Marketing Digital no Instagram em 2024: 13 dicas essenciais


Rodolfo Benetti

Por   

 26/12/2023 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

O que já foi uma rede social com foco no compartilhamento de fotos pessoais evoluiu para algo único: a simplicidade do Instagram logo construiu uma enorme comunidade e muitas empresas enxergaram seu potencial, fazendo dele a incrível ferramenta de Marketing Digital que é hoje.

Mas se você ainda tem dúvida se o Marketing Digital no Instagram também é capaz de dar resultado para sua empresa, eu já te adianto: a resposta é sim! Todos podem se beneficiar — desde o empreendedor individual até as maiores empresas.

Com 2 bilhões de usuários ativos mensalmente, essa rede social é uma das mais populares do mundo e oferece diversos recursos para você atrair, engajar e vender para cada vez mais clientes.

Então continue lendo para descobrir 13 dicas essenciais e aproveitar o Instagram ao máximo!

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

Como fazer Marketing Digital no Instagram?

Entenda a dinâmica do Marketing Digital no Instagram

Assim como em qualquer outra rede social, o Marketing Digital no Instagram tem base na comunicação da empresa com o público.

Então o que você publica deve ser, em primeiro lugar, original e relevante, pois a maneira como se posiciona para falar do próprio negócio e das dores, desejos e necessidades do público tem o poder de impactá-lo positivamente e aumentar o engajamento.

É uma forma direta, íntima e espontânea de criar bons relacionamentos!

E foi justamente para transformar relacionamento em vendas que o Instagram for Business (ou Instagram para Empresas) surgiu. Tornando comercial a sua conta no Instagram, é possível:

  • Atualizar o perfil com botões de endereço ou de contato (telefone, e-mail ou mensagem direta) e, também, com botões de ação (“Comprar”, “Reservar”, “Agendar”, etc.);
  • Analisar as métricas das publicações no feed e nos Stories — quantidade de contas alcançadas, impressões, curtidas, comentários, salvamentos, compartilhamentos…
  • Conhecer melhor a audiência através de informações como localização, idade e gênero;
  • Promover publicações, ou seja, transformá-las em anúncios por um valor e período específico;
  • Além de usar outros recursos, como o de compras no Instagram, que possibilita criar e personalizar seu catálogo de produtos diretamente na rede social e marcar os itens da sua loja nas publicações.

Percebe que, ao fazer isso, você não estará apenas adquirindo um domínio maior das suas ações, mas também impulsionando seus resultados?!

Falo sobre atingir ainda mais pessoas, criar conteúdo ainda mais relevante e personalizado para elas, construir uma comunidade em torno da sua marca e aumentar as vendas!

Quer saber melhor como construir a imagem da sua empresa nas redes sociais? Acesse nosso guia prático!

Guia prático: como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

Algoritmo X Conteúdo

Ao criar conteúdo para o Instagram, é essencial entender como o algoritmo da plataforma funciona. Afinal, ele é responsável por decidir quais publicações aparecem para seus seguidores, por exemplo.

E basta uma rápida pesquisa sobre o assunto para encontrar inúmeras informações a respeito do famoso algoritmo, mas ficar à frente das mudanças parece difícil já que, a todo momento, novas ferramentas e formatos de conteúdo são criados. Não é?

Isso porque o algoritmo do Instagram é projetado para exibir as publicações que são mais relevantes e interessantes para cada usuário, com base em vários fatores, como:

  • Informações sobre as própria publicação (data, localização, popularidade — curtidas, comentários, etc.);
  • Engajamento prévio do usuário com o perfil que publicou;
  • Principais interesses do usuário com base em interações anteriores, inclusive, com outros perfis.

Mas, calma, que isso está longe de ser tudo e não deve ser seu foco principal!

Aqui vai uma das mais importantes dicas que tenho para te dar: sua empresa terá resultados muito melhores se focar na qualidade do conteúdo. Se a função do algoritmo nada mais é do que distribuir conteúdo do interesse dos usuários, ele não será seu inimigo se você souber o que compartilhar!

