O Marketing Digital apenas ampliou em um bilhão de vezes o que já era uma regra no mundo dos negócios: para vender mais, é preciso dominar um nicho inteiro do mercado!
Tanto que o maior desafio que empresas feito a sua enfrentam hoje é a dificuldade em construir uma autoridade na Internet que sobreviva ao passar do tempo, mas que não deixa de aproveitar as novas tendências.
Sei disso porque lidero times de especialistas multidisciplinares — que ajudam a transformar negócios em verdadeiros gigantes do mercado — há mais de 16 anos!
Depois de tanto tempo atraindo mais clientes para gigantes, feito a Cresol, a Consigaz e a Rodojacto, descobri que, independentemente das mudanças nos algoritmos das redes sociais ou dos buscadores, os conteúdos das empresas que recebem maior atenção capricham na:
- Especificidade do que eles querem comunicar;
- Segmentação do público que eles querem alcançar;
- E no quanto eles estão dispostos a dominar um nicho para garantir a posição número um na liderança!
Então aqui eu vou te mostrar como o seu diferencial pode te ajudar a lucrar mais, como definir o seu nicho de mercado e, ainda, quais canais utilizar para atingir a melhor audiência e não ser só mais um na multidão!
O que é nicho de mercado? [Significado]
Todas as metodologias que envolvem a venda de uma oferta para um cliente usa um termo igual ou parecido com "nicho de mercado" para se referir a uma subdivisão específica dentro de um mercado mais amplo.
Essa subdivisão pode ser relacionada a características similares entre compradores dentro desse mercado, como pessoas interessadas em leituras (no setor literário), mas apenas por livros de ficção científica protagonizados por mulheres (um nicho de mercado específico e existente no setor), por exemplo.
A distinção entre segmento e nicho é fundamental de ser entendida aqui, porque:
- Segmentação de mercado, também conhecido como um setor, é uma categoria do mercado capaz de rentabilidades enormes, mas a partir de tipos limitados de produtos, como o segmento da música, ou o da saúde, ou o da tecnologia;
- Enquanto um nicho de mercado é uma parcela de subcategorias em um segmento e usado para definir os perfis de compradores com necessidades específicas dentro desse setor, como o desenvolvimento de softwares para produtores musicais, ou do desenvolvimento farmacêutico voltado para a deficiência de vitamina C.
Os negócios que operam em nichos de mercado costumam encontrar menos competição direta, podendo desenvolver um relacionamento mais profundo com os clientes, uma vez que a demanda não sobrecarrega o sistema de produtividade da empresa!
O lado negativo é que a demanda em si não costuma aumentar o suficiente para facilitar o aumento da escala e dos lucros de uma empresa, forçando uma abordagem de crescimento mais estratégica e horizontal em vez de vertical.
Outro exemplo seria o de expandir para os outros nichos de mercado do setor, ou até para os outros segmentos, em vez de crescer indefinidamente em um único nicho.
Abaixo você confere a minha lista de exemplos para facilitar a distinção!
Dica: Entenda como a geração de demanda impulsiona seu negócio
Exemplos de nicho de mercado
Como já expliquei antes, nichos são frações bem específicas em um mercado mais amplo. Vou te mostrar alguns exemplos para você entender melhor!
- Segmento: cuidados pessoais;
- Nicho: produtos para cuidados com a barba;
- Segmento: equipamentos de camping;
- Nicho: acampamento ultraleve;
- Segmento: moda materna;
- Nicho: roupas de maternidade ecológicas;
- Segmento: consultoria em tecnologia;
- Nicho: consultoria em blockchain para pequenas empresas;
- Segmento: alimentação saudável;
- Nicho: assinaturas de alimentos saudáveis para escritórios;
- Segmento: produtos de higiene pessoal;
- Nicho: produtos de higiene pessoal para veganos;
- Segmento: turismo;
- Nicho: guias de viagem para destinos alternativos;
- Segmento: educação online;
- Nicho: cursos online de mindfulness para profissionais de saúde.
Observando esses exemplos, dá para pensar em estratégias de Marketing igualmente nichadas para atender melhor as necessidades do seu público-alvo e se destacar da concorrência!
Tipos de nicho de mercado em alta
Nichos ganham e perdem popularidade dependendo de diversos fatores. Um deles é o fator social, que influencia diretamente o volume de interesse sobre determinado assunto conforme a publicidade dele no cenário da Internet.
Certos nichos estão bombando ultimamente e podem servir como um bom ponto de partida para você expandir os horizontes dos seus produtos e serviços!
