Conheça o Content+Performance: a metodologia da Orgânica!


Guilherme de Bortoli

Por   

 27/02/2024 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

O único jeito de se comunicar com o público certo na Internet — que é aquela audiência que compra o que a sua empresa oferece — é através da criação de conteúdos!

E foi se especializando nessa comunicação há mais de 16 anos, que a Orgânica se tornou a maior agência de Inbound Marketing do Brasil — mas não foi só por isso!

Também foi o foco em usar a inovação tecnológica como o combustível do foguete que leva marcas feito a sua às alturas (como a Orgânica fez pela Fiat e pela Philips) e uma aversão extrema à mediocridade!

Já que o mercado está saturado de empresas copiando umas às outras e fazendo mais do mesmo (e ainda coçando a cabeça sem saber o que estão fazendo de errado), a nossa proposta é fazer diferente: fazer melhor!

E o que é melhor do que resultados que falam por si próprios, como um aumento acima de 1000% nas vendas ou no domínio absoluto do mercado partindo do zero?

Pouca coisa!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

Com 72% dos brasileiros começando a jornada de compra na Internet e passando mais de 9 horas por dia na frente dos celulares e computadores, fundei a Orgânica para unir o melhor das técnicas de vendas com as maiores tecnologias disponíveis atualmente!

Tudo com o objetivo de extrair o máximo de resultados das estratégias que monitoram e preveem o comportamento dos usuários, os fidelizando no menor tempo possível, mas sem comprometer:

  • A expertise;
  • A originalidade;
  • E a lucratividade do seu negócio!

Mas a nossa batalha vai muito além de fazer empresas como a sua venderem mais pela Internet.

A nossa luta é contra a escassez criativa e a superficialidade de marcas que não se importam com nada além de lucrar — mesmo que às custas da própria reputação e autoridade!

A Orgânica é um bastião de pensadores e especialistas voltados para o Sucesso do Cliente porque aqui a gente sabe que, se o cliente sai ganhando, a gente também ganha!

Se você compartilha do meu jeito de pensar, continue lendo: tenho coisas muito legais para te apresentar!

Começando por um dos conceitos mais mal interpretados por outros "profissionais" das vendas: a jornada de compra!

Jornada de compra + funil de vendas

Muita gente confunde a jornada de compra com o funil de vendas, mas, apesar de serem conceitos interligados, eles são muito diferentes um do outro.

A jornada de compra é o nome do caminho que os consumidores percorrem desde o momento em que são apresentados ao seu negócio pela primeira vez (seja através de uma busca na Internet, por um dos seus conteúdos nas redes sociais ou por anúncios de mídia paga) até o instante em que passam o cartão para fechar negócio!

Já o funil de vendas é um modelo que representa as etapas específicas que o seu negócio pode implementar para capturar os clientes em potencial e guiá-los ativamente até o objetivo final da jornada de compra: a venda!

Como, na Internet, os conteúdos são a maneira mais eficiente de criar uma conexão com os seus novos consumidores (iniciando a jornada de compra deles), não é de se espantar que esses mesmos materiais sejam extremamente efetivos para capturar os visitantes em um funil de vendas e convencê-los a comprar da sua empresa!

A metodologia Content+Performance, exclusiva da Orgânica, tira proveito máximo dessa dinâmica, usando a criação de conteúdos originais e valiosos para fascinar os leads e medir o impacto desses materiais na jornada de compra deles.

Content+Performance (Jornada de Compras+Funil de Vendas)

A partir dos resultados gerados pela produção de conteúdos altamente personalizados ao nível de consciência de cada grupo de leads em relação às ofertas e à autoridade da sua marca, eu e a minha equipe afiamos ainda mais os próximos conteúdos!

Essa criação estratégica, alimentada diretamente pela performance dos conteúdos, torna as iniciativas de atração e de conversão cada vez mais:

  • Robustas;
  • Irresistíveis;
  • E garantidas!

É essa garantia que dá ao Marketing Digital executado pela Orgânica o grande diferencial que outras agências ou campanhas não têm: a previsibilidade das vendas!

Independentemente do cenário do mercado ou das tendências da sociedade, com o Content+Performance, é possível gerar tráfego orgânico vitalício, reforçado por campanhas pontuais de publicidade paga para acelerar certas estratégias de vendas.

Com novos clientes descobrindo a sua marca o tempo todo (e sendo capturados por um funil de vendas irresistível), você sempre saberá o quanto de lucro esperar no mês a partir desses resultados — e o que fazer para resolver engasgos antes mesmo de eles se tornarem obstáculos na jornada de compra dos consumidores!

