O que é Web Semântica?



Por   

 07/09/2019 

Atuando desde 2005 com tecnologia e internet, concebendo e desenvolvendo processos de inovação.

O conceito de Web Semântica surgiu em 2001 por Tim Berners-Lee, James Hendler e Ora Lassila a partir de uma preocupação em relação ao grande crescimento desenfreado da internet tomando proporções inimagináveis. Esta ampliação acabou por ocasionar uma dispersão muito grande de informação. Web Semântica é um movimento colaborativo para organizar a informação de maneira legível para computadores e máquinas através de padrões de formatação de dados como o RDF (Resource Description Framework). 

A ideia é basicamente atribuir significado ao conteúdo na internet, não sendo mais necessário buscar por informações de forma isolada ou por palavras-chaves, mas sim de forma em que a web possa construir uma resposta mais elaborada a partir de várias relações, como por exemplo perguntar: Qual foi a tenista mais renomada no ano de 1988?

x

Não se trata de uma inteligência artificial, mas sim um sistema onde o computador possa ler um bloco de informação, atribuir uma etiqueta de significado, e a partir de inferências com outros blocos gerar um conhecimento maior. Na prática podemos dizer ao computador que, por exemplo, o termo “Peru” é o nome de um país e não uma espécie de animal, desassociando este de erros com palavras-chaves.

Sintaxe

As duas principais tecnologias envolvidas na web semântica são o XML e RDF. 

O objetivo do RDF é auxiliar o desenvolvimento de metadados cuja finalidade é promover a comunicação transparente entre sistemas que compartilham informações e que sejam entendidas por outros sistemas na internet. Metadados representados em RDF são usados para dar significado aos recursos da Web Semântica, permitindo que estes sejam manipulados e compreendidos por computadores.

Não é uma linguagem em si, mas sim um modelo de representação para descrição de recursos.

RDF é definida entre três tipos de objetos: recursos, propriedades e triplas.

  • Recurso é o que será descrito por uma expressão RDF. Todos os recursos são identificados por um URI (Uniform Resource Identifier).
  • Propriedades são características utilizadas para descrever um recurso.
  • Tripla é nada mais que a união destes elementos. O significado de uma tripla pode ser resumido como: “o recurso que possui a propriedade com determinado valor”. Um valor ou objeto pode ser tanto um outro recurso quanto um tipo primitivo definido por XML.

Na imagem a abaixo temos “Bob” como um recurso atrelado à um valor “Person” com a propriedade de “ser”. Podemos dizer então que Bob é uma pessoa e a relação entre esse 3 elementos é chamada de tripla. Ao mesmo tempo temos o recurso “Bob” atrelado a outro recurso: “The Mona Lisa”, que por sua vez possui outras relações com outros recursos gerando assim uma rede infinita de dados interligados. Os valores podem ser escritos na linguagem XML.

x

A linguagem XML tem como principal função o compartilhamento de informações através da web e tem como características: simplicidade e legibilidade, tanto para humanos quanto computadores; ligação de bancos de dados separados; possibilidade de criação de tags sem restrição. Abaixo um exemplo de utilização:

x

Conclusão

A implementação dessa tecnologia já começou, mas ainda pode levar um tempo para toda a comunidade da web utiliza-la corretamente. Quando isso acontecer toda a informação presente na internet será como uma grande enciclopédia, com sumários rápidos e   conteúdos de fácil acesso. A informação terá tanto significado para nós quanto para o computador, o que possibilitará um diálogo muito mais amigável.

- Escrito originalmente por Leonardo Lovatto Michaelsen.



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!