Se liga aí:
- Assinaturas de alimentação/gastronomia: imagine receber uma caixa cheia de delícias gourmet na sua casa todo mês! Serviços de assinatura de alimentos estão em alta, com opções que vão desde snacks saudáveis até vinhos e queijos artesanais;
- Cosméticos personalizados: cada vez mais pessoas estão procurando produtos de beleza feitos sob medida para suas necessidades específicas. Marcas que oferecem cosméticos personalizados, como tratamento da pele, do cabelo e maquiagens, estão fazendo o maior sucesso;
- Produtos para pets: nossos bichinhos de estimação também merecem um mimo, né? Assinaturas de produtos para pets, como brinquedos, snacks saudáveis e itens de cuidado, estão conquistando os corações dos amantes de animais;
- Livros: para os apaixonados por leitura, serviços de assinatura de livros são um verdadeiro paraíso. Com curadorias personalizadas, essas assinaturas garantem que você sempre tenha uma nova história para mergulhar;
- Roupas e acessórios: a moda por assinatura também está em alta. Imagine renovar seu guarda-roupa todo mês com peças escolhidas especialmente para você? É uma tendência que vem crescendo, especialmente entre aqueles que buscam praticidade e estilo;
- Fitness e bem-estar: assinaturas de produtos e serviços relacionados ao bem-estar e fitness também estão ganhando espaço! Desde suplementos alimentares até aulas online de yoga e meditação, o importante é cuidar da mente e do corpo.
Esses são apenas alguns exemplos dos nichos de mercado que estão em alta atualmente. O legal é que todos eles atendem a demandas bem específicas, o que facilita na hora de conquistar e fidelizar clientes!
Como definir seu nicho de mercado e superar a concorrência
Falando assim, pode parecer que tudo que você precisa fazer para definir o seu nicho de mercado e superar a concorrência é decidir para quem vender!
O buraco é um pouco mais embaixo.
Você precisa considerar vários pontos antes de identificar o tipo certo de áreas, de interesses, ou de pessoas em um segmento. Só então você conseguirá vender os seus produtos ou serviços com a maior taxa de conversão e o menor desperdício possível!
A palavra-chave aqui é "identificar" ou "definir" um nicho, não apenas "decidir" por ele como um mero canal de vendas.
Explicarei os detalhes desse, e de outros pontos, a seguir!
Conheça o público-alvo
Digo sempre aqui no blog da Orgânica que, um dos principais fatores para o sucesso de um negócio é o quanto ele conhece o público para o qual tenta vender!
Quando você conhece o seu público-alvo (e as diferentes personas dentro dele), toda elaboração de estratégia se torna mais fácil e eficaz porque você passa a saber quais são as necessidades, as preferências e os desejos dos seus possíveis clientes.
Além disso, você também descobre quais canais na Internet concentram mais pessoas com tais perfis e pode utilizar isso para adaptar os seus produtos, os seus serviços ou a comunicação das suas ofertas, para atender a essas expectativas e garantir muito mais vendas!
Cada estratégia de Marketing Digital visa tornar realidade um objetivo financeiro da empresa.
Mesmo que cada objetivo possa variar bastante (desde tornar um negócio conhecido em um país inteiro, ao de vender um tipo específico de produto ou serviço para uma categoria exata de gente), o que conecta todos eles é que você quer vender alguma coisa, seja ela uma ideia, um serviço ou um produto!
Para extrair o máximo de resultados sobre os seus esforços para vender, foque em resolver um problema específico para um grupo particular de pessoas por vez!
Aí, acelere o seu investimento em pesquisas, na identificação das palavras-chave, e de tudo que se relacionar com mapear a cabeça de quem compra de você!
Não tente definir o seu nicho de mercado sem definir o seu público antes, porque essas são as pessoas que comprarão de você. Sem elas, o seu negócio não existe, e os seus objetivos não passam de sonhos ("delírios" seria uma palavra melhor…).
Dica: Como entender as necessidades do seu cliente + Planilha Gratuita: Perfil Ideal de Cliente
Identifique as lacunas no mercado
Depois que você souber que tipo de segmento do seu público-alvo seria o melhor de servir através da expertise, dos produtos ou dos serviços da sua empresa, você terá de identificar demandas que a concorrência ainda não atendeu!
Descobrir as lacunas do mercado é essencial para vender mais, principalmente nos mercados saturados da Internet, então invista uma boa dose de atenção no processo de:
- Avaliar os comentários das pessoas nos perfis das marcas que competem com a sua, visando descobrir as dores ainda não sanadas no nicho de mercado;
- Pedir a participação do seu público através de pesquisas, da participação em sorteios após responderem a uma pergunta estratégica, e de outras táticas de engajamento;
- E avaliar os dados já acumulados da sua audiência pelos seus canais de presença dela na Internet, para idealizar uma busca por segmentos com perfis similares ou melhores aos que mais se convertem atualmente!
