Aprenda como impulsionar sua estratégia de SEO com backlinks


Guilherme de Bortoli

Por   

 26/09/2023 
 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Se você está em busca de melhorar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca, veio parar no lugar certo!

Entre todas as ações de SEO, o uso estratégico de backlinks se destaca como um importante aliado na construção de autoridade na Internet. 

Estar bem posicionado nos resultados do Google e outros buscadores é mais que um diferencial — é uma necessidade para negócios que desejam ganhar competitividade e aumentar sua audiência.

E eu sei que esse é o desejo de 100% das empresas!

É por isso que vou compartilhar com você dicas de como alavancar sua estratégia de SEO com backlinks. Vamos lá?

Técnicas de indexação para potencializar os resultados de seu blog e gerar vendas

O que são backlinks e sua importância para o SEO

Os backlinks, também conhecidos como links de entrada, são links que outros sites direcionam para o seu site

E os mecanismos de busca, como o Google, utilizam esses links para avaliar a relevância do seu site.

Ter um conteúdo de qualidade é importante, mas sem os backlinks certos, o crescimento da visibilidade das suas páginas pode ser mais lento e limitado.

Os backlinks, portanto, são uma forma de acelerar os resultados de SEO — eles criam reputação e aumentam as chances de sucesso em sua estratégia!

Dica: Link building: o que é, qual a importância e como fazer? 

Tipos de backlinks 

Se o conteúdo é inédito e interessante para o seu público, ele naturalmente irá citá-lo, compartilhá-lo e usá-lo como base para suas próprias ideias. 

E as redes sociais, por exemplo, são aliadas nesse processo!

À medida que as pessoas interagem com o conteúdo nessas redes, elas podem ser direcionadas para o seu site, encontrar mais informações e, potencialmente, criar backlinks.

Não se trata de distribuir conteúdo, pura e simplesmente, mas de direcionar a atenção do público para o conteúdo e incentivá-lo a compartilhar em seus próprios canais.

As pesquisas, por exemplo, são ricas em dados e estatísticas compartilháveis, o que pode resultar em um crescimento da reputação em SEO.

Abaixo, explico quais são os principais tipos de backlinks:

Dofollow backlinks 

Dofollow backlinks têm a capacidade de repassar a relevância do site de origem para o site de destino.

Ou seja: quando um site confiável vincula o seu conteúdo com um backlink dofollow, ele está reafirmando a qualidade dele aos olhos dos mecanismos de busca!

Nofollow backlinks

Nofollow backlinks são os casos que incluem o atributo "nofollow" no código HTML. Esse atributo diz aos mecanismos de busca para não seguirem o link, o que significa que eles não transmitem autoridade ao site de destino

Da mesma forma, os atributos "sponsored" e "ugc" também indicam a intenção de não repassar autoridade. São usados em comentários de blogs e em áreas onde os proprietários de sites desejam evitar SPAM.

Backlinks de recursos

Sabe quando você produz conteúdo de qualidade e outras pessoas desejam compartilhar, fazendo questão de reforçar que você é uma boa referência?

Então, esses são backlinks de sites que o consideram importante o suficiente para ser referenciado como uma fonte útil em um artigo ou página de recursos!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

Backlinks de redes sociais

São backlinks compartilhados em plataformas de redes sociais, que direcionam para o seu site.

Embora esses links não tenham o mesmo impacto que os dofollow backlinks, eles podem influenciar indiretamente o SEO

Compartilhar seu conteúdo nas redes, bem como ter outras marcas ou pessoas fazendo compartilhamentos, pode atrair mais visitantes para seu site, aumentando o potencial de obter backlinks de outros sites que o descobrem!

Backlinks de imprensa

Quando um site de notícias, revista ou blog influente menciona o seu site ou conteúdo, isso pode resultar em backlinks de imprensa.

Eles são altamente reconhecidos pelos mecanismos de busca devido à credibilidade associada a esses tipos de site. Por isso, podem contribuir bastante com o ranqueamento do seu!

