11 respostas para suas dúvidas sobre Marketing Digital!


Guilherme de Bortoli

Por   

 04/08/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Se você está aqui é porque, provavelmente, tem dúvidas sobre Marketing Digital. E não é para menos: essa área é tão vasta e tão cheia de novidades que fica fácil se perder!

Isso lembra o meu começo — mais de 20 anos atrás! —, quando eu tinha certeza de que sabia tudo o que precisava e, ao mesmo tempo, percebi que havia muito a aprender assim que comecei a trabalhar com Marketing Digital.

Aliás, é por esse motivo que estou aqui hoje. Quero te dar respostas para as 11 principais dúvidas. Vamos nessa?

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

1. O que é Marketing? [Resumo]

O Marketing pode ser definido como um conjunto de atividades que as empresas fazem para se conectar e oferecer produtos ou serviços que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e a sociedade em geral.

Quando essa conexão acontece, todo mundo sai ganhando: as vendas aumentam, as pessoas — que precisavam (ou desejavam) do que o negócio oferece — satisfazem suas necessidades e todos ficam felizes!

Mas atenção: Marketing não é só propaganda! É um processo muito mais amplo e complexo, que envolve:

  • Análise de mercado;
  • Estudo do comportamento dos consumidores;
  • Criação de estratégias de venda;
  • Relacionamento com clientes, e por aí vai.

Já o Marketing Digital é uma das vertentes do Marketing:

2. E o que é Marketing Digital? É furada? 

Você pode entender o Marketing Digital como tudo o que as empresas fazem para divulgar seus produtos ou serviços na Internet usando tecnologia.

E é claro que isso envolve muito mais do que só utilizar os canais online para alcançar o público-alvo — são muitas as técnicas e ferramentas para atrair e fidelizar clientes por meio do digital!

Guilherme de Bortoli, CEO da Orgânica

“O Marketing Digital é uma junção da comunicação com a tecnologia para aproximar as empresas das pessoas que elas desejam se relacionar e vender."

Guilherme de Bortoli
CEO – Orgânica Digital

É importante entender essa definição porque, atualmente, existem pessoas usando o conceito de forma equivocada para vender um monte de promessas falsas

E, apesar de algumas pessoas ainda acreditarem que o Marketing Digital é furada, investir nessa área pode trazer um retorno incrível! Inclusive, aqui na Orgânica, já ajudamos muitas empresas a colocarem em prática. Veja:

Dica: Como um império de conteúdo aumentou 1783% as vendas

3. Como funciona o Marketing Digital?

O Marketing Digital se assemelha a um jogo de xadrez: você precisa ter uma estratégia sólida, entender as regras do jogo e pensar dois passos à frente!

Por exemplo, uma empresa que deseja aumentar as vendas dos seus produtos ou serviços pode:

  • Criar campanhas de anúncios no Google ou nas redes sociais;
  • Desenvolver um site com blog;
  • Investir em Marketing de Conteúdo no blog e nas redes sociais;
  • Gerar leads;
  • Enviar e-mails para esses leads com mais conteúdos, além de ofertas.

Cada uma dessas ações tem suas próprias vantagens e desafios, mas juntas formam um arsenal poderoso para ajudar os negócios a alcançarem seus objetivos!

É por isso que a Orgânica se tornou uma agência especialista em Inbound Marketing — a estratégia de Marketing Digital que une atração, conversão, venda e encantamento de clientes:

O que é Inbound Marketing e como fazer na sua empresa?

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!

4. Como começar no Marketing Digital?

Outra dúvida sobre Marketing Digital super comum é como começar. Para isso, existem alguns passos básicos a serem seguidos:

Defina seus objetivos

Se pergunte: o que você espera alcançar com o Marketing Digital? Por exemplo:

  • Atrair mais visitantes para o seu site?
  • Gerar leads?
  • Reter clientes?

Vá além de “vender mais” já que, no final das contas, o objetivo final sempre será esse!

Entenda o seu público-alvo

Agora a questão é: quem são seus clientes ideais? O que eles querem e precisam?

Conhecendo bem o seu público, também é possível definir personas e adaptar sua comunicação para atingir diretamente elas!

Modelo de Processo para definição de Perfil de Cliente Ideal (ICP) e Personas

Escolha os melhores canais

Depois, escolha os canais de Marketing Digital que mais fazem sentido para o seu negócio (e para as suas personas). Dentre as opções, temos:

  • Instagram;
  • TikTok;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • YouTube;
  • Blog;
  • E-mail, entre outros.

Opte por aqueles que vão te ajudar a alcançar seus objetivos e se concentre em criar conteúdos exclusivos para cada um!

Calendário de Conteúdo

Faça testes

Por fim, não tenha medo de testar e experimentar! O Marketing Digital é um universo em constante expansão, e o que funciona hoje pode não funcionar amanhã.

Então exercite sua criatividade, arrisque coisas novas, monitore seus resultados e faça ajustes conforme necessário — além, é claro, de se deixar guiar pelas principais estratégias!

5. Como vender no Marketing Digital? [Principais estratégias] 

Já te falei e não há como negar que, quando se trata de Marketing Digital para empresas, a ideia é sempre a mesma: vender!

E existem várias estratégias de Marketing Digital usadas para isso. Dentre as principais, eu te indico:

Como essa lista de estratégias pode ir muito além, cabe a você entender quais delas se adaptam melhor às necessidades do seu negócio. Certo?

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

6. Como trabalhar com Marketing Digital?

Se a sua dúvida é sobre como trabalhar com Marketing Digital, também posso te dizer que há um mundo de possibilidades: várias áreas de especialização, com diversas habilidades técnicas e comportamentais muito úteis!

