Por que é mais vantajoso investir em agências digitais?


Por que é mais vantajoso investir em agências digitais?

Se você é dono ou sócio de um negócio e entende a importância de investir em marketing para a empresa e suas vendas, talvez já tenha comparado as os benefícios e desvantagens de realizar ações mercadológicas por conta própria ou ter uma agência digital fazendo isso por você.

A gestão de uma empresa exige tempo e expertise e acompanhar as atualizações constantes no universo do marketing pode ser uma das principais razões para se optar pela terceirização, especialmente se você decidir investir em várias frentes, como em mídias sociaisprodução de conteúdo e anúncios.

Neste artigo, você conhecerá o que as agências digitais costumam oferecer a seus clientes, como ajudam na construção de um marketing estratégico mais eficiente em gerar vendas e por que o investimento é válido. Acompanhe!

Serviços de uma agência digital

Como sugere o nome, essas empresas ajudam seus clientes a se estabelecerem no mercado com a ajuda da internet, em diferentes canais e com variadas ações, como você pode conferir nos tópicos a seguir.

Marketing de Conteúdo

Muito importante para qualquer negócio que deseja atrair clientes pela internet hoje em dia. O mais comum é a criação de um blog onde publicações contendo dicas e novidades sobre a empresa, seu produto e o mercado em que atua serão publicados.

Dica: Como fazer o benchmarking da sua empresa e de seus concorrentes?

O tipo de conteúdo mais comum nesses casos são artigos textuais, mas qualquer outro material que proporcione valor para a audiência, como infográficos, vídeos e e-books fazem parte da mesma estratégia.

A inserção de formulários no blog, site da empresa ou landing pages também é algo que as agências digitais costumam fazer para gerar leads e, posteriormente, vendas para os seus clientes.

SEO (Search Engine Optimization)

Não adianta ter conteúdo de qualidade publicado se a sua audiência não tem acesso. Seus artigos precisam ser facilmente encontrados para pesquisas em buscadores como o Bing ou Google. Portanto, além de produzir seus textos, é comum que a agência digital contratada o otimize para que o site ou blog receba mais visitantes organicamente, isto é, gratuitamente, sem precisar investir em anúncios.

CRO (Conversion Rate Optimization)

Além de otimizar as suas páginas e os seus conteúdos com boas práticas de SEO, o site também precisa ter fácil navegação e proporcionar uma boa experiência ao usuário. Hoje, é muito mais comum que a internet seja utilizada por dispositivos móveis, como tablets e smartphones e, portanto, a otimização para o mobile é essencial e também é um fator de ranqueamento do Google.

Dica: Por que minha empresa deve investir em mobile marketing?

Além de facilitar a usabilidade, é preciso analisar a performance de cada página na geração de leads e conversões (como vendas de produtos). O Google Analytics costuma ser utilizado para verificação de taxas de rejeição e, com alguns pequenos ajustes, é possível conseguir resultados mais interessantes.

Mídias sociais

As mídias sociais são uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento de marca de empresas e facilitar a comunicação e engajamento com sua audiência. Suas ações podem ser feitas organicamente com publicações em sites ou aplicativos como o Facebook, Instagram, Pinterest, TwitterLinkedIn ou YouTube, por exemplo, ou por meio da veiculação de anúncios.

Alguns empreendedores, especialmente de pequenas empresas, tentam gerenciar seus próprios perfis sociais, mas essa atitude pode ser ineficiente. Não é adequado, por exemplo, utilizar essas mídias apenas para a publicação de ofertas ou flyers, e sim imagens e conteúdo de qualidade.

Mídia paga

Esse é um dos grandes motivos pelo qual empreendedores procuram uma agência digital. A expertise dessas empresas em criar anúncios em plataformas como o Facebook, LinkedIn e Google Ads é essencial para vender mais na internet. É importante dizer que não se trata apenas da configuração das campanhas, os banners, o benchmarking, a escolha do texto, testes, análise e relatórios fica por conta do novo fornecedor.

E-mail Marketing

Você envia ofertas, conteúdo ou status de uma compra para os seus clientes por e-mail? Essa é uma ótima maneira de educar seus leads, engajar com seu público-alvo e proporcionar valor.

Dica: Canais de Marketing Digital: como distribuir um conteúdo adequadamente?

Porém, isso é muito mais viável e eficaz com o uso de softwares especializados, como o MailChimp ou LeadLovers, que permitem análise de métricas (como quantas pessoas abriram suas mensagens e clicaram em algum link) e facilita a segmentação da audiência por interesses. A estratégia costuma oferecer bons retornos sobre o investimento devido ao baixo custo da atividade.

Integração entre ações de marketing

Quais as chances de alguém ter tempo e conseguir utilizar, da forma mais eficaz, variados canais de marketing e diferentes softwares? Tudo exige conhecimento e experiência (para melhores resultados) e esse é um motivo pelo qual é mais vantajoso contar com os profissionais de uma agência digital.

Outra razão é a necessidade de integrar e padronizar as ações digitais, que devem seguir um planejamento estratégico. É preciso que as iniciativas estejam conectadas, pois não adianta criar um site sem preocupação com a experiência do cliente, anúncios quando um funil de marketing inexiste ou escrever conteúdo sem objetivos estabelecidos. Em um plano documentado, aspectos importantes são especificados, como:

Uma maneira de integrar essas ações com mais facilidade é utilizando softwares de automação de marketing, como o Hubspot, Sharpspring e RD Station. Alguns conseguem gerenciar publicações nas redes sociais, criar landing pages, gerar leads e enviar e-mails segmentados, além de gerar dados para análise dos resultados obtidos.

Esses programas, porém, costumam ser pagos e é preciso analisar caso a caso a viabilidade do custo com implementação, mensalidade e treinamento. Aliás, esse é outro motivo pelo qual é mais vantajoso investir na contratação de uma agência digital, que muitas vezes incluem um plano em seus serviços de Inbound Marketing.

Quer saber mais sobre Inbound Marketing e como ela vai ajudar sua empresa a conquistar mais clientes? Confira nosso Guia Completo!

Manual Gratuito do Inbound Marketing

Consultoria como uma alternativa

Você pode acreditar que sabe muito sobre o seu mercado e as suas personas, mas se não está conseguindo alcançar os resultados esperados, é bom pensar em terceirizar as suas ações de Marketing Digital, a fim de posicionar melhor a sua empresa na internet e gerar mais vendas.

É possível, porém, que você não possa (devido à limitações financeiras) ou não seja uma prioridade, no momento, investir em uma agência digital. Se este for o caso, considere contratar uma consultoria, a fim de ter  estratégias mais bem integradas e afins a seus objetivos comerciais. O custo dessa alternativa é bem menor, não é recorrente e você poderá entender melhor como cada ação influencia nas vendas.

Se você quiser saber mais como podemos conduzir a sua equipe a criar melhores campanhas, estratégias e obter resultados mais interessantes com o Marketing Digitalfale com um dos nossos consultores.




Por
12/04/2019

Com 17 anos de experiência, é especialista em estratégias digitais, do marketing ao software.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!