Rodolfo Benetti

Por   

 07/11/2016 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Se você possui uma empresa que está começando a considerar o investimento em marketing digital, certamente já deve ter ouvido falar em Leads. Mas você sabe o que são leads? Ao receber visitas de pessoas realmente interessadas no seu conteúdo, é importante conseguir os dados delas para entrar em contato e oferecer seus produtos e serviços. Isso se dá pelo fato de que vender para quem já está interessado é muito mais fácil do que captar um novo possível cliente do zero.

Cada um desses contatos são considerados leads. Ou seja, pessoas que visitaram o seu site ou blog e deixaram seus dados cadastrados — nome, e-mail, telefone, empresa, ocupação ou quaisquer informações relevantes para os negócios.

Com este “processo de iniciação”, a tendência é que a mesma pessoa consuma seus produtos depois. Por isso, é fundamental ter espaços no seu site para capturar esses contatos e saber como gerenciá-los para alavancar o seu negócio.

Quer saber mais? Então continue lendo e entenda tudo o que você precisa saber sobre Leads!

Não compre listas de contatos: gere os seus próprios Leads!

Agora que você já foi introduzido a um breve conceito sobre o que são leads, vamos nos aprofundar mais no tema. Para começar, tenha sempre em mente que os Leads só se tornarão clientes através de um trabalho sério e sem truques.

E que truques são esses? Bom, pesquisando rapidamente na internet você encontrará formas de comprar leads, o que seria o seu primeiro grande erro.

A compra de listas de contatos não garante um bom retorno, já que você estará adquirindo contatos de muitas pessoas que podem não ter interesse algum no produto que você oferece, tampouco vontade de conhecer a sua marca — ou seja, isso significa jogar fora tempo e dinheiro, além de aborrecer muitas pessoas.

E mais: as chances do seu e-mail para esses contatos ir para a caixa de spam são enormes, já que a pessoa não fez o cadastro como deveria e está apenas sendo bombardeada aleatoriamente por você.

Para gerar seus próprios leads, o correto é fornecer conteúdo interessante, de forma que o próprio lead que se identifica com a sua marca se cadastre e venha a integrar sua lista de contatos.

Dica: A Orgânica é uma Agência de Marketing de Conteúdo especialista em Vendas. Saiba mais!

Lead x lead qualificado: qual a diferença?

O segredo para conseguir sucesso nas vendas com marketing digital é conseguir leads qualificados. Mas o que são eles?

Um lead comum, uma pessoa que você conseguiu o e-mail por qualquer motivo, é apenas um contato. Não há nada que garanta que ela se tornará um cliente seu. Você pode ter o contato de uma pessoa interessada em algo que a sua empresa não oferece, por exemplo — tornando remotas as possibilidades de conversão.

Já com o lead qualificado é outra história: este contato é de uma pessoa que se identificou com o seu trabalho e possivelmente possui um problema que você pode ajudar a resolver. Por ter se cadastrado na sua lista, ela pode fazer parte do seu público-alvo, uma pessoa que realmente pode se tornar um cliente.

Qualificação de leads: como fazer?

Vamos supor que um lead foi captado após uma leitura de um artigo no blog de sua academia que falava sobre cuidados alimentares. Ele gostou do conteúdo, mas ainda não sabe que seu corpo está bastante “enferrujado” e sedento por exercícios físicos.

Neste caso, o ideal é que a sua academia continue estreitando os laços com esse lead, encaminhando novos conteúdos altamente relevantes, como: “X consequências do sedentarismo”; “Aprenda a calcular o seu peso ideal” ou “Por que é tão importante contar com um personal trainer?”.

Assim, o lead é educado e tem certeza de que tomará a melhor decisão: se matricular numa academia. E a sua, que tanto contribuiu para a escolha dele, será a primeira a ser consultada.

Para mensurar o nível de qualificação do lead e identificar a qual estágio do funil de vendas pertence, confira nossos artigos sobre lead scoring e nutrição de lead — dessa forma você saberá que tipo de conteúdo encaminhar para cada um de seus leads.

Dica: Querendo gerar mais leads? Então, confira nossas dicas!

Bom, agora que você já sabe o que são leads e como gerá-los, que tal contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital para isso? Basta entrar em contato conosco!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.