9x mais sessões para a Consigaz com Search Engine Marketing


Guilherme de Bortoli

Por   

 15/02/2024 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Nesses quase 20 anos de caminhada no Marketing Digital, não foi só uma ou duas vezes que eu ouvi a pergunta: "Gui, o que é melhor, SEO ou PPC?".

Confesso que, em boa parte dessas vezes, a minha resposta para essa pergunta foi "depende" — afinal, cada negócio é diferente! Mas agora você vai descobrir que, na verdade, o cenário ideal é quando um abastece o outro em sinergia.

E nada melhor para explicar isso do que a História de Sucesso de hoje: a estratégia que multiplicou as sessões no blog da Consigaz em apenas nove meses. 
Essa estratégia se chama Search Engine Marketing!

O Search Engine Marketing, ou Marketing de Busca, engloba a busca orgânica e a busca paga a fim de melhorar os resultados de uma marca a depender dos seus objetivos.

E, mesmo com a expertise do time da Orgânica, o caso da Consigaz era um desafio e tanto! Com 40 anos de atuação no abastecimento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), a empresa teve um salto gigantesco na última década, e precisava que as estratégias digitais acompanhassem esse crescimento.

Com uma boa estratégia de Content + Performance para Search Engine Marketing, tivemos excelentes resultados em apenas nove meses. Confira!

O início

A Consigaz é uma empresa que atua na distribuição, envasamento e transporte de Gás Liquefeito de Petróleo — o GLP.

Na última década, ela acumulou um crescimento de 95%, muito superior aos 12% que o seu mercado de atuação cresceu no mesmo período. Com esse resultado, a empresa buscou a Orgânica para continuar nesse ritmo de crescimento e aumentar sua participação no mercado em sua região.

Assim, nosso maior desafio era corresponder à expectativa do cliente, que já vinha de um crescimento bastante significativo!

Mais uma vez, então, reunimos os especialistas da Orgânica para criar uma estratégica única. E a chama do Content + Performance — aplicado ao SEM — brilhou mais uma vez!

O projeto

Assim como em todo projeto, a primeira coisa a fazer foi entender muito bem o mercado e o público. Só assim foi possível descobrir quais eram as palavras-chave mais relevantes no nicho de atuação, a partir de dados do mercado e do comportamento dos usuários.

Depois, com uma estratégia de conteúdo sólida, passamos a usar o SEO e o PPC para gerar tráfego em artigos específicos, relevantes para a estratégia.

Assim, o Content + Performance serviu como uma luva para a Consigaz, gerando demanda e associando a empresa à melhor solução em GLP, com a conquista de palavras-chave estratégicas no nicho.

Os resultados

Em nove meses, alcançamos ótimos resultados!

Dados comparativos do período de Fevereiro a Outubro de 2023 com relação aos 9 meses anteriores

Não só aumentamos o número de usuários e sessões, como também tivemos um crescimento nas sessões engajadas bem acima da média!

Isso demonstra o poder do Content + Performance: os usuários não apenas chegam até o blog, mas interagem cada vez mais com os conteúdos. Isso só é possível com estratégia e, claro, com conteúdos de qualidade!

Mas não é só isso. Com esses resultados, conseguimos posicionar a Consigaz no topo do Google com os termos mais relevantes para o nicho:

Termos buscados no Google

Veja o depoimento de Rafael Marcelino, Coordenador de Marketing Digital na Consigaz sobre esses resultados:

A parceria com a Orgânica foi fundamental para impulsionar nossa estratégia de marketing de conteúdo. A equipe nos forneceu conteúdos e artigos de qualidade, utilizando técnicas avançadas de SEO. Essa abordagem contribuiu para a nutrição do mercado com informações relevantes gerando conquistas de posicionamento nos mecanismos de buscas, fortalecendo e ampliando nossa presença digital nos diversos segmentos que utilizam o gás GLP.
 
A Orgânica demonstrou profissionalismo técnico e organização pautada em dados, tornando-se diferenciais marcantes em nossa parceria. A obtenção de autoridade no setor foi uma consequência direta dessa colaboração estratégica.
Tenho certeza que continuaremos a desenvolver abordagens eficazes, focada em SEO, para impulsionar nosso marketing de conteúdo.
 
Rafael Marcelino
Coordenador de Marketing Digital – Consigaz

Que tal dar um gás na sua estratégia?

A Orgânica é especialista em unir diferentes estratégias de Marketing com a metodologia única Content + Performance. Nela, usamos conteúdo de alta qualidade de maneira estratégica, para gerar e captar demanda em diferentes canais digitais.

E já que você chegou até aqui, eu tenho uma super oportunidade para você: solicite uma Sessão Estratégica com nossos especialistas! Nela, você terá um diagnóstico completo da sua estratégia e uma consultoria personalizada para ter mais resultados!

Clique aqui e garanta agora mesmo! E eu te vejo na próxima História de Sucesso! 💚


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.