Afinal, vale a pena anunciar no Facebook? Descubra!


Rodolfo Benetti

Por   

 19/03/2019 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

As redes sociais têm um papel importante para empresas que investem em Marketing Digital. As publicações orgânicas tiveram prestígio durante muito tempo, devido a sua capacidade de alcançar muitas pessoas sem a compra de mídia. Os algoritmos, porém, foram atualizados, desfavorecendo as postagens. Esse cenário pode levar muitos a se perguntar: “será que ainda vale a pena a minha marca estar e anunciar no Facebook?”.

Neste artigo explicamos as mudanças de algoritmo, a diferença de alcance orgânico e pago e, como os profissionais podem ajudar. Acompanhe!

A queda do alcance orgânico

Sabe quando você publica alguma imagem, texto ou vídeo na página da sua empresa no Facebook? Esses são posts orgânicos, ou seja, gratuitos, que tem o objetivo de entregar conteúdo para aquelas pessoas que já fazem parte da sua audiência, que curtem ou seguem a sua fanpage.

Trata-se da quantidade de pessoas que você consegue atingir gratuitamente com posts na sua página. Há alguns anos, as empresas perceberam o valor disso para suas estratégias e mesmo os gestores de pequenos negócios começaram a utilizar a maior rede social com objetivos de divulgação.

No entanto, essa realidade mudou, devido ao aumento da concorrência. Segundo Brian Boland, vice-presidente de marketing de produto do Facebook, o algoritmo foi alterado com o objetivo de sortear e ranquear o que é mais importante para cada usuário.

Dica: Por que ranquear bem seu site na busca orgânica e como fazer isso?

As mudanças reduziram o alcance orgânico de muitas páginas. Em 2012, os conteúdos eram entregues a cerca de 16% das pessoas que curtiam uma fanpage. Em 2014, essa média reduziu para 6,5% e hoje já está em menos de 2%.

Em janeiro de 2018, o fundador e presidente do FacebookMark Zuckerberg, anunciou que, com o objetivo de cumprir a missão da empresa de ajudar pessoas a se conectarem umas às outras, o algoritmo favoreceria, a partir de então, publicações de perfis pessoais e grupos, diminuindo o alcance orgânico de páginas comerciais.

O aumento no alcance de público com anúncios

A primeira alternativa para contornar o limite do alcance orgânico é por meio do impulsionamento de posts. A partir de R$ 1,00 ao dia, você poderá exibir a sua publicação a pessoas que já curtiram a sua página. É possível também incluir os amigos desses usuários ou criar um novo público, mas para isso, é mais recomendável utilizar o gerenciador de anúncios.

Dica: Guia Completo sobre Inbound Marketing

Na opção, a criação de uma campanha é mais completa, com escolha de objetivos, segmentação de um público-alvo (não restrito a fãs de sua página) e criação de testes A/B. Você pode enviar a sua mensagem para pessoas que tenham o perfil de comprador ideal, ou seja, segmentar para o universo de usuários da rede social com base em dados como gênero, idade, comportamentos de compra, entre outros.

A rede mostrará uma média de quantas pessoas serão alcançadas com cada campanha com base no seu orçamento e isso ajuda a criar estratégias com mais previsibilidade.

Criar um anúncio é a melhor saída para atingir as personas de um negócio e obter os resultados desejados sem depender do alcance orgânico.

Assim como no Google Ads, é possível veicular campanhas com objetivos comerciais, porém anunciar no Facebook traz diversas possibilidades para se aproximar de um público que ainda não conhece a empresa. Ou que não está pronto para comprar, trabalhando outros níveis do funil.

Clique no banner abaixo e confira tudo sobre um método que vai revolucionar a forma com que sua empresa conquista clientes!

Manuel do Inbound Marketing

Nesse sentido, é perfeitamente possível ter sucesso com campanhas de geração de leads, aumento no reconhecimento da marca e remarketing, bastante comum em e-commerces.

A grande vantagem de anunciar no Facebook, portanto, é poder acessar a sua rede de mais de um bilhão de usuários, além dos baixos custos de investimento.

A importância de contar com profissionais para anunciar no Facebook

Anunciar no Facebook pode ser confuso para aqueles que não têm experiência. Além disso, as estratégias das campanhas contam muito para o sucesso. Nesse contexto, vale a pena procurar uma agência de Marketing Digital que não só coloque em prática as ações, como ofereça uma consultoria para segmentar o público corretamente, evitar erros e obter os retornos desejados com mais eficiência.


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.