É isso que a Orgânica faz para si própria há mais de 16 anos. E é o que eu mais tenho orgulho de dizer: nós fazemos ainda melhor para os nossos clientes — sejam eles do tamanho ou do nicho que for!

Dica: Como a Orgânica faz Marketing Digital?

Branding + Performance

É por isso que os clientes que fazem parceria com a Orgânica prezam tanto pelo Marketing de Conteúdo: eles sabem que, para vender mais pela Internet, é fundamental se aproximar do público!

O único jeito de fazer isso a distância é através da produção de conteúdos:

Clientes gostam de conteúdo (não de anúncios)

A metodologia de Content+Performance rejeita a abordagem pobre da panfletagem que tenta enfiar um produto ou serviço pela goela do cliente, e que gera repulsa por parte do público, comprometendo o crescimento exponencial que o Marketing Digital é capaz de gerar!

Uma vez que o crescimento exponencial só é possível gerando autoridade e transformando a sua marca em um ícone de confiança, de humanidade e de praticidade para os leads, aqui na Orgânica, o branding tem um papel fundamental para alavancar as performances!

Conteúdos podem ser considerados eficazes quando eles cumprem a função para a qual foram planejados, sendo eles:

  • Colocar o site da sua empresa nas primeiras posições dos mecanismos de busca, como o Google;
  • Ajudar os possíveis clientes a resolverem os problemas das próprias vidas;
  • Gerar a presença que os fideliza através da confiança e da gratidão pelo seu negócio disponibilizar materiais ricos gratuitamente;
  •  E acaba por convertê-los em clientes como uma consequência natural dessa autoridade, uma vez que a confiança é a matéria-prima que faz alguém passar o cartão em uma oferta na Internet!

O maior destaque do Content+Performance é que, em vez de criar qualquer tipo de conteúdo tendo apenas uma ideia vaga sobre quem é o seu cliente ideal ou do que ele precisa, todo material gerado tem como base um estudo de performance que visa:

  • Descobrir do que a sua audiência certa precisa (e audiência certa é aquela que compra o que a sua empresa oferece);
  • E como usar a necessidade desse público como uma ponte para os seus produtos ou serviços!

Ao usar o Content+Performance para aumentar a lucratividade do seu negócio, você para de correr atrás dos clientes (ou de empurrar uma venda para eles) e passa a educá-los sobre o potencial do seu negócio de transformar a vida deles para melhor!

E de um jeito que competidor nenhum pode fazer!

Reconhecimento de marca

Diferente daqueles que se dizem "profissionais" do Marketing e recomendam a criação de conteúdo simplesmente para manter uma presença online, a metodologia Content+Performance da Orgânica apenas investe recursos na criação de materiais que:

  • Testam a performance para a criação de conteúdos ainda mais efetivos;
  • Que podem ter o desempenho medido com números exatos e práticos, capazes de informar com segurança as probabilidades de sucesso das próximas estratégias;
  • E que capturam os dados dos clientes de forma ética para impulsionar ou reproduzir (mas de forma personalizada) as iniciativas capazes de gerar os maiores resultados!

Esses resultados podem partir de um aumento na quantidade de novos leads, até uma multiplicação do lucro atual do seu negócio.

O Content+Performance só funciona porque a criação de conteúdo não é usada para encher linguiça — mas sim para tornar a sua marca tão irresistível para o público ideal quanto um pedaço de carne é para um leão com fome!

Ao final da execução de um planejamento de Marketing Digital da Orgânica, o resultado sempre termina com a empresa se tornando o objeto de desejo dos clientes, indo muito além dos produtos ou serviços (ou até dos preços mais altos) que ela oferece!

Quem não quer vender mais, melhor e continuamente?

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

E, afinal, o que é Content+Performance?

Só a Orgânica consegue aplicar o Content+Performance para qualquer negócio que fecha parceria com ela, porque essa metodologia vai além do conhecimento multidisciplinar que gera vendas infinitas e fortalece a sua marca!

O Content+Performance é uma filosofia construída nos ossos aqui da agência — algo pelo qual eu e as nossas diferentes equipes dedicamos a vida!

Aqui, nós bebemos da nossa própria fonte, e é por isso que empresas multimilionárias confiam na gente, uma vez que a Orgânica:

  • Sabe como usar dos conteúdos para gerar um diálogo com o público perfeito nas plataformas da Internet por onde ele anda;
  • De um jeito que atenda todos os objetivos financeiros da marca sem comprometer a autoridade dela diante dos consumidores;
  • Gerando e medindo resultados em tempo real com dados que podem ser comparados diretamente com números anteriores e que dão pistas sobre quais passos tomar no futuro para assegurar uma lucratividade que cresce em paralelo com a autoridade!

