Instagram Analytics: 7 métricas para calcular o seu ROI


Rodolfo Benetti

Por   

 27/01/2020 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Com mais de 69 milhões de usuários no Brasil, o Instagram é a rede social preferido do momento. Por isso, é uma das mais usadas para ações de marketing na internet, especialmente para negócios B2C, devido ao alto índice de engajamento de consumidores.

Portanto, é extremamente importante possuir ferramentas de análise de dados e métricas relacionadas a esse engajamento, de forma a otimizar o uso da rede social para fazer negócios. Felizmente, existem ferramentas de Instagram Analytics que podem facilitar a vida do empreendedor digital.

Confira a seguir as mais importantes métricas de Instagram Analytics para calcular o ROI da sua empresa.

Dica: Indicadores e métricas de Marketing Digital: saiba como usar

1. Taxa de crescimento de seguidores

O número de seguidores por si só não é muito importante, mas a taxa de crescimento com certeza é. Ela indica o quão saudável está sua estratégia no Instagram.

Ganhar seguidores significa que sua estratégia está funcionando e as pessoas estão interessadas em seu conteúdo. Manter ou perder seguidores é um sinal de que alguma coisa está errada com o seu marketing.

2. Número de interações

Contar interações é excelente para um benchmarking interno por seus esforços. Você pode acompanhar a quantidade de curtidas, comentários e salvamentos que seu conteúdo está recebendo e usar esses dados para criar conteúdos semelhantes, que gerem novos resultados positivos.

3. Proporção de engajamento

Um pouco diferente do item anterior (que diz a quantidade total de interações), a taxa de engajamento é a média de interações por postagem para cada mil seguidores.

É uma métrica que normaliza a frequência de publicação e o tamanho da audiência, para que o engajamento por marca possa ser comparado.

4. Uso de hashtag

Hashtags são a moeda social de usuários e marcas no Instagram. Embora não seja possível rastrear o número de usuários que usaram determinada hashtag (como no Twitter), elas são a âncora para qualquer campanha de uma marca

Ao monitorar e classificar as postagens que possuem hashtags específicas, você pode ter uma ideia de campanhas que tiveram boa repercussão. As hashtags genéricas também podem dar uma indicação do tipo de conteúdo que os seus fãs realmente apreciam.

5. Impacto relativo

No Instagram Analytics, o impacto relativo calcula o quanto uma publicação em particular foi impactante em comparação com o desempenho médio de suas outras postagens nos últimos 30 dias, tendo como base a relação de engajamento.

Acompanhar essa métrica permite que você identifique rapidamente o conteúdo do Instagram de melhor desempenho para que possa fazer mais do que está funcionando (e menos do que não está).

6. Dados demográficos

Ao estabelecer métricas de Marketing Digital, lembre-se de que é importante determinar quem você está alcançando. Você tem atingido seu público-alvo, desenvolvendo relacionamentos com influenciadores-chave e conectando-se com clientes atuais e potenciais?

Em vez de concentrar-se apenas no aumento de seguidores, preste atenção em que contas engajam com sua marca nas mídias sociais e o nível desse engajamento, incluindo quem está compartilhando e curtindo suas postagens, contribuindo com comentários ou menções além de verificar quem está clicando em links.

7. Métricas do Instagram Stories

Quando falamos em Instagram Analytics para averiguar o retorno dos nossos investimentos em marketing, devemos também considerar a ferramenta Instagram Stories.

Há 4 métricas importantes que você precisa considerar nesse recurso da rede social:

  • Número total de visualizações: você sabe exatamente quantas pessoas viram a sua história.

  • Percentual de visualização: com o número de visualizações da história, divida-o pelo número total de seguidores e multiplique por 100; você saberá qual a porcentagem de seguidores que viram sua publicação.

  • Taxa de conclusão: divida o número de visualizações do seu último post pelo número de visualizações do seu primeiro story; multiplique por 100 e você terá a aproximação de quão boa sua história é para atrair e manter a atração dos seus seguidores.

  • Número total de respostas: ao contrário das postagens normais do Instagram, o único modo de engajar no Instagram Stories é enviando uma mensagem direta, portanto, mesure esse dado também.

Depois de aprender todas essas métricas, lembre-se de fazer uso do Instagram Business Tools, em que você consegue analisar com mais precisão os dados do Instagram Analytics.

Gostou desse artigo? Se deseja entender mais sobre impulsionamento nas redes sociais, clique no banner abaixo e confira o nosso Guia Completo: Facebook para Empresas!

Guia completo: Facebook para empresas

Dica: A Orgânica é uma agência de Marketing Digital especializada. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.