5 piores erros na qualificação de leads que você deve evitar


5 piores erros na qualificação de leads que você deve evitar

Um objetivo muito comum em uma estratégia de marketing digital é a geração de leads, e isso não é por acaso. Quanto mais leads forem gerados em sua estratégia, maiores as chances de aumentar as vendas de sua empresa, não é mesmo?

Mas nem todos os leads gerados estão preparados para fechar negócio. Por isso, é muito importante investir na qualificação de leads, permitindo seu avanço por todo o funil de vendas e aumentando as taxas de conversão.

Para que você consiga gerenciar as oportunidades de negócio geradas por sua organização, listamos neste artigo 5 erros na qualificação de leads que você deve evitar. Confira!

Dica: Conheça a História de Sucesso Móveis Masotti: Como a Orgânica gerou mais de R$ 10 milhões em oportunidades de negócio para a Masotti

1. Pecar na definição do público

Conhecer bem sua persona, suas dúvidas e problemas que enfrenta no dia a dia é um passo muito importante para o sucesso de uma estratégia de qualificação de leads.

Sem conhecer o seu público a fundo, são grandes as chances de você estar desperdiçando tempo — e dinheiro — oferecendo conteúdo para quem não se interessa por sua marca.

Por este motivo, é muito importante definir bem a sua persona, evitando erros na sua comunicação.

2. Pensar que os leads já conhecem a sua empresa

Outro erro muito comum no processo de qualificação de leads é presumir que eles já conhecem sua marca e seus produtos e serviços a fundo. Com isso, você acaba deixando de produzir conteúdo de fundo de funil, essencial para manter leads fiéis.

Dica: Planejamento de marketing de conteúdo: 8 dicas para criar o seu

Sem conteúdo de fundo, seu cliente se sentirá inseguro, tendo dúvidas sobre a capacidade de sua organização em ajudá-lo a conquistar seus objetivos e então irá embora antes de fechar vendas.

3. Dar importância apenas para o cargo do prospect

Muitas empresas dão muita importância ao cargo ocupado pelo prospect em uma estratégia de nutrição de leads, considerando que quanto maior a posição hierárquica do lead dentro da empresa, maior será o seu poder de decisão.

Bom, é muito comum que um gerente de operações ou mesmo o dono de uma empresa, por exemplo, delegue o processo de decisão, principalmente para aqueles que vão utilizar o produto ou serviço no dia a dia. Portanto, não caia nesse erro básico!

Apesar de ser um dado importante, dar importância apenas para o cargo do prospect é um dos piores erros na qualificação de leads.

4. Tratar todos os leads igualmente

Para garantir o sucesso de sua organização é muito importante que você compreenda que os leads gerados em sua estratégia estarão em estágios diferentes no seu funil de vendas.

Lembre-se que a segmentação é indispensável para uma comunicação eficiente e que ao ignorar as diferentes necessidades de cada cliente, toda a sua estratégia de qualificação de leads será prejudicada.

Clique no banner abaixo e aprenda a acompanhar a jornada de compra do seus leads e realizar estratégias mais eficientes para cada etapa!

Guia completo para criar a Jornada de Compra da sua Buyer Persona

Por isso é tão importante saber educar seus leads de forma eficiente, de acordo com cada estágio do funil em que se encontra cada um deles.

5. Focar apenas no curto prazo

Além de não nutrir seus leads com todas as informações necessárias para o fechamento do negócio, ao tentar apressar uma venda, você pode fazer com que seu cliente não compreenda bem os benefícios que receberá ao contratar sua empresa.

Por isso, não se esqueça: a qualificação de leads não se preocupa apenas com o fechamento do negócio, mas também com a construção de um relacionamento duradouro com cada um de seus consumidores.

Dando tempo ao tempo e seguindo corretamente cada uma das etapas da estratégia, seu negócio finalmente poderá alcançar ótimos resultados!

Agora que você já conhece os erros que você deve evitar na qualificação de leads, aproveite para aprender o que é lead scoring e como ele pode aumentar as vendas de sua empresa.

Se você gostou deste post, não esqueça de compartilhá-lo nas suas redes sociais e assinar nossa newsletter para receber nossas dicas em primeira mão!




Por
17/04/2017

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!