4 informações valiosas que seu CRM oferece e você nem sabia


Guilherme de Bortoli

Por   

 26/06/2017 
 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Para quem está acostumado a usar planilhas e outras ferramentas, apenas contar com uma relação de propostas pendentes em tempo real já pode parecer um grande ganho, independente de outras informações do CRM.

Mas as funcionalidades disponíveis permitem ir muito além do controle de propostas, cada vez mais, oferecem uma vantagem competitiva significativa para quem se utiliza da ferramenta, isso sem falar dos controles de indicadores. Logo vai ficar impossível sobreviver no mercado sem contar com essa tecnologia.

Confira algumas das informações disponíveis!

Informações do CRM sobre propostas

Um CRM costuma fornecer informações diversas sobre as propostas, muito além do mencionado acima que, em alguns casos, podem ser separadas de acordo com a expectativa do vendedor em relação a elas, fornecendo uma previsão mais precisa de resultado.

Em paralelo, as propostas podem ser consultadas por vendedor, região, perfil de cliente, por produto ofertado e, na maioria das ferramentas, você pode configurar diferentes combinações com todos os dados armazenados.

Esses apontamentos permitem previsões de receita mais seguras, metas mais reais e acompanhamento imediato das pendências de venda de cada membro da equipe.

Status do cliente

Em um CRM os clientes são separados de acordo com o seu nível de relacionamento e proximidade com a empresa.

Dessa forma é possível saber, por exemplo, quantos dos prospects apenas tiveram um rápido contato, quantos estão maduros para uma abordagem do comercial, como está se dando a migração de um status para outro, em que proporção, em que período e muitas outras.

É um “banquete” para o marketing! Com essas informações fica fácil determinar políticas para cada etapa do funil de vendas, levantar onde estão às lacunas e os pontos fracos da estratégia e, assim, determinar políticas de correção e aprimoramento da política comercial da empresa.

Dica: O que é funil de vendas e como isso pode impactar no sucesso do seu negócio?

Detalhes do histórico

As informações do histórico de relacionamento do cliente são um pouco mais subjetivas. Tudo que ocorreu com o cliente pode ser registrado. A maioria das ferramentas possui funcionalidades de automação para, por exemplo, armazenar os e-mails trocados com os clientes. Isso evita erros e agiliza o processo.

Essas informações são muito uteis para o comercial, ele pode verificar que no último contato, o cliente estava programando uma viagem para o exterior visando exportações, ou mesmo algo menos significativo, mas de grande importância para o cliente.

São detalhes que o profissional dificilmente lembra, mas que se foram armazenados estarão a sua disposição e impressionam o cliente ao serem usadas. Também são muito úteis diante de algum mal entendido, que muitas vezes é resolvido com base nos registros.

Clique no banner abaixo e saiba tudo sobre leads!

Leia mais sobre leads

Geolocalização

O exato posicionamento geográfico de cada um dos clientes no mapa é outra informação de grande valor. Com base nela, empresas estão programando rotas otimizadas, tanto para diminuir custos e aumentar a produtividade da logística como do comercial.

Mas a localização não é apenas um dado de cunho prático para a locomoção, pois pode fornecer informações estratégicas preciosas para o marketing, identificando comportamentos e hábitos de compra dos clientes por região é possível estabelecer políticas comerciais regionais.

Esse tipo de ação costuma reverter em resultados significativos, pois a maioria das pessoas reage muito bem a elas, se sentem mais importantes e percebem a empresa mais dedicada quando recebe tratamento mais personalizado.

Esse último exemplo foi especialmente esclarecedor sobre a importância de manter profissionais capacitados para gerir os dados. Eles é que podem gerar informações do CRM de ganho prático superiores e incomparáveis!

Quer contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital para isso? Basta entrar em contato conosco!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.