O que é nicho no Marketing Digital? Entenda de vez!


Guilherme de Bortoli

Por   

 04/08/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Olá! Como vai? Me chamo Guilherme de Bortoli, sou CEO da Orgânica e especialista em Marketing Digital e vendas. Muito prazer!

Durante mais de 20 anos de experiência com diferentes projetos e estratégias de marketing, observei que é bastante comum surgirem algumas dúvidas, como, por exemplo, as definições e as diferenças entre mercado, segmento e nicho.

Na minha opinião, dominar esses conceitos é essencial! Então te pergunto: você já sabe quais nichos de mercado seu negócio atende?

Aliás, você mesmo já deve ter se perguntado:

  • Como atingir uma parcela maior de mercado?
  • O que meus concorrentes estão fazendo no segmento?
  • Qual nicho é mais interessante?

Dentro do Marketing Digital, ao escolher um ou mais nichos, uma empresa pode direcionar seus esforços de marketing para atender a necessidades específicas dos consumidores.

Focar em um nicho, então, muitas vezes é mais interessante do que tentar atender um mercado mais amplo, competitivo e difícil de se destacar.

Me acompanhe para entender melhor o que é nicho no Marketing Digital, por que e como escolher um!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa 

O que é nicho no Marketing Digital?

Para que fique mais claro o que é nicho no Marketing Digital, precisamos dar alguns passos atrás e entender toda a dinâmica do mercado.

Imagine que você está criando um livro de receitas de doces veganos para vender como um infoproduto. Nesse cenário, identificamos que:

  • O mercado é o de alimentação;
  • O segmento é de doces;
  • O nicho é de doces veganos.

Percebe como fomos “afunilando” a estrutura do seu negócio e o nicho representou a parte mais específica do seu produto?!

Isso porque o nicho corresponde uma parcela de um segmento de mercado. Aliás, é importante destacar aqui que o nicho não é algo que possa ser inventado, já que se trata do interesse genuíno de um grupo de consumidores!

Diante disso, fica mais fácil definir o que é nicho no Marketing Digital: é um assunto, produto ou serviço específico, do interesse de um grupo mais restrito de pessoas e que é utilizado como forma de segmentar esse público para ter mais assertividade nas ações de Marketing Digital.

Dica: O que é persona no Marketing Digital? Entenda!

Por que escolher um nicho no Marketing Digital?

A principal vantagem de trabalhar com um nicho no Marketing Digital é, com certeza, impactar mais facilmente seu público-alvo e gerar uma maior proximidade com os clientes através dos seus canais de comunicação. 

Essa proximidade não só faz com que o cliente entenda o seu negócio como exclusivo, como você também passa a conhecer ainda mais sobre as dores do seu público, conseguindo atender às necessidades e desejos dele da melhor forma, com uma oferta mais assertiva de produtos e serviços.

Tudo isso faz com que sua empresa seja reconhecida como uma referência no mercado, impactando em mais vendas bem-sucedidas!

A propósito, esse é um dos principais fatores que compõem o que é nicho no Marketing Digital: o direcionamento dos esforços de marketing e vendas.

Como escolher um nicho no Marketing Digital?

Para escolher seu nicho no Marketing Digital, algumas informações, como as competências da empresa e as tendências de mercado, são chaves nessa decisão.

Faça pesquisas para conseguir dados do mercado dos concorrentes que já atuam nesse nicho. Busque entender questões como oferta, procura e preço do produto ou serviço.

Após coletar esses dados, você também deve levar em consideração o grau de identificação do seu negócio com o seu público-alvo.

Por isso, na hora de escolher o nicho do seu negócio, é recomendado sempre investir nos segmentos sobre os quais você tem mais domínio e que estejam alinhados com a visão, missão e valores da sua empresa.

Aliás, se você já tiver um negócio, identificar o que os seus clientes têm em comum também será muito importante para complementar as informações estratégicas que citei acima.

