dessa página. Com o Canvas, o anúncio é projetado na própria plataforma e carrega até 10 vezes mais rápido!

Atraia pessoas com Storytelling

A capacidade de contar uma história relevante, ou seja, o Storytellingé muito mais eficiente em atrair e reter o público. Se bem contada, essa narrativa cria um sentimento, o que cativa a atenção do usuário. E o Canvas, com a sua maneira única de apresentar o anúncio, facilita a construção de um Storytelling.

Dica: Storytelling: aprenda a contar a história da sua marca de forma poderosa

Você está em dúvida se a sua empresa precisa estar ativa no Facebook? Para ajudar você, criamos um Guia de Facebook para empresas. Clique no banner abaixo e baixe gratuitamente agora mesmo!

Guia Completo Facebook para Empresas

Anote estas dicas para usar o Facebook Canvas

Por mais que seja ótimo, não adianta fazer um anúncio de qualquer jeito. Sendo assim, passaremos algumas dicas para você aproveitar ao máximo o Facebook Canvas. Confira!

Conheça a sua história

É muito importante que você conheça bem a história da sua marca, e que consiga passá-la com clareza. Para isso, use vídeos curtos, imagens de impacto e mensagens claras.

Use imagens e vídeos de alta qualidade

O Canvas funciona com o dispositivo em tela cheia, para que o usuário tenha a imersão na mensagem. Então, é essencial que todas as imagens e vídeos usados sejam de alta qualidade, para otimizar a experiência.

Dica: Por que minha empresa deve investir em mobile marketing?

Marque caminhos claros

Como o Canvas é interativo, usando botões de CTAs para que o usuário siga um caminho pelo anúncio, é importante que não haja problemas para chegar até o fim. Pois, caso exista alguma dificuldade, ele pode desistir de acompanhar o decorrer do anúncio e não captar a mensagem inteira.

Aprenda a utilizar o Canvas como anúncio

Você pode criar um Facebook Canvas diretamente no Ads Manager, se este for o único objetivo, mas também pode reutilizar um da sua Fan-page para criar um anúncio. Para fazer isso, certifique-se de que todos os elementos (imagens, vídeos, links, textos e botões de CTA) foram inseridos e de que ele foi finalizado, pois se estiver com o status de rascunho, não será veiculado.

Após essa verificação, os seguintes passos devem ser seguidos no gerenciador de anúncios:

  1. escolher a fan-page na qual o Canvas foi criado;
  2. clicar em Ferramentas de publicação;
  3. clicar em Canvas;
  4. clicar no Canvas criado que o anunciante deseja utilizar no anúncio;
  5. copiar o URL fornecido;
  6. editar uma campanha ou criar uma nova com um objetivo que seja compatível, como Promover sua Página ou Enviar pessoas para o seu site;
  7. no campo Inserir o URL que deseja promover, inserir o URL do Canvas;
  8. terminar de criar o anúncio.

Depois de as campanhas veicularem por algum tempo, é claro que você vai querer analisar a performance delas, não é mesmo? Você pode, e deve, mensurar resultados analisando métricas, como a porcentagem de visualização do anúncio pelas pessoas, tempo médio de engajamento e cliques para o site. Se encontrar oportunidades de melhorias, pause a campanha e realize as otimizações necessárias.

Conheça alguns cases de sucesso

Facebook para Empresas contou a novidade em sua plataforma de notícias em 2016, contando alguns cases de sucesso. Conheça três deles a seguir:

1. Lowe’s

A loja de construção Lowe’s, dos Estados Unidos, criou uma campanha no Canvas para se conectar com jovens donos de casa que tinham interesse em projetos fáceis e modernos.

O resultado foi uma interação de 28 segundos, em média, do público-alvo explorando o anúncio, que consistia em imagens de decoração com descrições, produtos à venda e vídeos interativos. Você pode conferir o case clicando neste link.

2. Coca-Cola

Para apresentar suas garrafas de alumínio, a Coca-Cola criou um Canvas no Facebook que foi percebido como um case de sucesso. Confira abaixo o Canvas:

Ele conseguiu entreter o usuário por um tempo médio de 18 segundos e alcançar 16 milhões de pessoas com o anúncio.

3. ASUS

A Asus, fabricante de computadores e smartphones, também criou um Canvas no final de 2015 incentivando pessoas a darem presentes melhores. Confira o Canvas abaixo:

Pode-se dizer que a campanha obteve muito sucesso, pelo menos em engajamento. Afinal, 42% das pessoas que visualizaram o anúncio clicaram nele, onde interagiram por 12 segundos, em média. Além disso, 70% das pessoas clicaram em um link para ir ao site da empresa.

Conclusão

Independentemente da forma que você utilizar o Facebook Canvas, a imersão e interatividade do usuário é superior às outras formas de anúncio.

Portanto, defina bem os objetivos da sua empresa e tente contar uma história com conteúdo e gráficos de qualidade para cativar o seu público-alvo, prezando pela rapidez e conduzindo-o à próxima fase.

E então, gostou de aprender sobre o Facebook Canvas? Esperamos que sim! E se você quiser receber mais conteúdos sobre Marketing Digital é só increver-se em nossa newsletter. Preencha os campos abaixo!

 


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!