Afinal, vale a pena anunciar no Facebook? Descubra!


Afinal, vale a pena anunciar no Facebook? Descubra!

As redes sociais têm um papel importante para empresas que investem em marketing digital. As publicações orgânicas tiveram prestígio durante muito tempo, devido a sua capacidade de alcançar muitas pessoas sem a compra de mídia. Os algoritmos, porém, foram atualizados, desfavorecendo as postagens. Esse cenário pode levar muitos a se perguntar: “será que ainda vale a pena a minha marca estar e anunciar no Facebook?”.

Neste artigo explicamos as mudanças de algoritmo, a diferença de alcance orgânico e pago e, como os profissionais podem ajudar. Acompanhe!

A queda do alcance orgânico

Sabe quando você publica alguma imagem, texto ou vídeo na página da sua empresa no Facebook? Esses são posts orgânicos, ou seja, gratuitos, que tem o objetivo de entregar conteúdo para aquelas pessoas que já fazem parte da sua audiência, que curtem ou seguem a sua fanpage.

Trata-se da quantidade de pessoas que você consegue atingir gratuitamente com posts na sua página. Há alguns anos, as empresas perceberam o valor disso para suas estratégias e mesmo os gestores de pequenos negócios começaram a utilizar a maior rede social com objetivos de divulgação.

No entanto, essa realidade mudou, devido ao aumento da concorrência. Segundo Brian Boland, vice-presidente de marketing de produto do Facebook, o algoritmo foi alterado com o objetivo de sortear e ranquear o que é mais importante para cada usuário.

Dica: Por que ranquear bem seu site na busca orgânica e como fazer isso?

As mudanças reduziram o alcance orgânico de muitas páginas. Em 2012, os conteúdos eram entregues a cerca de 16% das pessoas que curtiam uma fanpage. Em 2014, essa média reduziu para 6,5% e hoje já está em menos de 2%.

Em janeiro de 2018, o fundador e presidente do FacebookMark Zuckerberg, anunciou que, com o objetivo de cumprir a missão da empresa de ajudar pessoas a se conectarem umas às outras, o algoritmo favoreceria, a partir de então, publicações de perfis pessoais e grupos, diminuindo o alcance orgânico de páginas comerciais.

O aumento no alcance de público com anúncios

A primeira alternativa para contornar o limite do alcance orgânico é por meio do impulsionamento de posts. A partir de R$ 1,00 ao dia, você poderá exibir a sua publicação a pessoas que já curtiram a sua página. É possível também incluir os amigos desses usuários ou criar um novo público, mas para isso, é mais recomendável utilizar o gerenciador de anúncios.

Dica: Guia Completo sobre Inbound Marketing

Na opção, a criação de uma campanha é mais completa, com escolha de objetivos, segmentação de um público-alvo (não restrito a fãs de sua página) e criação de testes A/B. Você pode enviar a sua mensagem para pessoas que tenham o perfil de comprador ideal, ou seja, segmentar para o universo de usuários da rede social com base em dados como gênero, idade, comportamentos de compra, entre outros.

A rede mostrará uma média de quantas pessoas serão alcançadas com cada campanha com base no seu orçamento e isso ajuda a criar estratégias com mais previsibilidade.

Criar um anúncio é a melhor saída para atingir as personas de um negócio e obter os resultados desejados sem depender do alcance orgânico.

Assim como no Google Ads, é possível veicular campanhas com objetivos comerciais, porém anunciar no Facebook traz diversas possibilidades para se aproximar de um público que ainda não conhece a empresa. Ou que não está pronto para comprar, trabalhando outros níveis do funil.

Clique no banner abaixo e confira tudo sobre um método que vai revolucionar a forma com que sua empresa conquista clientes!

Manuel do Inbound Marketing

Nesse sentido, é perfeitamente possível ter sucesso com campanhas de geração de leads, aumento no reconhecimento da marca e remarketing, bastante comum em e-commerces.

A grande vantagem de anunciar no Facebook, portanto, é poder acessar a sua rede de mais de um bilhão de usuários, além dos baixos custos de investimento.

A importância de contar com profissionais para anunciar no Facebook

Anunciar no Facebook pode ser confuso para aqueles que não têm experiência. Além disso, as estratégias das campanhas contam muito para o sucesso. Nesse contexto, vale a pena procurar uma agência que não só coloque em prática as ações, como ofereça uma consultoria para segmentar o público corretamente, evitar erros e obter os retornos desejados com mais eficiência.

Dica: Por que sua agência deveria se inspirar no Inbound Marketing?

Você utiliza o Facebook em suas estratégias de marketing digital? Quais resultados costuma obter com posts orgânicos e anúncios? Compartilhe suas opiniões conosco na seção de comentários abaixo!




Por
19/03/2019

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!