Marie Kondo: A mágica da arrumação


Guilherme de Bortoli

Por   

 09/03/2020 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Ela não imaginava que sua obsessão de infância se tornaria um best-seller internacional, com mais de 8 milhões de cópias vendidas em cerca de 40 idiomas.

Já ajudou milhares de pessoas a dar um novo significado à casa e à vida delas, mas, nem nos seus melhores sonhos, ela poderia imaginar que suas palestras teriam os ingressos esgotados em apenas 1 dia.

Ou que seria destaque no New York Times, London Times, Wall Street Journal, na Vogue, no Late Show com Stephen Colbert e no Ellen Show.

E, muito menos, imaginava que seria considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, que apareceria constantemente em programas de tevê ou estrelaria uma série da Netflix, indicada ao Emmy 2019 para Melhor Apresentador.

Conhecida como “guru da arrumação”, Marie Kondo é a consultora de organização mais famosa do mundo.

Num certo momento, ela também não achou que isso se tornaria uma profissão, e hoje seus serviços recebem novas solicitações diariamente.

Como arrumar a casa transformou milhões de vidas

Aos 5 anos de idade, o passatempo preferido de Marie era ler as revistas que sua mãe assinava, cheias de artigos sobre serviço doméstico, decoração, dicas e resenhas de produtos.

Mesmo não entendendo todas as palavras, ela achava tão divertido quanto o videogame era para seu irmão e sonhava em colocar tudo aquilo em prática.

Assim, criou atividades como fazer divisórias para gavetas usando caixas de leite. Na escola, enquanto as outras crianças brincavam, ela ficava na sala de aula para arrumar as prateleiras.

Estava sempre pensando nos métodos de arrumação que lia, porque não demorava muito e tudo ficava bagunçado novamente. Parecia sem solução.

Foi isso que a motivou, ainda na escola, a estudar o assunto a sério.

Bagunça: um reflexo do bem-estar interior

Marie passava horas totalmente focada em cada livro que colocava nas mãos.

Ela lembra até hoje do dia que leu sobre a importância de se desfazer das coisas e percebeu como a organização poderia ter um impacto muito maior do que pensava.

Ao chegar em casa, pegou um monte de sacos de lixo e os encheu de roupas, livros e brinquedos que nunca usava. Alguns que nem se lembrava da existência.

Arrumou dessa forma não só o próprio quarto, mas todos os cômodos, e também passou a fazer extra arrumando a casa de amigos.

Ela tinha o sonho de ajudar as pessoas a se organizarem de uma vez por todas, mas, não importava onde fosse, a queixa era sempre a mesma: “Quando a casa está muito bagunçada, eu arrumo tudo, mas logo depois ela fica toda desorganizada de novo”.

Marie lembrava das revistas da sua mãe indicando a arrumar um pouco por dia, e já sabia que esse era justamente o motivo de nunca dar fim à bagunça.

Pois não se trata da bagunça em si, e sim do que se esconde por trás dela. A mudança de perspectiva, que influencia as emoções, possibilita um novo estilo de vida e elimina todas as travas desse ciclo vicioso.

Aos poucos, ela começou a se dedicar à carreira em tempo integral, e seus serviços se espalharam de boca a boca até ter uma lista de espera de 6 meses.

Foi quando, com 19 anos, resolveu fundar uma empresa de consultoria em organização pessoal.

O fator alegria nunca mente

Hoje, à frente da empresa KonMari Media, Inc., Marie molda sua carreira atendendo às necessidades daqueles que querem acabar com a bagunça, mas não sabem por onde começar.

Seus dois principais livros publicados no Brasil, “A Mágica da Arrumação” e “Isso Me Traz Alegria”, apresentam seu próprio método, chamado KonMari, que atraiu a atenção de milhões de pessoas.

Não apenas devido à sua eficácia, mas também porque, pela primeira vez, ela levou a organização a um nível capaz de transformar vidas.

Para Marie, o entendimento do que traz alegria representa a força capaz de colocar a bagunça em ordem. Desde o guarda-roupa até os pensamentos.

Após dedicar quase 80% da sua existência ao assunto, seu método se tornou um estilo de vida, e ela está trabalhando de diversas formas para compartilhá-lo com o maior número de pessoas possível.

Já tem mais de 4 milhões de seguidores no Instagram e 680 mil inscritos em seu canal no Youtube, onde ensina passo a passo suas técnicas, como no vídeo “Método básico de dobragem”, com mais de 800 mil visualizações.

Mas se ela falasse apenas sobre técnicas, não teria tanto sucesso.

Dica: Do storytelling ao storyselling: como criar conteúdos que vendem​

Seu site disponibiliza todos os meios necessários para que mais pessoas consigam organizar uma vida que traz alegria, como seções de entrevistas, conselhos práticos e uma série de e-mails de conteúdos exclusivos.

Marie também criou um curso de certificação que, atualmente, inclui mais de 300 consultores de todos os lugares, treinados por ela mesma para espalhar suas técnicas pelo mundo.

No site, é possível assistir vídeos das histórias desses consultores, encontrar o consultor mais próximo e até se tornar um.

Dessa forma, ela vem construindo uma comunidade cada vez maior, em que as pessoas se conectam e ajudam umas às outras a descobrir o que gera alegria.

Dica: Como usar o Natural Marketing para conectar marcas e pessoas

Conteúdo que traz alegria

Muitas pessoas e empresas possuem um propósito tão autêntico, que é capaz de mudar o mundo para melhor.

O problema é que elas estão contando sua visão de pessoa em pessoa, impedindo que seu impacto seja muito maior. Elas não estão digitalizando sua mensagem para que possa ser conhecida em escala, dessa forma, acabam perdendo suas melhores mensagens alguns instantes após terem sido criadas, impedindo que milhares de pessoas pudessem ser beneficiadas.

Nós acreditamos que o que uma empresa tem a dizer é o que a posiciona e a diferencia, e por isso focamos no desenvolvimento de ações que levam o conteúdo como protagonista.

Conheça a história do Natural Marketing:


Natural Marketing

A Orgânica é uma agência de Marketing Digital que atende empresas que assumem a sua responsabilidade de mudar o mundo para melhor e que enfrentam a complexidade do seu próprio crescimento.

Ajudamos elas a continuarem crescendo, permitindo que sua visão chegue às pessoas de forma correta e personalizada.

Elas se conectarão com você organicamente, confiando em sua marca, pois não sentem seu espaço invadido por uma ação de marketing.

Porque quem você é e o que você tem a dizer, naturalmente, vende!

 


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.