O que é Pay Per Click (PPC) e como funciona?


Guilherme de Bortoli

Por   

 01/12/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Com o potencial de alcançar centenas de milhares de pessoas em poucas horas, as mídias pagas formam a melhor ferramenta para vender na Internet.

O poder quase ilimitado de levar os seus produtos ou serviços para o público certo — que é aquele que compra — ficaria restrito aos negócios multimilionários se as propagandas fossem cobradas pelo número de visualizações em vez de por outro fator: os cliques!

Pagar apenas pelos cliques que os seus anúncios recebem — o Pay Per Click — é um jeito de empresas feito a Meta (antiga Facebook) e Alphabet (dona da Google) garantirem bilhões de dólares em receita todos os anos, enquanto oferecerem para empresas feito a sua a chance de abocanhar uma fatia dessa torta de extrema lucratividade.

Com um posicionamento tão democrático sobre quais empresas (ou indivíduos) podem veicular propagandas na Internet, o que separa uma campanha de sucesso de um desperdício de recursos é a estratégia de Marketing Digital!

E quando eu falo de estratégia, não falo só de garantir que as suas campanhas alcancem o maior retorno possível pelo investimento em publicidade (o ROAS).

Falo de compreender os diferentes aspectos do comportamento do seu público ideal através da interpretação dos números que definem o sucesso dos seus anúncios — e de como usá-los para otimizar o seu alcance e a sua conversão como consequência!

É por isso que neste texto eu ensinarei para você tudo sobre Pay Per Click:

  • O que é PPC;
  • Como fazer uma estratégia imbatível de Pay Per Click;
  • A relação entre PPC, SEO e SEM;
  • E como fazer o Pay Per Click funcionar para você!

Nenhum texto na Internet é tão fácil (ou tão efetivo) quanto este — no qual os meus mais de 10 anos como CEO da maior agência de Inbound Marketing do Brasil garantirão o seu sucesso com mídias pagas na Internet!

Meu nome é Guilherme de Bortoli, e aqui na Orgânica, esse é só o seu primeiro passo na direção do sucesso — não pise fora da faixa!

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

O que é PPC?

PPC é mais uma das várias siglas em inglês que definem as diferentes ferramentas, estratégias e métricas que mais importam quando o assunto é vender mais pela Internet através do Marketing Digital.

Nesse caso, PPC é uma abreviação para Pay Per Click ou "Pague Por Clique" quando traduzido para o português!

O Pay Per Click é um conceito que define o modelo de publicidade baseado nos cliques que uma campanha de mídia paga recebe quando veiculada na Internet.

Já que uma propaganda pode ser vista por milhares de pessoas em poucos segundos (e às vezes sem discriminar as desinteressadas nos seus produtos ou serviços), cobrar pela visualização delas — as "impressões" — poderia sair caro demais para que empresas com lucratividade abaixo dos bilhões veiculassem campanhas de publicidade na Internet!

Menos anunciantes significaria um potencial bem menor de receita periódica para marcas feito a Google ou o Instagram, que lucram em cima da constância de Mídias Pagas veiculadas com o objetivo de popularizar:

  • Produtos;
  • Serviços;
  • Plataformas;
  • Ou a presença de uma empresa.

Ao expandir o potencial de anúncios para empresas de todos os tamanhos impactarem os públicos ideias (e a preços surpreendentemente baixos) as Mídias Pagas se tornam ferramentas acessíveis e indispensáveis para tornar realidade os mais variados objetivos das estratégias de Marketing Digital!

Dentre tais objetivos, os mais comuns e efetivos envolvem:

  • Potencializar o alcance de uma oferta com ROI (Retorno Sobre Investimento) já comprovado;
  • Propagação acelerada de materiais ricos com o objetivo de fortalecer o tráfego orgânico;
  • Familiarização de novos públicos com a marca através anúncios persistentes;
  • Captura de informações demográficas e comportamentais sobre o público ideal (com enorme potencial de compra) para veicular futuras campanhas publicitárias com maiores taxas de conversão;
  • E o convencimento de novos perfis de consumidores através de uma estratégia de Remarketing com o intuito de afirmar a autoridade do negócio no nicho em qual atua.

Nada impede a sua empresa de usar as Mídias Pagas em momentos diferentes dos quais listei acima, mas de uma forma ou de outra você precisará ficar de olho em uma taxa fundamental para o sucesso dessa empreitada: o Pay Per Click!