Guia completo: Como entender quem realmente é o cliente da sua empresa

Exemplos de nicho de mercado em alta no Marketing Digital

Uma das vantagens do Marketing Digital é que ele pode ser aplicado a todas as áreas, ajudando a trabalhar uma infinidade de nichos.

Separei aqui os 5 maiores mercados e alguns exemplos de como alguns nichos podem fazer Marketing Digital. Confira!

Saúde e bem-estar

A área da saúde é um mercado bastante amplo, que abrange diversos segmentos, como o de atividades físicas, procedimentos estéticos, medicina e prevenção, nutrição, etc.

Inclusive, esse mercado tem se aquecido devido à tendência das pessoas se preocuparem cada vez mais em cuidar da saúde e ganhar qualidade de vida.

Dentro desse mercado, a interação com o público é bastante importante e, por isso, o investimento em ações de Marketing Digital que permitam esse contato é fundamental. Por exemplo: abrir uma caixinha de perguntas nos Stories do seu perfil do Instagram, bem como fazer enquetes, responder aos comentários das publicações, e assim por diante!

Dica: Marketing Digital no Instagram em 2023: 11 dicas essenciais

Alimentação

O mercado de alimentação é gigantesco! Um verdadeiro mar azul para diferentes nichos e, além dos exemplos de alimentação saudável e vegana, posso citar aqui: produtos gourmet, cozinha étnica, snack box, kits prontos para consumo… As possibilidades são infinitas!

Dentro desses nichos, é possível abordar temas como os benefícios dos alimentos, dicas de receitas, entre outros conteúdos feitos para vender produtos e serviços diretamente ou, ainda, educar as pessoas.

Moda e beleza

Essa área está cada vez mais nichada e é uma das mais fortes no Marketing Digital, uma vez que as novas tendências de moda e beleza nascem nas próprias redes sociais, com a ajuda de marcas e influenciadores. 

O Instagram, por exemplo, funciona como uma vitrine dinâmica e descontraída, que proporciona uma melhor experiência ao consumidor.

Imagem de tela de celular em que pessoa realiza uma live segurando um calçado

Dica: 22 maiores tendências de Marketing Digital para 2023

Esportes

O mercado esportivo costuma ter muitas pessoas interessadas, os nichos podem ser divididos por tipo de esporte e por classificação de prática (profissional ou amadora), e criar conteúdo de qualidade também é uma forma de atrair essas pessoas!

Apostar no Inbound Marketing, por exemplo, através de uma produção de conteúdo caprichada e baseada em ações de atração bem estruturadas, pode ser a chave para conquistar o público desse mercado.


O que é Inbound Marketing e como fazer na sua empresa?

Finanças

Os nichos dessa área podem ter diversas divisões segundo o objetivo do público. Ou seja: se divide em pessoas que querem aprender a economizar, aprender a investir, ou querem produtos financeiros, entre outros.

Assim como as demais, quanto mais nichada essa área, mais fácil será construir ações de Marketing Digital assertivas!

Por exemplo: quando o assunto é economia pessoal, as redes sociais podem ser o melhor canal de comunicação. Mas, se o seu público for mais corporativo, talvez você deva investir mais na produção de conteúdo para blogs e no e-mail marketing.

Precisa de ajuda? Conte com quem é especialista em Marketing Digital!

Existem algumas agências que oferecem soluções de marketing mais amplas, com uma proposta mais generalista, que as impede de se tornar realmente especialistas em um nicho de atuação — e isso tem um impacto direto nos seus resultados de vendas como cliente!

Por outro lado, aqui na Orgânica, nós optamos por ser uma agência de Marketing Digital especialista e referência em Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Durante todos os anos que atuamos atendendo aos mais variados perfis de empresas, adquirimos uma vasta experiência que nos permite ter mais assertividade nas nossas estratégias, podendo oferecer aos nossos clientes o que há de mais avançado no universo do Marketing Digital.

E nós também podemos ajudar a sua empresa a gerar mais vendas! Para começar, solicite agora mesmo o diagnóstico de Marketing Digital gratuito da Orgânica e converse com um de nossos especialistas!

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.