Ou seja: quanto mais gostarem e interagirem com suas publicações, maiores serão as chances de elas aparecerem no feed dos seus seguidores — e maiores serão as chances de garantir o tão sonhado engajamento!

Outra dica é que, se você começar a utilizar cada nova ferramenta lançada, como os Reels alguns anos atrás, o Instagram dará prioridade na sua apresentação.

Stories no instagram

Também é levado em consideração o tempo que um único conteúdo prende a atenção de quem o vê, demonstrando que é de valor e, automaticamente, a entrega dele se torna maior.

Para te ajudar, abaixo listei 13 dicas do que precisa ser feito antes de começar — e conforme você for avançando — com o Marketing Digital no Instagram da sua empresa.

Essa não é uma tarefa impossível, mas, com minhas dicas, certamente será mais fácil conseguir bons resultados. Confira!

Dicas de Marketing Digital no Instagram

1. Defina seus objetivos

Você quer vender mais? Estabelecer um relacionamento mais próximo com seus clientes? Tornar sua empresa conhecida Brasil afora? Ou tudo isso? Pensar nestas questões vai te ajudar a alinhar o conteúdo ao seu propósito.

Dica: Curso de Marketing Digital gratuito: entenda as vantagens

2. Conheça seu público

Você deve entender profundamente o público com o qual se comunica para conseguir causar transformação. A maior parte é formada por pessoas de que gênero, idade, profissão?

Busque até as informações mais profundas: como se sente, com o que se preocupa, sonha, etc., formando a sua persona!

Modelo de Processo para definição de Perfil de Cliente Ideal (ICP) e Personas

3. Aproveite o poder da humanização

Quando se trata de marcar presença no Instagram, é fácil cair na armadilha de apenas compartilhar imagens perfeitas. No entanto, a chave para construir uma comunidade verdadeiramente engajada é humanizar a sua marca:

Uma estratégia cada vez mais comum e eficaz no Marketing Digital é a empresa mostrar quem está “por trás” dela, sendo representada pelo rosto de uma pessoa ou um personagem. Assim se cria vínculo com o público, que consegue enxergar seus valores facilmente!

E não há melhor maneira de fazer isso do que por meio de storytelling, por exemplo. Contando a sua história, mostrando quem são seus colaboradores e seus resultados, é possível servir de inspiração para as pessoas que te acompanham.

Dessa forma, sua história se torna um objetivo e um desejo de realização. Por isso, não tenha medo de mostrar personalidade em suas publicações!

Para entender melhor o que impacta os seus clientes e como isso impacta nas suas vendas, aproveite o vídeo abaixo — feito pelo meu sócio, Guilherme de Bortoli:


Histórias que Vendem

4. Configure seu Instagram for Business

Para transformar sua conta pessoal em uma conta profissional no Instagram, siga os passos abaixo:

  • Abra o aplicativo do Instagram e acesse o perfil da sua empresa;
  • Toque no ícone das três linhas horizontais (no canto superior direito) para abrir o menu;
  • Selecione "Configurações e privacidade";

Menu de configurações do Instagram

  • Acesse a seção "Tipo e ferramentas da conta";

Menu de configurações e privacidade do Instagram

  • Toque em "Mudar para conta profissional" e em “Continuar”;

Menu de tipo e ferramentas da conta do Instagram

  • Selecione a categoria que melhor representa a sua empresa na lista fornecida e, caso seja solicitado, forneça informações adicionais sobre ela;
  • Toque em "Concluir".

Parabéns! Agora seu perfil faz parte do Instagram for Business e, se desejar, você ainda pode vincular sua conta do Instagram à sua página do Facebook — isso permitirá que você crie anúncios e gerencie todas as suas contas nas redes sociais da Meta em um só lugar!

5. Complete suas informações

Não se esqueça de verificar se seu perfil está completo e otimizado com informações importantes, como o nome da sua empresa, nome de usuário, biografia, links e, claro, uma boa foto!

Inclusive, o Guilherme também já deu dicas ótimas aqui no blog da Orgânica sobre o que pôr na biografia do Instagram:

Dica: Marketing Digital: biografias para Instagram prontas!