Dica: Taxa de conversão: o que é, como calcular e como acompanhar

Como funciona o Pay Per Click?

Além de ser uma modalidade de cobrança para a veiculação de anúncios na Internet, o PPC também funciona como uma métrica dentro das próprias propagandas para determinar a efetividade delas em convencer uma pessoa a clicar nas ofertas!

No período inicial de criação da sua campanha (que é o seu conjunto de anúncios com um tema e público específicos) você terá de pesquisar as palavras-chave relacionadas às suas propagandas para garantir que elas serão encontradas apenas pelas pessoas certas.

Ao montar o seu anúncio usando as palavras-chave pesquisadas durante a criação da sua campanha, a sua publicidade fará parte de um leilão no instante em que alguma pessoa do seu público buscar pelas palavras-chave usadas na construção da mídia paga.

Esse leilão se chama "lance": o quanto você está disposto a pagar pelo clique de uma pessoa no seu anúncio por cada palavra-chave usada!

Se o seu lance for maior do que o lance máximo definido pelos seus competidores, você garantirá o clique — e só então pagará por ele. Caso contrário, o seu anúncio dará lugar para um dos seus competidores (o que estiver disposto a pagar mais), o qual será exibido para receber o clique em potencial.

Só que o seu limite de lance máximo não é o único fator determinante para os algoritmos exibirem (ou ocultarem) os seus anúncios para o público.

Dentre os outros elementos (muitos deles mantidos em segredo pelas plataformas) que consideram uma propaganda mais relevante de ser mostrada do que outra, a qualidade do seu material conta muito mais!

Qualidade não envolve apenas a nitidez de uma imagem, a ortografia da língua portuguesa ou se o seu vídeo foi gravado em 1080p ou 4K. Qualidade diz respeito ao quanto a informação contida no anúncio é:

  • Útil;
  • Persuasiva;
  • E honesta.

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

Se a propaganda é polêmica à toa, se é banal demais ou se tenta enganar o público apenas para conseguir um clique, os algoritmos que decidem quais lances serão os ganhadores podem decidir por dar prioridade às outras empresas que se alinham melhor com essa política de qualidade!

De uma maneira ou de outra, se o seu objetivo é criar uma estratégia de Marketing Digital visando otimizar o seu Pay Per Click — e vender de verdade — você quer que cada clique chegue o mais perto possível de converter uma pessoa em lead (cliente em potencial) ou compradora.

Criar anúncios de baixa qualidade, mesmo quando eles são capazes de capturar uma ação do público (o clique), acaba não fazendo bem para a saúde da sua campanha — uma vez que o seu ROI ou o seu ROAS sofrem bastante, deixando óbvio que a sua marca está andando para trás em vez de para a frente!

A seguir você entenderá com detalhes os elementos de uma estratégia de PPC realmente efetiva!

Como fazer uma estratégia de Pay Per Click

Se ainda não está claro, montar uma estratégia de Pay Per Click capaz de convencer o público a clicar no seu anúncio tem muito mais a ver com qualidade e precisão do que com generalização (ou com o investimento de rios de dinheiro)!

Especialmente quando comparado aos métodos mais tradicionais de publicidade, o PPC é uma forma super eficaz de Marketing na Internet justamente por permitir que você:

  • Direcione as suas campanhas para públicos perfeitos;
  • Controle todos os seus gastos com as propagandas;
  • E meça facilmente o retorno dos seus investimentos.

Tudo isso é feito em poucos cliques, sob uma verba controlada, e usando os dados práticos sobre a sua audiência em vez de achismosque podem custar caro!

Darei detalhes sobre cada um desses ingredientes logo abaixo, mas mantenha uma coisa em mente: tudo começa com a escolha das suas palavras-chave!

Pesquise e selecione palavras-chave

Eu bato em uma tecla com frequência aqui no blog da Orgânica — e ela é: conheça o seu público!

Se o seu negócio já tem um site com métricas acumuladas, perfis nas redes sociais, ou se a sua empresa já tem ao menos um pequeno grupo de clientes, você pode começar a reunir os dados mais importantes sobre essas pessoas para identificar o seu público ideal no oceano infinito da Internet!

Ao identificar os gostos e os comportamentos da sua audiência, você poderá expandir o seu alcance pensando nos perfis de possíveis clientes parecidos com os dos seus compradores ou seguidores atuais.

