SuperPro: 1116% mais oportunidades com Marketing de Conteúdo


Guilherme de Bortoli

Por   

 18/09/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Quando a SuperPro Bettanin nos procurou, lá em 2021, seu maior desejo era explorar o potencial do digital para alcançar mais oportunidades de negócio.

A empresa, que faz parte do grupo InBetta, fabrica produtos e equipamentos de limpeza profissional. Ela possui o maior mix do Brasil em itens para higienização institucional, e conta com fórmulas próprias de produtos de alta qualidade!

O principal objetivo dela, então, era levar esses produtos até distribuidores e prestadoras de serviços com a ajuda do Marketing de Conteúdo.

E é claro que nós topamos o desafio de fazer com que a qualidade e a variedade desses excelentes produtos chegassem até as pessoas certas!

Confira todos os detalhes dessa história de sucesso:

Arrumando a casa

Um dos nossos maiores desafios, já de início, foi a concorrência — limpa, mas bastante acirrada. O mercado de materiais de limpeza com foco em distribuidores é muito disputado, com players de grande renome. 

E o nosso trabalho não foi apenas fazer uma faxina geral nas redes do cliente, como muitas agências fazem. Além de pesquisas minuciosas para a definição da estratégia de conteúdo, ainda tínhamos que criar o blog do zero

Mas, se você acompanha a Orgânica, sabe que os desafios não nos assustam! Então arregaçamos as mangas e entramos no nosso laboratório de ideias para formular a estratégia perfeita.

Assim, com um trabalho consistente na criação e distribuição de conteúdos, os resultados começaram a aparecer — e a crescer vertiginosamente.

A fórmula do sucesso: qualidade! 

O Marketing de Conteúdo não é simplesmente apertar botões e aguardar resultados. A evolução do projeto se dá com expertise, mas também com muita análise e ajustes finos para encontrar a fórmula perfeita para cada caso.

E, nesse ano de 2023, chegamos a resultados excelentes para a SuperPro! Confira alguns números comparativos entre o último semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023:

Os números do sucesso

Agora você pode estar se perguntando: o que foi feito para a conquista de resultados tão expressivos?

Primeiramente, é importante você saber que, aqui na Orgânica, o conteúdo é rei! Conforme o projeto evoluía, aperfeiçoamos cada vez mais os conteúdos distribuídos, conectando-os com o nível de consciência da audiência nos diferentes canais.

Com uma estratégia consistente, conseguimos vincular os equipamentos e produtos da SuperPro com as necessidades específicas dos consumidores, prezando sempre pela qualidade dos conteúdos.

Assim, aprimoramos constantemente a estratégia e melhoramos inclusive os resultados em Mídia Paga!

Confira qual foi a nossa abordagem em cada um dos casos:

5x mais usuários no blog em menos de 1 ano

A busca orgânica é uma das melhores formas de uma marca se conectar com potenciais clientes. Afinal, o ponto de partida é sempre um desejo, uma curiosidade ou uma necessidade da audiência.

A partir da definição das palavras-chave mais importantes e de um trabalho dedicado de SEO, iniciamos a produção de conteúdos estratégicos

Esse plano resultou em um aumento de 46% nas conversões orgânicas, e um crescimento de 1116% em oportunidades ao comparar o último semestre de 2022 com o primeiro semestre de 2023.

Nesse mesmo período, quintuplicamos o número de usuários no blog, saltando de 6.536 usuários no período anterior para 32.650 no primeiro semestre de 2023. Mas isso não foi tudo!

10x mais oportunidades por e-mail

Ao entendermos cada vez mais as preferências do público, montamos estratégias de E-mail Marketing para um contato mais próximo com ele. Assim, distribuímos materiais valiosos e ofertas, sempre com foco na qualidade dos conteúdos e na etapa do funil.