Adote a estratégia de precificação
Dependendo da lacuna que você tentar preencher no seu nicho de mercado, você terá mais ou menos exclusividade de venda sobre a solução ou o produto que a sua empresa promove.
Mas esse não deveria ser o único fator na hora de precificar suas ofertas!
Competir apenas com base no preço mais baixo não é uma solução efetiva para lucrar mais na Internet, assim como cobrar um valor exorbitante, considerando apenas a raridade ou o processo de fabricação do produto em consideração — ignorando o que foi descoberto sobre o público e as possíveis estratégias para fisgá-lo.
Desenvolver uma estratégia de precificação ligada a jornada de compra de cada um dos diferentes segmentos do seu público é o que torna o Marketing Digital tão poderoso para alcançar o sucesso no mundo digital!
Capturados de maneira automática, massiva e ética, os dados do público são utilizadas para alimentar as próximas ações do negócio, diminuindo as chances de erros para montar uma plataforma que vende praticamente sozinha ao atrair os leads de forma orgânica e nutri-los através dos conteúdos certos até o momento da conversão.
O preço deve ser usado em qualquer ponto dessa jornada para aumentar as chances de converter cada tipo de público, comportamento ou interesses! Pense sobre:
- Os valores práticos da sua oferta no dia a dia das pessoas (no quanto facilita a vida delas);
- As diferentes escalas de descontos para os diferentes segmentos entre os seus leads;
- E como acompanhar de perto os preços dos seus rivais para se manter competitivo, mas sem deixar de garantir uma margem segura para as futuras adaptações ou as estratégias para tomar o posicionamento deles!
Dica: Benchmarking: o que é, tipos e como fazer na sua empresa
Invista em inovação contínua
Além de usar todos os elementos do público, dos produtos ou serviços, e da própria empresa como aceleradores das vendas pela Internet, o Marketing Digital tem acesso às tecnologias mais poderosas do planeta no que diz respeito a lucrar como nunca!
O desafio fica por conta do investimento minúsculo que as empresas normalmente injetam em maneiras de aprimorar uma oferta, de otimizar o processo de fabricação de um produto, ou de melhorar a Experiência do Usuário durante o uso de um serviço.
O certo é manter uma verba vitalícia e dedicada à inovação, buscando por novas funcionalidades para um produto ou serviço, além de designs inovadores baseados no uso prático da oferta e melhorias do atendimento por parte da equipe de vendas.
É importante investir no domínio de novas ferramentas de Marketing por parte do seu time conforme elas forem lançadas e garantir que o consumidor final sairá satisfeito dessa experiência!
Não espere um momento de crise para investir em inovação: deixe uma faixa da sua lucratividade separada para avaliar o desempenho das suas campanhas e reduzir os erros da sua marca, para então transformar esse chumbo em ouro!
Foque no relacionamento com o cliente
Falando em melhorias por parte dos seus times a partir do investimento contínuo em inovação, é imprescindível que você mantenha um relacionamento entre a marca e o público!
Se tornar uma empresa exemplar no que diz respeito ao relacionamento com o cliente em um nicho de mercado não é tão difícil quanto os exemplos ruins de serviços fazem parecer.
Você só precisa garantir que as suas equipes estão prontas para responder às dúvidas e às necessidades dos seus compradores. Além disso, faça com que elas se mantenham ativas nos canais de comunicação e interajam com os usuários individualmente.
Quando chegar a hora de comprar, você acha que essa pessoa lembrará da sua marca, que sempre esteve ali para ela, ou daquela outra marca que não responde às mensagens com dúvidas e ainda deixa os comentários negativos se acumularem sem tomar atitude nenhuma para eliminá-los?!
O seu sucesso na Internet é um reflexo do sucesso dos clientes, então invista em transformar a experiência deles em uma memória positiva com a sua marca!
Dica: Funil de conteúdo: o que é e como aplicar?
Crie conteúdo de qualidade
E já que a opinião do público é o assunto, o único jeito de influenciá-la em massa é através dos conteúdos de valor!
Por ser a única maneira de se comunicar com grandes parcelas da audiência de uma vez e a distância, publicar esse tipo de material na Internet possibilita que a sua empresa conquiste o título de líder.
Alcançar esse título é um enorme privilégio no mercado que tem como bem precioso a atenção da audiência: significa que o seu público será fiel, e seguirá na direção que a sua empresa apontar!