Essa projeção te dará pistas sobre quais palavras-chave usar para construir as suas estratégias de PPC!

Palavras-chave são palavras únicas ou um conjunto de termos (uma pequena frase) que o seu público joga nas redes sociais ou nos mecanismos de buscas para encontrar:

  • Respostas para dúvidas;
  • Soluções para problemas;
  • E facilitadores para tornar os desejos uma realidade.

Por terem um papel tão fundamental na jornada de conscientização de qualquer pessoa navegando na Internet, as palavras-chave desempenham um papel fundamental no PPC também: porque as plataformas que veiculam os anúncios usam as palavras-chave para identificar a relevância do seu anúncio para a sua audiência ideal!

Quando as pessoas digitarem pelos termos que você definir como prioridade para fazer com que as suas propagandas sejam exibidas, aquele processo de leilão entrará em ação para mostrar (ou não) o seu conteúdo para quem você gostaria de impactar!

Dica: Veja a importância do uso correto de palavras-chave para gerar leads

Vale ressaltar que além de conhecer as palavras-chave mais adequadas ao seu público ideal (aquelas que a sua audiência provavelmente usa para encontrar na Internet as soluções que a sua empresa oferece), seria importante conhecer também os termos "negativos".

Palavras-chave negativas são aquelas que você escolhe para evitar que os seus anúncios sejam mostrados nas pesquisas de sites de buscas ou redes sociais que envolvem tais termos.

Digamos que você criou um conjunto de anúncios usando como palavra-chave o termo "raças de cachorros". Eu recomendaria que você usasse como palavras-chave negativas todo tipo de expressão que usa a palavra "raça" fora do contexto canino, como "raça de pessoas" ou "raças de canários".

Além de poupar a sua campanha de cliques cobrados à toa (gerados por pessoas curiosas sobre os seus anúncios, mas com zero interesse na compra dos seus produtos para cachorros), pouparia também o envolvimento da sua marca em pesquisas sensíveis ou de teor político (em discussões sobre desigualdade, por exemplo).

É mais um jeito de garantir que você só mostrará as suas propagandas para as pessoas com o maior potencial de clicar nelas e serem convertidas, ignorando todo o resto!

Escolha as plataformas

Conhecer o seu público é importantíssimo porque as palavras-chave que ele usa podem variar dependendo da plataforma na qual ele estiver.

Desde que as autossugestões surgiram nos sites como o Google ou nos aplicativos como o Instagram, as próprias plataformas passaram a completar ou até a reformular os termos que a sua audiência tenta escrever na barra de pesquisas!

Contexto é um dos maiores componentes no sucesso de uma estratégia de Pay Per Click — ou de qualquer campanha de Marketing Digital de qualidade — e a plataforma na qual os seus anúncios serão veiculados fazem toda a diferença nos resultados que você espera obter.

Vai veicular muitas imagens ou vídeos nos seus anúncios para alcançar um público que se apoia mais no visual para extrair respostas da Internet? Instagram e Pinterest podem ser boas soluções para você.

Seu público é mais literal e prefere resultados em textos compridos e análises de produtos? Talvez exibir as suas propagandas nos resultados do Google ou em uma plataforma altamente opinativa como a X (antiga Twitter) valha mais a pena.

Se certifique então de escolher as plataformas mais adequadas ao perfil de gente que você gostaria de alcançar, adapte as suas palavras-chave a elas e mande brasa!

Algumas das plataformas mais populares você já conhece:

  • Google Ads;
  • Meta Ads (antiga Facebook Ads);
  • Instagram Ads (que pertence à Meta);
  • Twitter Ads;
  • Pinterest Ads;
  • E muitas outras!

Quanto mais generalizado você for, menos chances você terá de extrair dos seus Pay Per Click as conversões que a sua marca precisa para crescer e lucrar — então crie diferentes estratégias para diferentes tipos de públicos e aplique um planejamento de cada vez!

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

Configure a campanha

Depois de definir o "tema" (as palavras-chave) e o "local" (as plataformas) nas quais você veiculará os seus anúncios na Internet, será a hora de montar o "enxoval" da sua campanha:

  • Os textos das propagandas;
  • As imagens ou os vídeos que serão usados;
  • O cronograma da veiculação;
  • E, mais especial que tudo, o orçamento.