A metodologia Content+Performance faz justamente isso: enraíza na mente do futuro comprador que, se o momento de comprar uma solução chegar, ele não terá de pesquisar por alternativas ou desconfiar se a marca é mesmo capaz de entregar o que promete!

A disseminação de conteúdos acontece com uma precisão cirúrgica na integração de plataformas que envolve os melhores canais de comunicação com a audiência e se certifica de transformar em fãs tanto os novos clientes quanto os antigos (que têm o potencial maravilhoso de se tornarem compradores recorrentes)!

Ser o CEO da maior agência de Inbound Marketing do Brasil coloca essa responsabilidade enorme sobre as minhas costas, mas vivo para isso porque não tem coisa melhor do que ver a taxa de conversão aumentando, enquanto o custo de aquisição de cliente diminui!

Content Performance

É efetividade na forma mais pura — e a Orgânica é um espelho tanto meu, quanto dos parceiros que pedem ajuda para ela, por causa dessa preferência por:

  • Qualidade incomparável;
  • Desempenho extraordinário;
  • E autoridade inabalável!

Na hora de escolher a sua agência parceira, são esses três detalhes que você precisa observar antes de tomar a sua decisão.

Afinal, elas se refletirão no quanto a sua parceria será tão importante para o sucesso da agência, quanto para o aumento das vendas (e da confiança do público) na sua marca!

O Content+Performance garante esses resultados e se aproveita das nossas equipes especializadas em vendas, estratégia, design, tecnologia, atendimento ao cliente…

Tudo com o objetivo de fazer o seu negócio conquistar o espaço que quer, precisa e merece, para continuar crescendo pelas próximas décadas na Internet!

Dica: Agência de Marketing Digital perto de mim: precisa mesmo?

Serviços oferecidos pela Orgânica

O segredo da Orgânica para ajudar empresas feito a sua a crescerem infinitamente em um mercado finito é o seguinte: nossa equipe enxuga o máximo possível da captação de demanda!

O tamanho da maioria dos mercados (e "mercado" é definido pelos possíveis clientes dentro dele, além dos seus concorrentes e de outras características individuais ao seu setor de atuação) varia entre 5 a 10% do fluxo total de pessoas dentro deles.

Em vez de atirar para todo lado criando conteúdos generalistas e que focam exclusivamente em vender, vender e vender, nossa equipe se certifica de capturar esses 5 a 10% em totalidade — e com qualidade!

Como as porcentagens definem proporções em um mercado (que pode ter tráfego de dez mil a um milhão de pessoas, com novos possíveis clientes adicionados a essa faixa diariamente graças à Internet), a Orgânica aloca tempo e recursos para:

  • Entender o seu público;
  • Criar os conteúdos que ele espera consumir;
  • Para atrair os clientes mais dispostos a comprar;
  • Enquanto educa aqueles com o potencial de comprar, mas ainda em dúvida ou inseguros;
  • E gera um (ou mais) funil de vendas que torna impossível que esses 5 ou 10% rejeitem o seu negócio!

Esses resultados são alcançados usando dos diferentes serviços que apresentarei para você abaixo — e todos giram ao redor da criação de conteúdos que conectam os objetivos financeiros da sua empresa com os objetivos de vida dos seus consumidores!

Tem casamento melhor que esse?

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma metodologia do Marketing Digital que visa construir um tráfego constante para o seu negócio através da:

  • Criação de conteúdos altamente personalizados às expectativas do seu público ideal através do Marketing de Conteúdo;
  • Aplicação do SEO (Otimização para Mecanismos de Buscas) para o seu negócio aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de busca e gerar tráfego orgânico (gratuito);
  • Nutrição desse público com conteúdos ainda mais personalizados (e com direcionamento automatizado a nível individual) para educá-lo sobre as soluções do seu negócio e despertar nele a confiança ou o desejo para comprar de você!

O Manual definitivo do Inbound Marketing

Marketing de Conteúdo

Como eu disse ali em cima, o Marketing de Conteúdo é a produção de conteúdos estratégicos visando tornar realidade os objetivos do seu negócio! Isso é alcançado ao:

  • Captar informações dos seus clientes perfeitos para gerar perfis de compradores que podem ser reproduzidos em diferentes plataformas, aumentando consideravelmente o alcance dos seus produtos ou serviços na Internet;
  • Automatizar (usando as tecnologias específicas do Marketing Digital) a captação, a nutrição e a conversão de visitantes em compradores usando tais conteúdos personalizados, que ressoam com cada um dos seus possíveis clientes de maneira humanizada e individual;
  • E economizar recursos irrecuperáveis (como o tempo da sua equipe de vendas ou a chance de causar uma boa primeira impressão na fatia do mercado que você deseja dominar) garantindo que a sua empresa será encontrada na Internet por leads qualificados — aqueles com chances maiores de fechar negócio de forma acelerada!

