Trabalhar com Marketing Digital é seguro, sim! Veja o porquê


Guilherme de Bortoli

Por   

 31/07/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Todo cuidado é pouco quando se trata do compartilhamento de dados na Internet — afinal, estamos falando de informações sobre pessoas de verdade! Trabalhar com Marketing Digital é seguro justamente por isso: leis que cuidam e protegem os dados dos usuários são eficientes quando o assunto é desencorajar manipulação indevida dessas informações.

O surgimento constante de empresas vendendo pela Internet tem tornado inúmeras as oportunidades de lucrar trabalhando com Marketing Digital, então é natural que ainda exista desconfiança sobre essa área — e a proteção desses dados!

Mas posso te assegurar: trabalhar com Marketing Digital é seguro!

Existem, sim, informações sensíveis transitando na Internet, e esse conteúdo explicará como você pode se proteger!

O que é o mercado digital?

Pensar no mercado digital fica mais fácil se a gente fizer uma analogia com um mercado no mundo físico. Um mercado existe em um endereço de um bairro, e qualquer fornecedor ou cliente precisará se mover fisicamente até o mercado para vender ou para comprar dele.

O mercado digital é um mercado acessível pelo mundo inteiro, com ofertas diversificadas, diferentes categorias de produtos e serviços, e com todo tipo de consumidor e fornecedor negociando ao mesmo tempo!

Guia completo: Como entender quem realmente é o cliente da sua empresa

Variedades tão grandes no mercado digital geram oportunidades únicas para diferentes tipos de profissionais, especialmente para o profissional de Marketing Digital: ele age em nome dos negócios para direcionar novos clientes para os vendedores.

Dá para trabalhar na área do Marketing Digital como gestor de mídias sociais, analista de SEO, e várias outras atividades a depender da formação ou das experiências anteriores.

O mercado digital democratiza a entrada e o consumo dos bens e serviços trocados pelos cidadãos do mundo inteiro com acesso à Internet — seja lá o que você faz bem, é provável que haja um espaço nele para você!

Por que é preciso se preocupar com segurança no Marketing Digital?

O profissional de Marketing Digital lida com dados sensíveis

E como é que esses cidadãos são identificados? Como é que as identidades verdadeiras são filtradas das falsas?

Duas palavras: dados sensíveis!

Coisas como:

  • Números de identidade;
  • Endereços, telefones e e-mails;
  • Informações de pagamentos;
  • Senhas para serviços — entre outros mil exemplos que você pode imaginar.

Não tem como um profissional do Marketing Digital trabalhar sem o mínimo de segurança para lidar com essas informações, concorda?

A boa notícia é que todos esses dados podem ser protegidos com um pouquinho de estudo, com um bocado de bom senso, e com as ferramentas com a reputação de zelar pela integridade da coleta e do gerenciamento de informações pessoais.

Dica: Marketing Digital é furada? Saiba como evitar uma!

Principais ameaças à segurança no Marketing Digital

Por mais que as ferramentas de Marketing Digital sejam atualizadas constantemente para impedir acesso irrestrito ou vazamento de dados, outras ameaças encontram jeitos de explorar a vulnerabilidade de qualquer ser humano para ganhar acesso às informações privadas.

Dois exemplos que surgem na minha cabeça imediatamente são:

  • A técnica de phishing;
  • E a utilização de um malware.

No phishing, os assaltantes de dados enganam a vítima e fazem com que ela dê informações sensíveis sem suspeitar do golpe.

Esse ataque também pode fazer com que a vítima clique em um link que instala um malware no dispositivo dela. Por isso, é importante ter em mãos computadores ou tablets atualizados e com proteção antivírus.

Tal malware pode ter diversas funções de espionagem sobre o que o usuário faz no dispositivo, incluindo o que é digitado, quais sites são acessados, e controle sobre o celular ou notebook a distância.

O jeito mais simples de se proteger de ataques assim é nunca clicar em links suspeitos, mesmo quando eles são enviados por pessoas conhecidas.

Se o link é para uma notícia, por exemplo, em vez de clicar no link, abra o seu próprio navegador de Internet e pesquise pelo título da notícia!

Como dá para ver, um deslize aqui tem mais a ver com familiaridade (ou não) com as ferramentas de acesso à Internet, do que com o Marketing Digital em si — e ninguém com um celular, tablet ou notebook está livre desse risco.

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

As regras do Conar e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

No que diz respeito à seriedade da proteção dos dados privados de bilhões de pessoas espalhadas no planeta, trabalhar com Marketing Digital é tão seguro (e lucrativo) que as leis tentam dificultar as ofertas em cima dessas informações.

É por isso que cada profissional do Marketing Digital não tem outra opção a não ser agir com conduta e transparência.

O Marketing Digital é tão preciso no que diz respeito às métricas que identificam os perfis dos clientes em potencial, que fica difícil mentir sem planejar um crime esquematizado e altamente arriscado!

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) exige a identificação dos atos de publicidade e absoluta veracidade nas informações dos prestadores de serviço — o que protege o consumidor final e o profissional do Marketing.

Além desse registro detalhado do Conar, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), criada em 2018, mantém normas rígidas para evitar o uso ilegal dos dados dos consumidores.

As multas são altíssimas e as penalidades podem colocar até mesmo empresas colossais em risco!

Dica: Marketing Digital é pirâmide? Descubra a verdade agora!

Empreender em Marketing Digital é seguro?

Empreender em Marketing Digital é seguro especialmente por ser uma área em crescimento acelerado nos últimos anos.

Quando eu e minha equipe decidimos usar o Marketing Digital para colocar a Orgânica como a agência número um das buscas no Google, a gente queria mostrar não só como essa estratégia é segura, como também é lucrativa.

De 0 a 90 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Aumentos de vendas na casa dos milhares de percentuais não são números insanos nessa área.

É por esse motivo que tantas regularizações estão sendo mantidas: o fluxo de dados é valiosíssimo para a sobrevivência das empresas — e os governos estão de olho!

Como encontrar parceiros de Marketing Digital que trabalhem de forma segura?

Reputação é tudo!

Uma agência com anos no mercado, com uma cartela de clientes impressionante, e que bebe da própria fonte, é tudo que você precisa para vender com Marketing Digital sem temer.

Boa reputação é uma garantia de que a empresa parceira trabalha com ética e transparência, dando prioridade à proteção de dados tão sérios.

Já para garantir a segurança no Marketing Digital, a empresa parceira precisa se manter atualizada diante das novas tecnologias — que surgem o tempo todo.

Com isso, novas ameaças também aparecem!

E a Orgânica é uma agência de Marketing Digital preparada para gerenciar os dados privados dos clientes com segurança máxima. Nós recebemos, inclusive, o troféu de 1º lugar do prêmio Melhor em RD Station em 2022.

Se é esse tipo de paz que você precisa para trabalhar com Marketing Digital, você está no site certo!

Não deixe de aproveitar os mais de 60 materiais da nossa biblioteca gratuita para entrar com o pé direito nesse universo!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.