Backlinks educativos ou de governo

Os backlinks provenientes de domínios educacionais ou governamentais, geralmente, também são considerados de altíssima qualidade. 

Eles certamente não são fáceis de conseguir, mas, caso você tenha a oportunidade, não deixe de abocanhá-la! Esses backlinks podem aumentar muito a autoridade do seu site e mostrar que a sua empresa é uma fonte confiável de informações.

Dica: SEO no Marketing Digital: sua empresa na 1ª página do Google

Backlinks de influenciadores

Quando um influenciador digital menciona ou compartilha o seu conteúdo, isso pode resultar em backlinks relevantes (e em tráfego adicional). 

Os influenciadores têm seguidores leais e relevância em seus nichos, tornando seus backlinks importantes para melhorar o alcance do seu site!

Backlinks de guest posts

Publicar artigos como convidado (guest posts) em outros sites, incluindo links para o seu site, é uma forma comum de obter backlinks!

Mas não é qualquer link, viu? É importante que sejam backlinks relevantes para o artigo e forneçam valor aos leitores.

Backlinks de perfil

São obtidos por meio de diretórios ou perfis de usuário em sites diversos

Eles nem sempre têm valor em termos de SEO. É importante usar esses links com moderação, investindo mais na qualidade e menos na quantidade!

Backlinks de fóruns e comentários

Fóruns ou seções de comentários de blogs podem fornecer backlinks, mas eles precisam ser relevantes e naturais para não serem considerados SPAM.

Para isso, é preciso participar ativamente de discussões e oferecer insights, gerando backlinks genuínos e construtivos!

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

Conteúdo-pilar e conteúdos secundários: a chave para backlinks eficazes

Pense no conteúdo-pilar como a âncora da sua estratégia: um artigo abrangente e informativo, que mergulha fundo em um tópico importante para seu público e para o seu negócio. 

Ele não apenas fornece insights, mas também estabelece sua autoridade no assunto.

Já os conteúdos secundários aprofundam tópicos específicos e fornecem informações adicionais ao tema principal, criando uma estrutura coesa em torno do seu conteúdo-pilar.

Aqui está a conexão: conteúdo-pilar, conteúdos secundários e backlinks andam de mãos dadas!

Ao encontrar consultas de pesquisa relacionadas ao seu conteúdo-pilar, você pode criar conteúdos secundários que atendam a essas consultas.

O Google Trends, por exemplo, permite que você acompanhe as mudanças no comportamento de busca do público e, ao usar essas informações para produzir novos conteúdos e atualizar o conteúdo-pilar, você melhora seus resultados em SEO!

Mas lembre-se: é importante compreender a intenção de busca por trás de cada palavra-chave e criar uma estratégia que leve esse aspecto em consideração para gerar bons resultados. 

Estruture seus "topic clusters" em torno do conteúdo-pilar para desenvolver um planejamento funcional de Marketing de Conteúdo!

Dica: Guia de produção de conteúdo para a Internet

Qualidade é melhor que quantidade!

Os algoritmos dos mecanismos de busca, como o Google, têm um objetivo claro: proporcionar a melhor experiência possível para o usuário. A construção de backlinks deve estar alinhada com esse objetivo.

Veja quatro razões para investir na qualidade:

  1. Aumento da relevância: backlinks de sites alinhados às necessidades do seu público são mais importantes do que backlinks de sites irrelevantes e pouco confiáveis;
  2. Melhoria da Experiência do Usuário: links de qualidade direcionam os visitantes para uma leitura útil, melhorando a experiência e aumentando o tempo de permanência no seu site;
  3. Evitar penalizações: dar e receber muitos backlinks de baixa qualidade ou se envolver em esquemas de links pode levar a penalizações pelos mecanismos de busca, prejudicando o seu posicionamento e a visibilidade online;
  4. Crescimento sustentável do site: a construção de backlinks e da autoridade de páginas na Internet é um processo contínuo, que requer tempo e dedicação. Concentre-se em estratégias sustentáveis que promovam um crescimento saudável da relevância do seu site ao longo do tempo!

