Como divulgar infoprodutos? 8 dicas para vender mais


EAD Plataforma

Por   

 03/10/2023 

A venda de produtos digitais, como cursos online e e-books, se tornou uma grande oportunidade de negócios na Internet. É o caminho que muitos optaram por seguir, seja para fazer uma renda extra ou para investir em cheio na carreira de criador de conteúdo.

Inevitavelmente, a popularidade também eleva a concorrência no setor. Por isso, é preciso saber como divulgar infoprodutos e montar uma estratégia promissora de geração e qualificação de leads para manter um bom fluxo de conversões e conseguir alcançar as metas estabelecidas.

Quer saber como aplicar as principais estratégias de Marketing Digital para atrair interessados no seu material? Então confira nossas dicas!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

O que são infoprodutos?

Infoprodutos são itens digitais com valor informativo e educacional, que podem ser comercializados, compartilhados e consumidos exclusivamente em plataformas online. Essa “mercadoria” pode ser encontrada em formatos como áudio, vídeo, texto ou imagem. Entretanto, em todos eles, é essencial que o conteúdo enriqueça a vivência de quem o consome. 

Em geral, um infoproduto não gera recompensas palpáveis e concretas, seu potencial é levemente subjetivo. A ideia é dividir uma experiência, ensinar uma estratégia, divulgar uma prática ou gerar engajamento para determinado assunto. Ou seja, compartilhar conhecimento e formar autoridade a respeito de um tema central.

Para os infoprodutores, que são as pessoas que criam esse material rico, o retorno pode ser financeiro ou não. Por um lado, criar e vender um infoproduto é uma oportunidade de gerar renda extra. Por outro, oferecer conteúdo gratuito é uma maneira interessante de divulgar uma marca e de se estabelecer como referência dentro de um segmento de mercado.

Tipos de infoprodutos

Os infoprodutos podem ser encontrados em diversos formatos. Dentre eles, se destacam:

Dica: Consultoria de Marketing Digital: o que ela pode fazer pela sua empresa?

Por que investir na divulgação de infoprodutos?

Investir na criação e na venda de infoprodutos é uma oportunidade de gerar renda na Internet, com vendas escaláveis, alto nível de engajamento e identificação total com estratégias de Marketing Digital. As pessoas estão cada vez mais conectadas e o conhecimento é tão importante para elas quanto a socialização e o entretenimento.

Com o nicho certo e um bom planejamento, o infoprodutor se estabelece como influencer e pode impulsionar o sucesso alcançado por cada produto lançado. 

Mesmo que o conteúdo seja oferecido gratuitamente para o público, o engajamento e a atenção que recebe deles é o bastante para atrair parcerias importantes

Além disso, muitas marcas trabalham com influenciadores para captar interessados nos seus produtos, tanto em publicações patrocinadas quanto em um programa de afiliados.

De todo modo, as chances de retorno com baixo investimento são promissoras e capazes de embasar lançamentos futuros.

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Como divulgar infoprodutos? 8 dicas

Agora que você já conhece os motivos para investir, vamos mostrar como divulgar infoprodutos com facilidade e altas taxas de conversão. Separamos oito dicas para ajudá-lo a ser descoberto. Confira!

1. Tenha um produto original e de qualidade

Seja um produto físico ou digital, qualidade e originalidade são imprescindíveis para o sucesso da iniciativa. 

Com um valor real associado ao conteúdo, os argumentos de venda são mais confiáveis e objetivos, sanando qualquer dúvida ou questionamento do consumidor durante o processo de decisão.

Da mesma forma, diferenciais e características que tornam o infoproduto uma peça única e original ajudam muito na hora da divulgação. São esses os recursos que servirão para destacar o item da concorrência e atrair interessados.

