Afinal, o social selling funciona para médias e grandes empresas?


Guilherme de Bortoli

Por   

 05/02/2018 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Você acha que as redes sociais só servem para entretenimento ou para pequenas empresas? Se a sua resposta foi afirmativa, você está muito enganado! Essas plataformas se tornaram grandes ferramentas às empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Se você também quer aproveitar isso, deve conhecer o conceito de social selling.

Por isso, criamos este artigo em que mostraremos como você pode utilizar as redes para aumentar as vendas da sua empresa. Confira!

Dica: Redes sociais para empresas: em qual devo investir?

O que é social selling?

Social selling pode ser representado como a utilização das redes sociais para a prospecção e qualificação dos leads, seguido do fechamento da compra e acompanhamento daquele cliente ao longo da sua vida útil.

As redes sociais ganharam um destaque entre as empresas devido ao seu alcance e a possibilidade de manter o contato frequente com o público, de forma simples e direta.

Por isso, diversas empresas já adotaram as diferentes plataformas, como FacebookLinkedIn, Instagram e Twitter como ferramentas de vendas. E um grande engano é pensar que elas só servem para empresas de pequeno porte.

Empresas como FIAT, Todeschini, M.Pollo e Famiglia Valduga Co. têm as redes como importantes meios para gerar um melhor relacionamento com seus clientes, mantendo uma boa presença e abrindo um excelente canal de comunicação com o público.

Dica: Afinal, o que é LinkedIn Sales Navigator? Entenda aqui!

Quais são os pilares das vendas nas redes sociais?

Para ter sucesso com o social selling é preciso conhecer os quatro pilares. São eles:

Estabeleça a sua marca

O primeiro pilar é o ponto de partida para o social selling. Você deve traçar o seu objetivo com as redes sociais, listando em quais delas deseja estar. Então, crie uma página nas plataformas, preenchendo as informações necessárias.

Suas páginas devem ser um retrato da marca, mantendo a identidade, valores e missão que pretende passar.

Contate as pessoas certas

Agora que já possui as páginas criadas e preenchidas, é o momento de formar o seu ciclo de contatos. Adicionar pessoas aleatórias não é uma boa estratégia. Você deve concentrar suas atenções naqueles que são potenciais clientes para seu negócio.

Para isso, é muito importante conhecer as características do seu público-alvo e traçar uma persona, ou seja, a personificação do seu cliente ideal. Com isso, as suas ações se tornam mais assertivas e você atrai um público realmente qualificado, que pode se transformar em ótimos clientes para a marca.

Para ajudá-lo a identificar o Perfil Ideal de Cliente do seu negócio, criamos essa planilha. Confira!

Planilha Perfil Ideal de Cliente

Interaja oferecendo insights

Conhecimento é muito importante na manutenção de um bom relacionamento com os clientes. Por isso, uma boa dica para atrair o público certo e manter um bom engajamento com as publicações é oferecer conteúdos relevantes.

Qualifique o público, crie conteúdos novos e autênticos e promova a participação dos seus contatos na formação de uma comunicação colaborativa.

Cultive relacionamentos

O quarto e último pilar do social selling é o cultivo do relacionamento. Um dos grandes benefícios das redes sociais é justamente a proximidade fornecida pela praticidade das plataformas. Então, nada mais interessante que utilizá-la.

Tenha atenção com cada interação, mensagens, questionamentos e menções. Tire as dúvidas que surgirem e mantenha um bom contato com seu público.

social selling é uma grande prática para as empresas que buscam uma maior proximidade com seus clientes e potenciais consumidoresaumentando as vendas consideravelmente.

Os quatro pilares que listamos são universais e devem ser seguidos por qualquer empresa, seja ela pequena, média ou de grande porte. Todos têm muito a ganhar!

E então, gostou do nosso conteúdo sobre social sellingConverse com um especialista e descubra o que nossa agência de Marketing Digital pode fazer por você!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.