O resultado? Geramos um aumento de 300% nas conversões e de 950% em novas oportunidades

Pode parecer óbvio que um crescimento no número de leads também cause uma melhoria nos resultados de e-mail. Afinal, a jornada de compra é a mesma. Mas é aí que o trabalho de Inbound Marketing se destaca, pois há uma nova etapa na jornada, em um novo canal, com seus próprios desafios.

Note que o número de oportunidades cresceu bem mais que o de conversões. Isso significa que a jornada de conteúdo foi capaz de não apenas conduzir o lead, mas principalmente transformá-lo em uma oportunidade de negócio.

A taxa de conversões X oportunidades, que era pouco mais de 14%, saltou para 37,5% no período analisado!

E não podemos esquecer da Mídia Paga! 

Quando a Mídia Paga é secundária em uma estratégia, o Marketing de Conteúdo pode ajudar. Agora, se a Mídia Paga for essencial... o Marketing de Conteúdo pode ajudar ainda mais! 

Isso porque o maior reconhecimento de marca, trazido pela criação de conteúdo, é capaz de reduzir os custos de investimento em mídia. 

Afinal, ao aumentarmos a consciência do lead durante toda a jornada, fica mais fácil convencê-lo a fechar negócio. Isso, claro, com anúncios de ótima qualidade, conectados ao funil!

No caso da SuperPro, não foi diferente: houve um aumento de 41% nas conversões por Mídia Paga e um crescimento de 172% na geração de oportunidades no período analisado.

E como a empresa oferece ótimos produtos, essa estratégia se retroalimenta: quanto mais vendas, mais pessoas têm contato com a qualidade dos produtos, mais a marca se torna relevante no mercado e mais fácil é atrair novos compradores!

Com o crescimento orgânico, os resultados em Mídia Paga tendem a ficar cada vez melhores

É aqui que a união de Marketing com Vendas faz toda a diferença!

Com a palavra, Patricia Cardoso, Analista de Marketing da SuperPro Bettanin:

"A incrível atuação da Orgânica no Marketing Digital elevou nossa empresa de limpeza a um novo patamar de sucesso em todo o Brasil. Sua visão estratégica e criatividade destacaram nossa marca no mercado, estabelecendo um vínculo emocional com nosso público-alvo. A transformação da nossa presença digital é inspiradora, refletindo nosso propósito de maneira impactante. Sua expertise em SEO, estratégias de conteúdo e gestão de campanhas nos trouxe visibilidade e resultados mensuráveis. Obrigado por nos colocarem no mapa e por nos guiar rumo à liderança no competitivo setor de limpeza institucional. Seu comprometimento com a excelência é notável e gratificante."

Patricia Cardoso
Analista de Marketing – SuperPro Bettanin

E você, já pensou em ter resultados como esses? 

Aqui na Orgânica, trabalhamos com vários tipos de clientes, oferecendo estratégias personalizadas a cada um.

Em alguns casos, a estratégia de Marketing já chega até nós muito bem alinhada, mas sem gerar vendas. 

Em outros casos, todo o projeto está comprometido, sem uma estratégia sólida voltada ao crescimento — e, algumas vezes, o responsável pelo Marketing nem percebe isso!

Nos dois casos, o resultado é sempre o mesmo: baixo retorno em vendas efetivas.

Aí o time de Marketing tem dois caminhos: 

  1. Insistir na tentativa e erro, com o risco de receber cobranças constantes;
  2. Ou entender qual é o seu caso e fazer os ajustes necessários para finalmente ter resultados.

Se você quer estar no segundo grupo, solicite um diagnóstico gratuito da nossa agência de Marketing de Conteúdo. Um olhar externo especializado faz toda a diferença!

A nossa experiência em desenvolver projetos altamente complexos apontará caminhos viáveis e frutíferos para a sua estratégia.

Afinal, o troféu de 1º lugar do Prêmio Limitless RD Station 2022, que nos reconhece como a Melhor Agência em Resultados, não está na nossa estante à toa! 

Solicite agora um diagnóstico de Marketing de Conteúdo e converse diretamente com nossos especialistas. Eu te vejo na próxima história de sucesso!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.