Como usar o Natural Marketing para conectar marcas e pessoas


Guilherme de Bortoli

Por   

 02/03/2020 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Olá! Tudo bem com você?

Aqui é o Guilherme de Bortoli e neste post continuaremos a série sobre o Natural Marketing!

No primeiro texto explicamos o que é o Natural Marketing! Agora chegou a hora de mostrar como ele pode conectar marcas e pessoas! Bora conferir? 

Muitos negócios já atuam produzindo conteúdos originais o tempo todo e não se dão conta. Desde a criação de uma empresa, a sua história, os desafios e os aprendizados vão se desenvolvendo sob vários aspectos. E isso é muito valioso para a imagem que a empresa pode criar sob o ponto de vista de seu público.

É um desperdício não usar essa história, mesmo que seja breve, no ambiente digital para mostrar ao público qual é o propósito da sua marca. As pessoas querem se conectar, então conte a sua história de uma maneira que elas possam se identificar e perceber valor em cada desafio superado e cada objetivo alcançado.

Confira como contar histórias que vendem no vídeo abaixo!


Histórias que Vendem

Dica: Storytelling: aprenda a contar a história da sua marca de forma poderosa

Para que o Natural Marketing existe

O Natural Marketing existe para perpetuar o que a sua empresa tem de melhor! 

Partindo para a questão prática, nós da Orgânica identificamos que precisávamos mudar também a maneira de enxergar o funil de marketing e vendas.

Em vez de separar as ações de marketing em outbound e inbound, entendemos que diferentes seres humanos precisam de diferentes abordagens e por isso organizamos a comunicação dos nossos clientes agregando ações passivas e ativas. Em vez de usar o funil tradicional, entendemos que a realidade solicita um funil em Y.

Funil em Y - Natural Marketing

Funil em Y usado no Natural Marketing

Antes se achava que para uma pessoa que quer ter seu problema resolvido por alguém, a marca atuará como ativa de ponta a ponta.

Da mesma forma quando um prospect que estivesse consumindo conteúdo sozinho fosse localizado, se entendia que a sua preferência, de avançar na jornada de compra consumindo conteúdo sozinho devesse ser respeitada, não entrando nunca em contanto e mantendo a marca completamente passiva.

Dica: 5 Vantagens de usar o Marketing de Conteúdo em sua empresa

A verdade é que as diferentes jornadas de compra de diferentes perfis de pessoas, não são tão lineares assim. Muitas pessoas que estão precisando de ajuda, que consumiram um ou dois conteúdos seus, podem não avançar solicitando ajuda. O grande risco aqui é você educar o mercado e perder o negócio para quem for ativo e oferecer uma solução prática para o lead.

Ser presente, relevante, gerar valor, ser admirado e desejado, é a estratégia de branding. E o esforço envolvido na condução desse relacionamento com o cliente está diretamente ligado à relevância que a marca tem.

Quanto maior a relevância, menor o esforço nas ações de comunicação ativa. Você certamente atenderá o telefone e receberá em sua sede de braços abertos alguém que admira, que já te gerou valor e que certamente agregará ainda mais conversando com você ao vivo!

Entendeu, agora, por que partir de uma base sólida de negócios é, no fim, precisar de um esforço menor para ter e manter clientes engajados com a empresa? Conhecer a forma com que sua marca pode ajudar a comunidade e o mundo é entender como criar laços mais firmes com quem está interessado no que você tem a dizer.

Assista ao vídeo abaixo e saiba como colocar a sua marca no coração das pessoas:


Natural Marketing

Dica: O que são love brands e o que você pode aprender com elas

Os nove passos para a atuação com Natural Marketing

1. Tudo começa pela alma

A empresa deve ter uma visão única, um propósito claro capaz de inspirar as pessoas. 

2. Corpo

Como a sua oferta pode transformar a realidade dos seus clientes?

3. Roupa

É o conceito pela qual sua marca é percebida pelo público, uma identidade.

4. Atitude

Como você mostra a razão de fazer o que faz? Seu posicionamento fala com as pessoas? Posicionamento é também mostrar o que a sua marca defende e o que ela não acha válido.

5. Onde frequenta

É conhecer quais os melhores canais que a sua marca pode usar para se aproximar de quem vê valor no que ela faz.

6. Se apresentar

Quais as histórias que você pode contar para se conectar com o seu público? E como você vai despertar a confiança de que o que você diz é verdadeiro?

7. Encantar

É manter o relacionamento e estreitar os laços.

8. Conquistar

A sua promessa de melhorar o mundo é a proposta certa para o seu público? Se a resposta for sim, esses clientes se tornarão fãs.

9. Mudar o mundo

É cumprir o prometido criando uma experiência única para seu cliente e garantindo o lugar da sua marca no coração das pessoas.

Dica: Conheça a metodologia do Natural Marketing

Por fim, posso dizer que a estratégia de Natural Marketing combina a essência do seu negócio com as pessoas que se identificam com ela. Através dessa compatibilidade de ideais, todos contribuem para um mesmo propósito e criam laços afetivos uns com os outros. Assim todos crescem! 

Quer colocar sua marca no coração dos seus clientes? Conte com o apoio de uma agência de Marketing Digital. Fale com a Orgânica!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.