Só com essas informações definidas e prontas que você partirá para a configuração dos anúncios em si!

No vocabulário do Marketing Digital, um anúncio (um modelo de exibição segmentado da sua oferta para um público, em um formato e um tipo de mídia específicos) faz parte de uma ou campanha (um conjunto de anúncios).

As palavras-chave poderão ser aplicadas a toda uma campanha ou a anúncios específicos, e os resultados irão variar conforme a sua estratégia de Pay per Click!

Tão poderosa quanto a escolha das suas palavras-chave a nível de campanha ou de anúncio é a segmentação do público: um ou mais grupos altamente segregados dentro da sua audiência generalizada (reunidos por gostos, comportamentos e palavras-chave em comum) para os quais você exibirá (ou não) anúncios ou campanhas específicos!

Segmentar o público certo é o que garantirá que cada clique pelo qual você pagar na sua estratégia de PPC realmente se aproxime de um lucro verdadeiro: uma conversão! Caso contrário, você pagará por cliques de pessoas desinteressadas e que não fecharão negócio com a sua marca, trazendo prejuízo!

Já o orçamento é definido a nível de campanha (para um grupo de anúncios) e pode ser limitado a uma verba total ou diária durante o cronograma de atividade das propagandas:

  • Se diária, as plataformas otimizarão os gastos para que eles impactem o seu público segmentado nos melhores horários para conversões, mas pausando automaticamente após atingir o limite de gastos no dia;
  • Se total, as plataformas tentarão afetar o maior número de gente de qualidade, mas rodando o dia inteiro, parando apenas quando a campanha alcançar o limite integral definido por você.

Esse é um dos maiores benefícios de uma estratégia de Pay Per Click bem feita em comparação com os meios de publicidade tradicionais: as cobranças são 100% transparentes e a verba para os seus anúncios sempre cabem no seu bolso!

É por essa razão que monitorar as campanhas é tão importante.

Analise e monitore!

É preciso ficar de olho nos resultados de seja lá qual for a sua estratégia de Marketing Digital — e com o Pay Per Click não é diferente!

Analisar e monitorar as métricas que indicam a performance da sua campanha é indispensável para manter os seus anúncios saudáveis (e os seus retornos em alta) porque identificar números baixos permite que você corte ou otimize as suas ofertas antes que elas consumam o seu orçamento.

O contrário também vale, pois ao saber quais campanhas estão obtendo os melhores resultados, se torna possível injetar ainda mais recursos nelas para expandir o alcance e o tempo de veiculação para atingir todos os objetivos financeiros da sua marca!

As métricas que costumam fazer a maior diferença no desempenho das suas estratégias de PPC são:

  • O CTR, que é a sigla em inglês para a Taxa de Cliques e aponta a média de pessoas que clicam nos seus anúncios após vê-los (um ótimo indicativo de relevância e persuasão na qualidade do seu conteúdo — e do quanto você pagará por isso);
  • E o já citado ROI (o Retorno Sobre Investimento), que indica se os seus gastos com a campanha podem ser justificados pela quantidade de lucro gerada por eles.

Dependendo dos resultados dessas métricas, você poderá modificar elementos dos anúncios e campanhas como:

  • As palavras-chave, para garantir que as suas propagandas estão sendo exibidas para o público mais relevante para a sua estratégia de Pay Per Click;
  • Os limites de lances máximos, para testar anúncios otimizados, impedir gastos desnecessários e palavras-chave menos prioritárias, ou até para expandir o alcance das campanhas com desempenho melhor;
  • Os próprios anúncios, que talvez precisem de testes A/B para descobrir qual texto, imagem ou vídeo é capaz de melhorar a performance ao capturar a atenção (e a ação) da audiência;
  • E segmentar ainda mais os públicos, tentando tornar cada propaganda cada vez mais assertiva e segregada (nem que você precise criar várias campanhas para diferentes grupos de pessoas dentro do seu público generalizado).

Lembre-se de que o contexto é muito importante para as estratégias de Pay Per Click — e interpretar as métricas levando esse detalhe em consideração pode virar o jogo da mídia paga a favor do seu negócio!

Um CTR baixo, por exemplo, pode significar que os anúncios são poucos relevantes para o público que você segmentou ou para as palavras-chave que usou, assim como pode indicar que o público e as palavras-chave estão corretas, mas o texto é pouco persuasivo ao ponto de fazer alguém clicar na sua oferta.

