Os 12 arquétipos de marca e sua importância no branding


Guilherme de Bortoli

Por   

 03/11/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Você já se perguntou por que algumas marcas se destacam e nos fazem sentir uma conexão especial com elas? A resposta pode estar nos arquétipos de marca!

Esse é um conceito utilizado no Marketing que se tornou bastante conhecido nos últimos anos, mas que pouca gente entende sua aplicação prática.

E eu reforço: é uma boa abordagem para construir ou modernizar uma marca, direcionar a comunicação e causar identificação com o público-alvo para ganhar a confiança dele.

Mas, para dar vida ao seu arquétipo, é importante conhecer quais são os tipos e como funcionam, além de entender como incorporá-los em sua estratégia de branding.

Então vou te apresentar os 12 arquétipos principais e como escolher o que é mais adequado para sua empresa, de acordo com sua missão, história e público-alvo.

Vem ver!

O que são arquétipos de marca?

Os arquétipos de marca são uma abordagem popular no branding e na construção de identidade de uma marca, que se baseia na psicologia arquetípica, desenvolvida pelo psicólogo suíço Carl Gustav Jung.

Jung propôs que existem padrões universais de pensamento, símbolos e comportamentos inerentes à psique humana, e chamou esses padrões de "arquétipos".

Eles são representações simbólicas de características e traços humanos básicos, e Jung acreditava que influenciam na compreensão da natureza humana e na construção de narrativas.

"Arquétipos são formas ou imagens de natureza coletiva, que ocorrem praticamente em toda a Terra como componentes de mitos e, ao mesmo tempo, como produtos individuais de origem inconsciente."

Carl Gustav Jung

Pense nisso como uma “gramática universal da comunicação humana”, que transcende fronteiras culturais e se aplica a uma grande diversidade de contextos.

Os arquétipos de marca, portanto, podem ser os alicerces da personalidade da sua marca e moldar a maneira como sua empresa se apresenta ao mundo!

Guia completo: Como entender quem realmente é o cliente da sua empresa

Influência dos arquétipos na tomada de decisão do consumidor

Você já se deparou com uma marca que parece entender e representar perfeitamente aquilo que você deseja?

Isso ocorre porque os consumidores tendem a se identificar com marcas que refletem seus próprios arquétipos e, assim, construir uma relação de fidelidade.

Ou seja: ao unir abordagens como arquétipos de marca, gatilhos mentais e técnicas da persuasão, que atuam no inconsciente, a sua empresa provavelmente conseguirá concretizar mais vendas e atingir seus objetivos de crescimento — ao mesmo tempo em que deixa uma lembrança positiva na memória do cliente!

Porque, quando uma marca se alinha com o arquétipo mais representativo do público-alvo, ela cria uma conexão emocional que impulsiona a decisão de compra.

O público sente que a marca o compreende e está em sintonia com seus valores e aspirações!

Dica: A Neurociência prova que a emoção gera vendas

Para isso, você precisa conhecer os principais arquétipos e, então, definir quais se adequam melhor à sua empresa e ao perfil do seu cliente ideal. Veja a seguir:

Os 12 arquétipos de marca e exemplos práticos

Para construir uma boa identidade de marca, é preciso escolher o arquétipo que melhor se encaixa na sua realidade.

Conheça os 12 arquétipos mais importantes no mundo das marcas — com exemplos de marcas que os incorporam em suas estratégias de branding!

1. O Inocente

Lema: “Somos livres para ser você e eu”

Provoca pureza, otimismo e alegria. Marcas que o adotam usam imagens e mensagens que transmitem simplicidade e sinceridade.

A Coca-Cola, há décadas, faz campanhas que celebram a alegria de compartilhar um momento com os outros. A mensagem é objetiva: a vida é melhor quando é doce e simples.

