Como definir metas de vendas durante o Natal?


Guilherme de Bortoli

Por   

 15/11/2017 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

As datas comemorativas de final de ano são excelentes oportunidades para aumentar as vendas de sua empresaespecialmente no Natal, em que as pessoas estão mais propensas a gastar mais com presentes para amigos, filhos, familiares, colegas de trabalho etc. Para potencializar os resultados durante o período, é essencial criar metas de vendas tangíveis e que tragam resultados reais para o negócio. As metas podem ser criadas se baseando nas vendas gerais, no ticket médio dos seus clientes ou em qualquer outro indicativo que faça sentido para o seu negócio.

A criação das metas de vendas para o Natal deve ser baseada em uma série de fatores que você verá a seguir. Analisar o investimento feito na divulgação, assim como a preparação da equipe são dois dos fatores essenciais para criar objetivos tangíveis.

Confira nossas dicas para definir suas metas de vendas para essa época do ano!

Avalie o investimento necessário na divulgação

Mesmo com o crescimento da demanda nessa época do ano, é necessário investir em divulgação para atrair mais clientes ao seu negócio. É importante definir o quanto será necessário investir em marketing, em campanhas publicitárias e quais serão os melhores canais para divulgar os produtos de sua empresa.

Dessa forma, você saberá exatamente quanto e onde deve investir para atingir as metas estabelecidas.

Dica: Como administrar sua reputação online?

Mensure a capacidade de estoque e de entrega dos produtos

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o estoque e a capacidade de entrega dos produtos. A falta de planejamento do estoque pode trazer prejuízos para o negócio. Para não errar, leve em consideração a demanda e o desempenho de vendas ao longo do ano. Isso o ajudará a comprar a quantidade para o estoque, não deixando faltar ou acumular.

É muito importante levar em consideração a logística para realizar a entrega dos produtos. Com o aumento da demanda, o empresário tem que estar atento aos prazos que sua empresa pode cumprir.

Conheça as limitações da própria empresa

Se o seu negócio tem capacidade de atender um determinado número de clientes, é importante levar esse número em consideração na hora de estipular as suas metas. Se você deseja aumentar as vendas, será necessário avaliar a possibilidade — e disponibilidade — de realizar mais investimentos.

Seja em infraestrutura ou na contratação de novos colaboradores, é importante definir quais são os limites de sua empresa para poder criar metas que possam ser alcançadas.

Treine e motive o seu time de vendas

É importante que o seu time de vendas esteja preparado e motivado para atingir e superar as metas. Para incentivá-los a melhorar os resultados, é importante identificar quais são as melhores práticas de venda.

Para isso, a dica é pedir para que os colaboradores com os melhores resultados compartilhem dicas e estratégias de vendas para seus colegas. De acordo com o desempenho de seus colaboradores, é possível criar metas mais flexíveis, levando em consideração a capacidade e os talentos de seu time de vendas.

A definição das metas de vendas para o final de ano é o primeiro passo para sua empresa farturar bastante no período. Depois de definir as metas e os objetivos de sua empresa, chegou a hora de meter a mão na massa e ir atrás desses resultados!

Dica: Inbound Marketing: 11 dicas para que sua empresa venda 600% mais

Quer saber como vender mais? Nos siga no Facebook e no LinkedIn para conferir mais conteúdo relacionado a estratégias de marketing!


Você quer Aumentar suas Vendas através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente um Diagnóstico de Marketing Digital + Consultoria da Orgânica personalizada para o seu negócio!

Ganhe agora Diagnóstico + Consultoria

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?




Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!