Cronograma de Marketing Digital

Como conseguir backlinks de qualidade

Reuni algumas das principais estratégias, que aplicamos aqui na Orgânica, para conquistar backlinks de qualidade:

  1. Crie com qualidade: produza conteúdo de valor, relevante e informativo, que desperte o desejo de compartilhar e citar como referência;
  2. Variedade de formatos: artigos, guias e pesquisas são exemplos para diversificar o tipo de conteúdo e atrair um público mais amplo;
  3. Pesquisa de palavras-chave: crie conteúdo otimizado em torno de palavras-chave do seu nicho. Isso aumenta a probabilidade dele ser encontrado e referenciado;
  4. Parcerias: colabore com outros sites do seu nicho por meio de parcerias de troca de links e guest posts. Certifique-se de que esses links sejam relevantes e enriqueçam a leitura;
  5. Assessoria de imprensa: se a sua empresa tiver notícias, conquistas notáveis ou histórias interessantes, invista em assessoria de imprensa para obter cobertura em sites respeitáveis!

Como evitar backlinks tóxicos

Evitar links prejudiciais é igualmente importante para manter a saúde da sua estratégia de SEO. Algumas recomendações essenciais são:

  • Evite backlinks de sites com baixa notoriedade, SPAM ou conteúdo malicioso;
  • Varie o conteúdo-pilar em seu site e evite repetir backlinks para os mesmos termos;
  • Desautorize backlinks tóxicos por meio das ferramentas do Google para Webmasters;
  • Monitore regularmente as métricas de backlinks usando ferramentas de análise como Semrush, Ubersuggest, Ahrefs, entre outras.

Dica: Como uma agência de SEO ajuda a impulsionar seu negócio

Ferramentas de análise de backlinks

Saber como monitorar e analisar backlinks é um passo necessário para impulsionar sua estratégia de SEO. Felizmente, existem recursos que podem ajudar — e muito!

Google Search Console

É um recurso gratuito do Google que oferece informações sobre como seu site é indexado e exibido nos resultados de pesquisa, além de ajudar a:

  • Verificar quais sites e páginas estão vinculados ao seu;
  • Monitorar os principais termos com links;
  • Identificar e corrigir problemas de links quebrados;
  • Receber alertas sobre problemas de segurança relacionados a backlinks.

Ahrefs

Essa ferramenta dá uma visão detalhada dos links que apontam para o seu site e também para os de seus concorrentes. Com ela, você pode:

  • Verificar a qualidade dos backlinks;
  • Identificar os principais concorrentes no seu nicho;
  • Rastrear mudanças na quantidade e na qualidade de backlinks ao longo do tempo;
  • Analisar o texto âncora usado nos links.

Semrush

Ele fornece informações sobre os principais concorrentes, permite a comparação de métricas e oferece uma visão geral da estratégia de backlinks do seu site. Além disso, você pode:

  • Avaliar a autoridade de domínio de sites que linkam para você;
  • Verificar a diversidade de fontes de backlinks;
  • Monitorar o crescimento e a qualidade de backlinks ao longo do tempo;
  • Identificar oportunidades de construção de links dofollow.

Geração de leads: como a Orgânica gerou 13x mais leads em apenas 2 meses

É hora de fazer um link com seu sucesso!

Agora você já sabe como os backlinks influenciam sua estratégia de SEO e aumentam sua visibilidade online, mas tudo começa com conteúdos de qualidade e uma estrutura de site bem feita!

Eu recomendo fortemente que você considere contratar agências especializadas nessas atividades porque, se forem feitas de forma errada e a reputação do seu domínio for prejudicada, o caminho para recuperar é muito, muito, muito mais complicado

O melhor caminho sempre é começar do jeito certo!

Ao contratar uma agência de Marketing Digital, como a Orgânica, uma equipe inteira de especialistas em conteúdo, SEO e tecnologia ficará à sua disposição — para garantir que seu site tenha, inclusive, backlinks em qualidade e quantidade!

Peça agora mesmo nosso diagnóstico de SEO gratuito e personalizado para você, feito pelos especialistas da Orgânica!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.