6. Faça um cronograma

O ideal é que você apareça no Story e no feed com frequência, então planeje isso antecipadamente, produzindo e separando os tipos de conteúdo em dias da semana e horário.

Para isso, faça uma cópia do nosso calendário de conteúdo:

Calendário de Conteúdo

7. Tenha um perfil organizado

Imagens bem produzidas, chamativas e com informações claras fazem toda a diferença.

8. Não mostre apenas seu produto ou seerviço

Lembre-se que você pode compartilhar sobre diversos interesses do público, o dia a dia da sua empresa e, até mesmo, os bastidores.

E já que repetir certas coisas nunca é demais: seu conteúdo deve ser original acima de tudo!

9. Use os formatos de conteúdo a seu favor

Entenda as especificidades de cada canal e os formatos de conteúdo, dando preferência àqueles que a audiência mais consome e que o próprio Instagram entrega melhor.

Pense comigo: os Reels podem ser mais adequados para conteúdos de topo de funil — uma mensagem mais rápida, descontraída e possivelmente “viralizável”. Já o Story cai muito bem para publicações de meio ou fundo de funil — sobre a rotina e os bastidores da empresa, por exemplo.

Além disso, ainda há a possibilidade de publicar imagens estáticas, carrosséis, fazer lives… Para aumentar seu alcance e engajamento, mantenha seus seguidores interessados usando uma variedade de formatos de conteúdo e também pedindo para compartilharem, mandarem mensagem, reagirem, etc.

Ao fazer isso, você também fornece a eles uma experiência mais envolvente! Então lembre-se sempre de testar novos formatos e recursos para descobrir o que funciona melhor para sua marca. Ok?

Dica: Conteúdo para Instagram: ideias para aplicar!

10. Interaja com o público

Tão importante quanto publicar, é interagir! Fique atento às mensagens no direct, não demore para responder aos comentários e, no Story, abuse das figurinhas como caixa de perguntas, teste e enquete.

O que também pode ser feito é automatizar as respostas ao seu público, criando chatbots para o Instagram.

11. Faça anúncios no Instagram

Você sabia que os anúncios no Instagram podem ajudar você a levar sua estratégia de Marketing Digital para o próximo nível? Estou falando de uma ferramenta poderosa para alcançar novos clientes e aumentar as vendas!

Isso porque, ao configurar sua conta de publicidade e criar campanhas de anúncios direcionadas ao seu público-alvo, você aumenta o impacto de sua marca.

Assim como há uma variedade de formatos de conteúdo, no Instagram, também há diversos formatos de anúncios, incluindo imagens, carrosséis, vídeos… Isso permite que você experimente diferentes estilos de publicidade para ver o que funciona melhor.

E, com as análises detalhadas disponíveis no Meta Ads, você monitora o desempenho das suas campanhas, fazendo ajustes para obter resultados ainda melhores!

12. Dedique-se

palavra-chave para o sucesso com Marketing Digital nas redes sociais é dedicação. Se você estiver pronto para se comprometer a longo prazo, terá bons resultados e com certeza alcançará todos seus objetivos!

13. Conheça o Inbound Marketing

Uma forma de transformar seus seguidores em clientes é usar o Marketing de Conteúdo através da metodologia Inbound Marketing — que se concentra em atrair, envolver e nutrir um relacionamento em vez de interromper a navegação deles no Instagram com publicidade fora de contexto.

O grande diferencial do Inbound Marketing é que ele coloca o cliente no centro! Assista ao vídeo para saber mais:

O que é Inbound Marketing e como fazer na sua empresa?

Gostou dessas dicas? Comece hoje mesmo a aplicá-las!

A presença online deixou de ser opcional, são mais de 1 bilhão de usuários mensais e o Marketing Digital no Instagram pode ser o que falta para sua empresa. Afinal, quem não é visto, não é lembrado!

Agora que você já sabe da importância que o conteúdo de valor tem para seu público, solicite o contato de um dos especialistas da Orgânica — uma agência de Marketing Digital especialista no assunto.

Ou, então, aprenda quais histórias contar no seu Instagram conferindo nosso livro digital abaixo!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.