Exemplo de arquétipo - Coca-Cola

Outros exemplos são:

  • McDonald's;
  • Natura;
  • Pampers

2. O Sábio

Lema: “A verdade libertará você”

Representa conhecimento, experiência e orientação. Ou seja: as marcas se mostram confiáveis e buscam educar ou aconselhar seus clientes. 

A National Geographic personifica esse arquétipo, proporcionando percepções profundas sobre nosso mundo e incentivando o desejo de aprender e explorar.

Outros exemplos de marcas são:

  • CNN;
  • Google;
  • Harvard.

Dica: O que é jornada de compra e como guiar o caminho do cliente

3. O Herói

Lema: “Onde há vontade, há um caminho”

Empresas que se alinham com o arquétipo do Herói são movidas pela coragem, determinação e superação. Elas frequentemente se destacam por suas ações nobres e despertam inspiração.

A Nike, por exemplo, com seu famoso slogan "Just Do It", personifica a ideia de superar obstáculos e alcançar grandes conquistas, seja no esporte ou na vida.

Exemplo de arquétipo - Nike

Mais exemplos:

  • Duracell;
  • FedEx;
  • Gatorade.

4. O Mago (ou Mágico)

Lema: “Pode acontecer!”

Esse arquétipo está associado à imaginação, encanto e sonhos. As empresas que buscam criar experiências que transportem os consumidores para um mundo de maravilhas podem usá-lo. 

A Disney, inclusive, personifica isso muito bem! Oferece a magia da infância a pessoas de todas as idades, resgatando memórias afetivas e oferecendo uma experiência do cliente encantadora.

Também posso citar como exemplo:

  • Axe;
  • Eudora;
  • Red Bull.

5. O Comediante (ou Bobo da Corte)

Lema: “Se eu não puder dançar, não quero tomar parte na sua revolução”

Essa é uma forma divertida de fazer acontecer! Marcas com esse arquétipo focam na diversão, no humor e na alegria, buscando entreter os consumidores por meio de mensagens engraçadas. 

A Havaianas é um exemplo disso, utilizando campanhas irreverentes e engraçadas, que se tornaram icônicas na memória do público!

Outros exemplos são:

  • Aff The Hype;
  • Burger King;
  • Pepsi.

Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

6. O Amante

Lema: “Só tenho olhos para você”

O arquétipo do Amante se concentra em relacionamentos, paixão e sensualidade. Essas marcas provocam emoções profundas e conexões íntimas com os clientes

A Victoria’s Secret personifica esse arquétipo, despertando desejos e paixões.

Outros exemplos de marcas são:

  • Lindt;
  • Magnum;
  • Marisa.

7. O Explorador 

Lema: “Não levante cercas à minha volta”

É representado por marcas aventureiras, ousadas e voltadas para a descoberta. Elas incentivam os consumidores a romperem seus limites e explorarem novos horizontes e possibilidades.

Um excelente exemplo é a Red Bull, que se associa a esportes radicais e aventuras!

E marcas como:

  • Chevrolet;
  • Land Rover;
  • Starbucks.

Dica: 22 maiores tendências de Marketing Digital para 2023

8. O Cara Comum

Lema: “Todos os homens e mulheres são criados iguais”

Representa a simplicidade, humildade e acessibilidade. Marcas que o incorporam, frequentemente, ajudam as pessoas a sentirem que pertencem a um grupo.

A marca Dove é um ótimo exemplo disso: promove a autoestima e a aceitação, além de liderar iniciativas de ESG relacionadas à beleza e autoimagem.


Dove: Retratos da Real Beleza

Outros exemplos são:

  • Brahma;
  • Hering;
  • Nivea.

9. O Rebelde (ou Fora-da-Lei)

Lema: “As regras são feitas para serem quebradas”

Marcas que o utilizam desafiam as normas e a autoridade, pois são ousadas, inovadoras e provocativas

Harley-Davidson provoca esse espírito de rebeldia, atraindo aqueles que buscam a liberdade e a autenticidade sobre duas rodas!