Então você deve basicamente escolher aquela que mais combina com você, levando em conta as estratégias que citei acima, os conceitos básicos, as tendências, suas próprias habilidades…

Para isso, te recomendo o conteúdo abaixo: 

Dica: Como trabalhar com Marketing Digital: dicas para começar

7. Como aprender Marketing Digital?

Sabia que é possível aprender com especialistas em Marketing Digital sem gastar nenhum centavo?

Existem diversos materiais disponíveis na Internet para quem quer estudar essa área de graça — e é lógico que nós, da Orgânica, não ficaríamos de fora dessa!

Nosso curso de Marketing Digital gratuito é ideal para você conhecer os princípios básicos e entender como aplicar na sua empresa.

Mas se você é do tipo que prefere aprender através da leitura, também já fizemos listas de livros para quem quer se aprofundar nesse assunto. Confira as recomendações:

8. Quanto custa um curso de Marketing Digital?

A resposta é: depende! Existe uma grande variedade de cursos e os preços podem oscilar bastante, principalmente ao optar por cursos mais específicos, como de copywriting ou gestão de anúncios online, por exemplo.

E não pense que, se você escolher fazer uma faculdade, estará livre de se atualizar com certificações e cursos de extensão! Para se manter competitivo no mercado, é preciso se reinventar com frequência.

Inclusive, o nosso curso de Marketing Digital é uma ótima opção se você estiver começando — e essa é a minha última chamada! Acesse abaixo para se inscrever agora mesmo:

Curso de Marketing Digital gratuito da Orgânica

9. O que faz uma agência de Marketing Digital?

“O papel de uma agência de Marketing Digital é aproveitar todas as ferramentas tecnológicas que existem para potencializar o alcance das metas estratégicas de cada cliente."

Guilherme de Bortoli
CEO – Orgânica Digital

Em outras palavras, eu acredito que a função de uma agência de Marketing Digital varia conforme o cliente:

Ela pode, por exemplo, ajudar desde a concepção do Mix de Marketing caso a empresa do cliente ainda não tenha estabelecido ou, caso tenha, ela atua aplicando no digital as atividades definidas pela equipe de Marketing do cliente.

De uma forma ou de outra, a contratação de uma agência é fundamental, porque é muito difícil (e, normalmente, muito caro) construir uma equipe de Marketing com o mesmo conhecimento dos profissionais de uma agência, especialistas em cada área de atuação: conteúdo, mídia paga, redes sociais, e-mail, design…

Além de que uma boa agência sempre mantém seu time atualizado, já que tudo muda a todo momento: ela fica a par das novidades, do que há de melhor no mercado, etc.

Saiba mais por que contratar uma agência de Marketing Digital:


Por que contratar uma agência de Marketing Digital?

10. Como contratar uma agência de Marketing Digital? 

Contratar uma agência de Marketing Digital é como entrar em um relacionamento amoroso: requer bastante pesquisa antes de se comprometer! Afinal, você não quer acabar em um casamento que não liga para as suas necessidades, né?

Então comece a investigar se a agência tem experiência na área em que você atua e se já realizou projetos semelhantes ao que sua empresa precisa.

Também é importante verificar se ela tem bons resultados e avaliações de clientes satisfeitos ou, ainda, algum prêmio — o que também é um excelente sinal!

11. A agência precisa estar na mesma cidade que você?

Acredite: uma agência de Marketing Digital não precisa estar na mesma cidade que a sua empresa para prestar um serviço de qualidade.

É sério, pode confiar! Eu falo por experiência própria que, com a tecnologia e os recursos disponíveis hoje, é possível ter uma comunicação eficiente e realizar um ótimo trabalho mesmo a distância.

Não se preocupe em encontrar uma agência local, mas sim que ofereça serviços personalizados, uma equipe comprometida e completa, que possa te ajudar a alcançar seus objetivos de forma eficaz.

Mas agora quem quer tirar uma dúvida sou eu!

Sabia que a Orgânica é uma das melhores agências de Marketing Digital do Brasil? 

Isso mesmo: a Orgânica já foi duas vezes eleita como uma das 10 melhores agências de Inbound Marketing do país!

Premiações da agência Orgânica Digital

E sabe o que mais? Nós não somos uma agência comum. Aqui, valorizamos o relacionamento com nossos clientes e acreditamos que cada empresa é única e merece um plano de Marketing Digital exclusivo.

Weslley Wohlers – Coordenador de Marketing – Nautilus

“Um fato que diferencia a Orgânica de outras agências do mercado é que nela não há uma pessoa fazendo três coisas ao mesmo tempo. A equipe é bem preparada, pró-ativa, experiente e robusta. Possui pessoas realmente especialistas no que fazem! Outro fato, que também diferencia a Orgânica, é o contato com o cliente mais humanizado. É discrepante o tratamento e a organização dos processos, e isso faz eu me sentir um cliente sendo tratado como cliente. Só tenho elogios e a certeza de que, com a Orgânica, iremos fazer o melhor trabalho de Marketing que a Nautilus já viu em 40 anos de existência!”

Weslley Wohlers
Coordenador de Marketing – Nautilus

Mateus Vettorazzi – Especialista em E-commerce – Grupo Panvel

“Com toda a certeza, a agência que mais me encantou até hoje. Equipe extremamente competente, todos com garra e muita força de vontade de fazer acontecer. Estão todos sempre disponíveis para encontrar as melhores soluções. A quem me perguntar, eu super indico a Orgânica Digital."

Mateus Vettorazzi
Especialista em E-commerce – Grupo Panvel

Se agora você está se perguntando como também podemos te ajudar, tenho uma ótima notícia: oferecemos gratuitamente um diagnóstico do Marketing Digital da sua empresa!

Vem bater um papo com nossos especialistas e descobrir como podemos impulsionar sua presença online (e suas vendas)!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.