Sua interpretação sobre o que o CTR significa em um caso feito esse, é o que determinará o seu sucesso em aumentar essa métrica — e, na dúvida, teste as suas crenças em campanhas menores na intenção de coletar dados confiáveis sobre o comportamento do seu público!

Pagar apenas pelo clique torna essa missão muito mais fácil!

Como mensurar e otimizar canais de Marketing Digital

A relação entre PPC, SEO e SEM

Viu que planejar o PPC é imprescindível para fazer valer os seus investimentos de tempo, de produtividade e de dinheiro?

Só que mais do que alavancar a performance dos seus anúncios em mídia paga, a otimização do Pay Per Click é essencial para uma estratégia de SEM verdadeiramente funcional!

Eu já publiquei um texto completíssimo sobre SEM aqui no blog da Orgânica, mas recapitulando rapidamente, SEM é a sigla em inglês para "Search Engine Marketing": um planejamento voltado especificamente para promover um negócio, serviço ou produto (e lucrar ainda mais) na Internet.

Se traduzido para o português, SEM seria algo como "Marketing para os Mecanismos de Buscas" que, com a ajuda do PPC, te dá muito mais controle sobre:

  • A segmentação do seu público ideal (que é aquele que compra);
  • A medição das suas iniciativas em comparação com os seus resultados;
  • A flexibilidade de investir, pausar, modificar e otimizar os meios de aumentar as suas conversões;
  • E a sua capacidade de extrair resultados imediatos a partir de anúncios nos mecanismos de buscas e nas redes sociais.

Porque o objetivo do Pay Per Click é exatamente esse: gerar tráfego imediato!

Mesmo quando as suas metas envolvem a geração de tráfego orgânico (o fluxo de pessoas que chega ao seu site sem que você precise pagar por publicidade), a implementação de uma estratégia visando aumentar a autoridade e a receita da sua marca envolverá o uso de mídia paga cedo ou tarde!

Montar uma estratégia de SEM para aumentar a taxa de conversão do seu negócio sempre envolverá:

  • O SEO, que é uma estratégia para otimizar os seus conteúdos e fazer com o que o seu site, loja ou perfil nas redes sociais, seja encontrado nos primeiros resultados das buscas orgânicas;
  • E o PPC, usado para impulsionar a sua visibilidade e expandir a presença da sua marca em outros sites, plataformas, e até nos resultados dos sites de buscas.

Quando as técnicas de SEO e PPC se unem sob um planejamento de SEM, juntos eles podem trazer resultados fantásticos, eficazes e indiscutivelmente abrangentes para atender os seus objetivos no Marketing Digital!

Afinal, o que o Marketing faz é ajudar o seu negócio a vender mais (e de forma constante) enquanto constrói o prestígio que alimenta o desejo do público pela sua marca e pelos produtos, serviços ou ideais que ela oferece!

Quando se trata de Internet, tudo está conectado — e bem mais do que literalmente!

Dica: SERP: o que é e como usar para gerar mais leads

Faça o PPC funcionar para você!

Reuni neste texto de Pay Per Click tudo que você precisava aprender para aumentar as suas conversões na Internet ao entender:

  • Que PPC é a sigla para Pay Per Click;
  • Que "Pagar Por Clique" é uma modalidade de mídia paga;
  • Que Pay Per Click tem enormes vantagens sobre a publicidade tradicional;
  • E que o PPC e o SEO precisam fazer parte de uma estratégia exemplar de SEM.

Mais importante é entender que qualquer investimento nessa técnica sempre se pagará com retornos financeiros cada vez maiores e um entendimento ímpar sobre o seu público perfeito através de dados extraídos de gente no mundo real!

Siga as recomendações desse texto e faça o PPC funcionar para você — em vez de contra a sua empresa — ao aumentar o seu ROI em vez de desperdiçar os seus recursos!

Publicidade nunca foi tão democrática e as suas chances de sucesso estão aqui: do outro lado da tela!

Especialmente se você decidir contar comigo e com a Orgânica como os seus parceiros de PPC!

Para saber por onde começar na sua estratégia de vendas, complete o Diagnóstico de Marketing Digital aqui da Orgânica e descubra todo o potencial que o seu negócio pode alcançar na Internet!

É um caminho sem volta na direção do topo!

Vai ficar aí embaixo ou vai subir com a gente?


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.