Mas esse domínio sobre a atenção dos outros só pode ser controlado ao compartilhar o seu conhecimento e a sua experiência através de:
- Conteúdos em blogs;
- Produções em vídeos;
- Gravações de podcasts;
- E o uso de outras mídias para oferecer dicas úteis, insights relevantes e soluções práticas para os problemas verdadeiros!
Toda a comunicação com o seu público-alvo através da criação dos conteúdos de qualidade precisará estar voltada para satisfazer a audiência porque, como você viu até agora, ela é o fator que mais importa ao mostrar que sua marca existe e é a melhor opção dentre as outras marcas.
Ao produzir conteúdos de qualidade, que levam esses requisitos a sério, ficará difícil para você errar na captação do seu nicho de mercado!
Mas o trabalho não para por aqui.
Avaliação das estratégias de nicho de mercado
Como falei sobre adotar uma estratégia de precificação que vá além do básico (considerando todas as nuances dos seus diferentes perfis de possíveis compradores), você tem mesmo que adotar uma postura proativa quando se trata de escolher um nicho de mercado!
Digo isso porque muitas empresas decidem explorar os nichos dos segmentos nos quais atuam, só depois de algum problema sério na lucratividade do negócio. Encontrar uma nova demanda e ser a primeira marca a atendê-la traz um fluxo de vendas absurdo por um período ilimitado de tempo — pelo menos até os competidores descobrirem ela também!
O que você deve fazer para garantir a sua vantagem competitiva antes mesmo de precisar escolher um nicho para investir é implementar o hábito de coletar os feedbacks dos seus clientes regularmente!
Essa rotina simples de pedir as impressões dos seus consumidores através das pesquisas, dos e-mails, dos formulários, ou até das mensagens no chat ao vivo, pode ser automatizada e ainda multiplica as melhores oportunidades do seu negócio conquistar novos clientes ao entender a cabeça do seu público ideal.
A pesquisa também ajuda a distinguir as melhores tendências, as principais ferramentas e os canais mais populares para investir os seus recursos e se manter relevante aos diferentes segmentos da sua audiência. Além de aprender sobre os atuais acertos do seu negócio ou à insatisfação dos consumidores sobre o seu mercado em geral!
Todos esses elementos trarão as certezas que você precisará na hora de elaborar os planos de vendas capazes de gerar lucro, de manter a sua empresa viva, e de sustentar o crescimento dela na direção certa — em vez de desperdiçar o orçamento tentando se expandir para todos os lados!
Metodologia de análise de dados
A coleta de dados só pode ser feita através das ferramentas de Marketing Digital com a funcionalidade de análise de dados (algo que basicamente todas as plataformas possuem, entregues com a funcionalidade de coleta de dados).
Tal função permite a visualização em gráficos dos números e das porcentagens exatos sobre:
- O comportamento de clientes em alguma plataforma, como o tempo médio que eles consomem determinados conteúdos ou a taxa com a qual saem da página antes de explorá-la;
- Os dados coletados por você e as atividades da sua concorrência;
- A identificação das métricas-chave mais relevantes, usadas para calcular a proximidade de alguma meta na direção do objetivo da empresa;
- E clareza sobre as prioridades relacionadas ao que fazer no futuro para melhorar o desempenho e vender ainda mais, com custos cada vez menores através da automação inteligente de ações repetitivas!
Dica: Automação de Marketing: confira o guia completo de ferramentas
Não seja mais um na multidão!
Não dá para ser passivo na hora de apresentar a sua empresa ao público mais disposto a comprar o que ela tem para oferecer! É preciso ser proativo, ousado e inovador!
Tudo isso fica mais fácil porque, no Marketing Digital, você pode rastrear cada ação dos seus clientes em potencial em um nicho do mercado, usando as ferramentas que têm como único objetivo fazer o seu negócio vender mais!
Com essas plataformas, vender pontualmente não é o desafio. O difícil mesmo é criar um fluxo de tráfego vitalício e orgânico (não pago) de leads pela Internet, ao usar a criação de conteúdo como a melhor estratégia de atração, visando se relacionar com as pessoas mais qualificadas a fechar negócio.
Para criar um circuito fechado e lucrativo, é fundamental que você conheça os diferenciais da sua marca ao nível executivo e ao nível dos produtos ou serviços que oferece, para identificar o melhor perfil de público para cada uma das suas ofertas e a melhor maneira de apresentá-las como uma solução para as necessidades dessa audiência.
Você pode cortar caminho completando o Diagnóstico + Consultoria de Marketing Digital da Orgânica!
Nele, você saberá gratuitamente o que a nossa equipe de especialistas pensa sobre o que você deveria fazer para alcançar os seus objetivos financeiros. O trabalho é longo e árduo, mas o primeiro passo é simples!