Vendas online: saiba como mensurá-las e obter melhores resultados


Guilherme de Bortoli

Por   

 02/07/2018 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Engana-se quem pensa que criar um ambiente de vendas online é fácil. O comércio eletrônico, além de disputado, tem muitas variáveis que devem ser controladas de perto. Porém, isso não é motivo de desânimo, pois os resultados valem a pena!

Um dos grandes segredos para ter sucesso com uma loja online é acompanhar o desempenho das estratégias e recursos. KPI, ou Key Performance Indicators, são os indicadores de desempenho, primordiais para os gestores.

Por isso, continue a leitura e conheça as melhores práticas de mensuração para obter bons resultados em vendas online!

Como e por que mensurar os resultados do seu comércio eletrônico?

Seja online ou offline, cada estratégia da empresa representa um investimento e uma oportunidade. Não mensurar os efeitos pode ser desperdício de tempo e dinheiro. Aumentar as vendas e a lucratividade é um objetivo de qualquer empreendedor, a questão está em como fazer isso!

Dica: Quais métricas de vendas devo acompanhar?

Definir e controlar as métricas permite que os investimentos tenham uma melhor performance, gerando retornos precisos e atraentes, além de aumentar o conhecimento do próprio negócio e mercado por parte da empresa.

Quais são os principais indicadores de vendas online?

Agora, vamos mostrar quais são os principais indicadores para que você mantenha o acompanhamento dos resultados:

Ticket médio

ticket médio é o valor médio das suas vendas online. Ações para aumentar esse indicador são sempre interessantes, tais como ofertas de combo, descontos progressivos, frete grátis a partir de um determinado valor, entre outras ações.

Dica: Ticket médio: por que esse indicador é tão importante para sua empresa?

O cálculo do ticket médio é bem simples, basta definir o período de análise e dividir o faturamento pelo número de pedidos.

Número de leads gerados

Os leads são potenciais clientes que foram identificados pela marca. Eles representam uma boa oportunidade de gerar vendas, então devem ser muito bem trabalhados. Nesse sentido, quanto mais leads qualificados forem gerados, maiores as chances de aumentar as vendas online.

Então, faça um acompanhamento do tamanho da base de leads que a sua empresa dispõe e sempre tenha ações para aumentar essa lista.

ROI

O ROI, ou Return On Investment, é um dos indicadores mais conhecidos e gerenciados entre as empresas. Ele representa o retorno sobre um investimento, o quanto uma determinada ação gerou para a empresa, descontando o valor aplicado.

Dica: O que é ROI e qual a importância disso para minha empresa?

O interessante é manter um controle de ROI de cada ação tomada e compará-los. No cálculo do ROI devem entrar os gastos com publicidade, equipe e ferramentas. Você subtrai do total faturado o valor investido, dividindo pelo faturamento.

CAC

O CAC, ou Custo de Aquisição de Cliente, é o valor de investimento necessário para uma conversão de lead em cliente. Esse indicador é fundamental nas vendas online porque mostra o quanto a sua empresa está aplicando para gerar novos consumidores.

Para calculá-lo, basta somar os custos relacionados às estratégias de atração e fechamento e dividir pelo número de clientes gerados no período analisado.

LTV

Por fim, o LTV representa o Lifetime Value, ou tempo de vida do cliente. Trata-se do valor que um cliente gera para a empresa durante o tempo que ele permanece comprando com ela.

O primeiro passo é encontrar o tempo médio de permanência do cliente. Depois disso, basta multiplicar pelo ticket médio e você terá o valor que aquele consumidor gerou de faturamento ao longo do tempo.

Como uma agência pode ajudar no acompanhamento das vendas online?

O serviço de uma agência de Marketing Digital é muito interessante para empresas com comércio digital. Os profissionais conseguem manter um acompanhamento bem de perto das estratégias, identificando o que gera melhor performance e o que deve ser otimizado, a partir dos indicadores.

Dica: Está vendendo menos do que gostaria? Saiba como resolver isso!

As ferramentas e recursos mais atuais serão colocados em prática para promover grandes resultados para o seu negócio.

Portanto, vimos que, para ter sucesso nas vendas online, é preciso acompanhar cada indicador relacionado. Eles mostram o desempenho do negócio, gerando dados importantes para as estratégias.

Estude bem cada um dos KPIs que indicamos e veja como eles podem lhe ajudar a aumentar os lucros do seu negócio! Lembre-se de que uma agência especializada pode ajudá-lo a identificar potenciais de melhorias em todo o processo de vendas!

Gostou do conteúdo sobre vendas online? Baixe nossa planilha calculadora de CAC e mantenha seus investimentos sob controle!

Banner-Planilha Calculadora de CAC


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.