SEO

Vindo do inglês "Search Engine Optimization", a Otimização para Mecanismos de Buscas faz de tudo para que as plataformas e conteúdos do seu negócio na Internet sejam catalogados por sites como o Google, o Yahoo e o Bing, para fazer com que a sua empresa seja apresentada ao público que procura pelas soluções que você oferece! A Orgânica:

  • Estuda, planeja e executa o SEO On Page para a sua marca, garantindo que todos os elementos nas suas páginas sejam amigáveis para os algoritmos dos buscadores (das palavras-chave à organização do conteúdo em títulos, subtítulos e meta-descrições);
  • Além de mandar bala no SEO Off Page, que envolve a criação de conteúdos excepcionais e otimizados para fazer com que outras marcas, portais e influenciadores, indiquem o seu negócio como uma referência no seu nicho (aumentando a sua autoridade);
  • E certificar de que o SEO Técnico (o código invisível do seu site e dos seus conteúdos) atendam todos os requisitos de catalogação e posicionamento dos sites de busca!

Gestão de redes sociais

Parte fundamental do sucesso da Orgânica na Internet (e dos parceiros dela) é a integração de diferentes canais com o maior potencial de atrair e nutrir os clientes mais qualificados sem dor de cabeça — e sob uma única plataforma digital! A gestão que a nossa equipe faz envolve:

  • A identificação das melhores redes sociais para alcançar os objetivos do seu negócio;
  • O planejamento, a criação, a postagem e a manutenção de conteúdos voltados para atrair, engajar e converter os seus seguidores em clientes;
  • O atendimento aos clientes nessas plataformas;
  • E até a criação de chatbots humanizados (robôs que falam feito gente de verdade) para solucionar as dúvidas dos seus seguidores ou direcioná-los para o seu time de vendas quando eles estiverem prontos para comprar!

Dica: Canais de Marketing Digital: como distribuir conteúdo?

Gestão de mídia paga

A mídia paga é diferente do tráfego orgânico porque, como o nome indica, ela direciona um fluxo imediato de pessoas para o seu negócio a partir de um orçamento controlado! Aqui na Orgânica, as nossas equipes:

  • Garantirão a transparência dos seus investimentos em publicidade;
  • Veicularão os seus anúncios nas melhores plataformas para converter o seu público ideal (das buscas do Google aos blogs, passando pelo YouTube e pelos sites de terceiros);
  • E tornarão os seus anúncios mais efetivos, diminuindo o custo de veiculação das campanhas enquanto aumentam a efetividade das propagandas!

Tecnologia

Por último, a tecnologia é o que torna o "Digital" do Marketing algo tão mágico, já que, aqui na Orgânica, a gente pode:

  • Criar sites, programas, códigos e aplicativos conforme as necessidades da sua empresa;
  • Implementar os sistemas mais eficazes da atualidade para que o seu negócio tire proveito da Inteligência Artificial e de outras vantagens modernas do mercado;
  • E treinar a sua equipe para que ela se mantenha atualizada nas novidades e não perca nenhuma venda — jamais!

Você + Orgânica: chega de conteúdo ruim!

Cada um dos serviços que mostrei acima tem uma equipe de monitoramento constante sobre os resultados para instruir as próximas ações dentro das estratégias do seu negócio até que cada objetivo seja alcançado!

Afinal, a metodologia Content+Performance aqui da Orgânica não tem "performance" no nome à toa!

Como você aprendeu comigo:

  • O entendimento sobre o seu público ao nível individual permite a criação de conteúdos personalizados;
  • Que só são criados após o planejamento de uma estratégia realmente capaz de levar a sua marca aonde ela quer ou precisa chegar;
  • Para então analisar o desempenho dessas ações e gerar resultados cada vez mais altos, a custos mais baixos, e que somam para a figura de autoridade do seu negócio na Internet!

Então chega de conteúdo ruim!

A única coisa que a sua empresa realmente precisa para vender mais e lucrar de maneira previsível é de alta performance!

Nós, da Orgânica, estamos aqui para ajudar você com isso: construindo um sucesso que vai muito além das modinhas ou dos caprichos do mercado!

Se é esse tipo de resultado que você procura para a sua marca, fale diretamente com nossos especialistas e conheça um pouco mais do que a maior agência de Inbound Marketing do Brasil pode fazer por você!

O seu sucesso também é o nosso sucesso — e a Orgânica é a parceira ideal para fazer o seu negócio bombar na Internet!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.