Também são excelentes exemplos:

  • Apple;
  • MTV;
  • Uber.

10. O Criador

Lema: “Se pode ser imaginado, poderá ser criado”

Está associado à criatividade, originalidade e expressão pessoal. Essas marcas incentivam os consumidores a serem únicos!

Lego é um ótimo exemplo, permitindo que as crianças (e adultos) criem suas próprias realidades, celebrando a imaginação e a originalidade.

Outros exemplos são:

  • Adobe;
  • Netflix;
  • Sony.

Dica: Marketing Digital: como funciona cada etapa da estratégia?

11. O Prestativo (ou Cuidador)

Lema: “Ama teu próximo como a ti mesmo”

É empático, compassivo e preocupado com o bem-estar dos outros, demonstrando cuidado e responsabilidade social.

A Omo, por exemplo, faz isso muito bem!

Além de marcas como:

  • Huggies;
  • Johnson & Johnson;
  • Nestlé.

12. O Governante

Lema: “O poder não é tudo... é só o que importa”

Está associado à autoridade, controle e liderança. É para marcas que, geralmente, ocupam uma posição dominante em seus setores. 

A Rolex é um bom exemplo, que personifica o luxo, a precisão e a excelência, ocupando uma posição de liderança indiscutível no mercado de relógios.

Exemplo de arquétipo - Rolex

Outros exemplos de marcas são:

  • IBM;
  • Mercedes-Benz;
  • Microsoft.

Agora chegou a hora de se perguntar:

Qual o arquétipo que compõe sua identidade de marca?

E o mais importante: “como você pode incorporar esse arquétipo, de maneira consistente, em todos os aspectos da sua estratégia de branding?”.

Aqui estão algumas orientações para integrar essa abordagem em sua estratégia:

  1. Conheça a marca profundamente: qual é a missão, os valores e a cultura da sua marca? Quais são os objetivos que deseja alcançar? Entender sua identidade é o primeiro passo para identificar o arquétipo que a representa;
  2. Conheça seu público-alvo: dados históricos de Marketing e vendas, pesquisas de mercado e análises demográficas podem fornecer boas informações sobre as preferências e características de seu público;
  3. Seja consistente em todos os aspectos: isso inclui o design de logotipos, o tom de voz, as mensagens de Marketing e a experiência do cliente. Cada ponto de contato com o consumidor deve refletir o arquétipo escolhido;
  4. Use narrativas e histórias: conte histórias que ressoem com as emoções e valores associados ao seu arquétipo. Isso ajuda a criar uma conexão emocional com seu público;
  5. Crie uma estratégia de design: cores, tipografia e elementos visuais devem estar alinhados ao arquétipo. Por exemplo, se sua marca possui o arquétipo do "Mágico", suas cores e elementos visuais devem gerar no público sensações que remetem ao encantamento;
  6. Cuide da comunicação de Marketing: o tom de voz e a linguagem utilizados em suas mensagens devem refletir a personalidade do arquétipo. Se sua marca é do arquétipo do "Comediante", mensagens engraçadas, linguagem despojada e descontraída são, claro, mais apropriadas!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

A Orgânica tem o conteúdo que você procura!

Como falei, os arquétipos são os alicerces da personalidade da sua marca, moldam como ela se mostra ao mundo e criam conexões emocionais profundas que influenciam a tomada de decisão do consumidor.

Agora que você conhece os 12 arquétipos de marca mais comuns e como escolher, está melhor preparado para definir qual irá implementar na sua estratégia de branding, de acordo com sua missão, história e público-alvo.

E, independentemente do arquétipo que melhor representar a sua marca, lembre-se de que a Orgânica tem o conteúdo que você procura!

Explore nosso blog para conhecer mais sobre branding e estratégias para o sucesso do seu negócio. Afinal, nossa missão é ajudar a sua empresa a continuar crescendo!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.