2. Conheça seu público-alvo

A proposta de valor do produto precisa fazer mais sentido para o público do que para você mesmo. A recomendação aqui é tentar conhecer profundamente o perfil do seu cliente. Faça um levantamento completo de dados como:

  • Idade;

  • Gênero;

  • Onde reside;

  • Assuntos de interesse;

  • Comportamento de compra;

  • Redes sociais favoritas;

  • Formato de conteúdo preferido;

  • Valores;

  • Objetivos;

  • Necessidades;

  • Dores;

  • Nível de conhecimento.

Assim, você pode usar as informações sobre as demandas do usuário para criar propostas sob medida e divulgar os infoprodutos com ótimas chances de conversão.

Guia completo: Como entender quem realmente é o cliente da sua empresa

3. Escolha seu nicho de mercado 

Antes de pensar em como divulgar infoprodutos, é essencial ter cuidado na hora de escolher o nicho de atuação que pretende seguir. 

A segmentação é uma ótima estratégia para dividir o mercado e conquistar seu espaço, mas evite se arriscar muito, selecionando um nicho saturado, que esteja em decadência ou que tenha muita concorrência, principalmente se a sua marca ainda não tem uma comunidade formada.

4. Invista em uma plataforma de hospedagem

Ter uma plataforma de hospedagem para vender infoprodutos também ajuda na hora de divulgá-los, pois contam com ferramentas desenvolvidas especialmente para esse propósito. 

Tais recursos ajudam a montar uma identidade de marca mais confiável e valorizada, além de integrar soluções interessantes para impulsionar e comercializar o conteúdo.

Também é importante seguir a estratégia para proteger os infoprodutos. Por se tratar de um item digital, com valor total na informação que contém, o conteúdo pode ser alvo de pirataria. 

Nesse caso, escolha uma plataforma que tenha recursos de segurança para a sua propriedade intelectual, o que deve evitar o uso indevido de infográficos, apresentações, audiobooks e videoaulas, entre outros tipos de produtos.

5. Seja presente nas redes sociais

As redes sociais formam a base da criação e da divulgação de conteúdo digital hoje em dia. É o lugar perfeito para marcar presença na Internet, criar uma comunidade de seguidores engajados e atrair possíveis interessados nos seus infoprodutos.

E não basta criar o perfil ou canal da sua marca, é preciso alimentar a página com conteúdo interessante e usar as tendências de cada plataforma para ser descoberto com mais facilidade.

6. Crie um programa de afiliados

Programas de afiliados servem para estabelecer parcerias com outros criadores de conteúdo, que vão divulgar seus infoprodutos para as comunidades que eles criaram na Internet. É uma forma de aproveitar

influenciadores já reconhecidos pelo público para dar suporte ao seu lançamento.

Porém, lembre-se de que eles fazem a divulgação mediante uma recompensa, que pode ser uma porcentagem do faturamento ou outra forma de retorno financeiro

7. Invista em anúncios

Para vender, você precisa divulgar infoprodutos e impactar os usuários no tempo certo, quando eles estão consumindo algum tipo de conteúdo. Por isso, vale a pena investir em estratégias no Google Ads, Facebook Ads, TikTok Ads e outros gerenciadores de anúncios pagos.

Dica: Anúncios de Marketing Digital: conheça 6 tipos mais usados!

8. Desenvolva sua autoridade

Ao mesmo tempo em que investe em anúncios pagos, vale a pena valorizar a busca orgânica. Nesse caso, estratégias de SEO, Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing são as mais interessantes para divulgar seus infoprodutos.

Em geral, a ideia é usar as pesquisas feitas pelos próprios usuários para entender quais são os questionamentos mais frequentes. A partir daí, você pode criar conteúdo informativo para responder às dúvidas e aumentar as chances de ser encontrado “naturalmente”.

De certo modo, saber como divulgar infoprodutos não é tão difícil, pois estamos falando de um ramo autossustentável. As estratégias de Marketing e o conhecimento necessários para se lançar no mercado costumam ser encontrados abundantemente na Internet.

Esperamos que este guia prático tenha tirado suas dúvidas e ajudado a planejar o impulsionamento dos seus produtos digitais. Boa sorte e muito sucesso. Até a próxima!

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na Internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.