Tudo o que você precisa saber sobre o Marketing Industrial


Rodolfo Benetti

Por   

 19/11/2019 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Oi, aqui quem fala é o Rodolfo! Tudo bem?

Hoje vim conversar com você sobre Marketing Industrial. É um termo pouco conhecido e uma estratégia na qual poucos investem. No entanto, ela é reconhecidamente essencial.

Mas se você quer ser que nem esse cara aí de cima, olhando para o crescimento da sua indústria, segue comigo que vou te explicar tudo!

Marketing Industrial

O que é marketing industrial?

O Marketing Industrial é o nicho de Marketing focado em atender empresas da Indústria.

O objetivo dele é proporcionar, para empresas do setor, ações inteligentes que gerem resultado, agreguem valor para os produtos oferecidos e visem a venda e a conquista de uma melhor posição no mercado.

Isso é feito por meio de estratégias de Marketing que fidelizam os clientes atuais e atraem novos. As ações são propostas de acordo com o perfil da empresa e os seus objetivos. Afinal, uma empresa que precisa construir sua marca precisa de estratégias diferentes daquela que deseja impulsionar o crescimento!

Resumindo, o Marketing Industrial nada mais é do que a manutenção do relacionamento entre duas empresas. Como já diz o termo, em inglês, business to business. Quer um exemplo?

É o caso de indústrias de produção de máquinas agrícolas, em que seu principal cliente são outras empresas, organizações e negócios. Então, essa comunicação com outras empresas (o B2B, Marketing Industrial) é uma maneira de divulgar seus produtos com eficiência.

Quer aprender estratégias de posicionamento para que sua marca seja lembrada? Inscreva-se no webinar abaixo!

          

Como se destacar no setor das Indústrias?

Nós, da Orgânica, somos uma agência de Marketing Digital e desenvolvemos uma pesquisa para entendermos melhor o mercado industrial, que é responsável por movimentar boa parte da nossa economia. Mas, muito mais que isso, criamos o Panorama do Marketing Industrial nas Indústrias Brasileiras para ajudar o setor a crescer novamente após anos de crise econômica.

O setor industrial brasileiro é muito competitivo. Porém não é apenas isso que impede as empresas de se destacarem, existe outro fator importante: as estratégias de Marketing. Como saber o que precisa ser feito para destacar sua empresa no mercado? Sem um Benchmarck fica praticamente impossível! Justamente por isso que você deveria fazer agora mesmo o download do relatório completo!

Dica: Faça o download gratuito do resultado completo da pesquisa

Por se tratar da primeira pesquisa do gênero no país, fizemos diversas descobertas interessantes. Uma das que mais chamaram atenção é que 16.3% dos participantes afirmaram que sua empresa nunca alcança as metas de marketing. Dá pra acreditar?

Também descobrimos que a maioria das indústrias ou está no mercado há mais de 30 anos, ou há menos de 5. Isso nos dá uma boa ideia de como esta área teve um declínio significativo desde o anos 1990, o que está sendo revertido aos poucos nos últimos anos. Mesmo assim, mais de 30% de todas estas empresas são consideradas micro ou pequenas, e de atuação somente local.

Após algumas semanas, tivemos mais de 1.700 respostas que foram bastante úteis para entendermos com clareza o atual momento do mercado, principalmente quando 64% das respostas foram dadas por empresários que trabalham em uma indústria ou prestam serviços para uma.

Por isso, se você quer destacar a sua empresa no setor industrial brasileiro aí vai uma dica: faça o download do relatório da pesquisa! A partir dos dados pudemos traçar a realidade do setor, conhecer estes empreendedores, as estratégias usadas e os resultados alcançados por eles de acordo com as estratégias de Marketing usadas!

Para fazer o download basta clicar no banner abaixo!

A 1ª pesquisa do Brasil sobre Panorama do Marketing nas Indústrias 2019

Qual o risco de permanecer sem fazer nada?

Tão ruim quanto perder espaço para os concorrentes é perder espaço para si mesmo. Como assim? Sempre vai ter algo pra atrapalhar o crescimento da sua empresa. O que faz a diferença é a atitude que você toma a respeito disso!

Não terceirize essa responsabilidade esperando o mercado melhorar, ou muito menos ajuda do governo. Ficar nessa espera eterna pode acabar com o futuro da sua empresa.

Quer ver os sinais do que estou dizendo? De 2014, início da recessão no Brasil, até 2017, a receita da indústria brasileira caiu 7,7%. Os dados são da Pesquisa Industrial Anual (PIA), realizada pelo IBGE. Além da receita, também foram notadas perdas no número de vagas. No mesmo período foram cortadas cerca de 1,1 milhão. Quanto a isso sei de duas coisas:

  • Se você faz parte dessa estatística quer muito tirar sua empresa dela;
  • Se não faz, não quer fazer de jeito nenhum.

Seja qual for a resposta, preste atenção nos próximos parágrafos.

Um setor que responde por 22% do PIB do nosso país (dados da CNI) não pode ficar estagnado. E muito menos regredir como já vem acontecendo! Quer evitar esse risco?

Então você tem que dar um passo hoje mesmo! E se o que você quer é levar sua empresa para o próximo nível, clique no banner e baixe agora mesmo o Panorama do Marketing nas Indústrias 2019!

Resultados do Panorama do Marketing nas Indústrias


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.