O poder das páginas YMYL e como ser altamente relevante


Guilherme de Bortoli

Por   

 14/02/2024 
 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

O conceito de YMYL carrega consigo um peso significativo quando falamos de técnicas para ranqueamento no Google (SEO)!

Então vem comigo para entender melhor:

  • O que são as páginas YMYL;
  • Por que elas são tão importantes;
  • E como você deve otimizá-las para alavancar suas estratégias!

Técnicas de indexação para potencializar os resultados de seu blog e gerar vendas

O que é YMYL e qual sua relevância em SEO?

YMYL é a abreviação de "Your Money Your Life": páginas que tratam de assuntos relacionados e que têm um impacto direto nas finanças e na vida dos usuários.

E é exatamente por essa razão que as páginas YMYL são consideradas tão sensíveis. Afinal, as suas informações podem influenciar decisões importantes!

Imagine uma página que oferece conselhos médicos sobre o tratamento de uma determinada doença. Ela afetará as pessoas que estão em busca de respostas para retomar sua saúde, não é?

Por outro lado, uma página sobre investimentos financeiros também pode afetar diretamente as economias de uma pessoa.

É por isso que, ao lidar com páginas YMYL, há uma responsabilidade ainda maior em oferecer informações precisas, confiáveis e atualizadas!

Exemplos de nichos de páginas YMYL

Quando falamos em YMYL, existem nichos específicos que se enquadram nessa categoria, de maneira mais “óbvia”, por assim dizer.

Alguns exemplos comuns são:

  • Saúde: páginas com informações sobre doenças, tratamentos médicos, cuidados com a saúde, dietas e exercícios físicos;
  • Finanças: sites que abordam tópicos como investimentos, planejamento financeiro, impostos, serviços bancários, empréstimos, seguros e aposentadoria;
  • Questões legais: sites que fornecem orientações jurídicas sobre temas como direitos do consumidor, divórcio, imigração e crimes;
  • Notícias e atualidades: inclui eventos internacionais, política, tecnologia, negócios ou ciência;
  • Site de compras: aqui entram informações ou ferramentas de compras, incluindo os sites com venda online.

Esses são alguns exemplos, mas a lista é extensa!

Digo isso porque, se a gente pensar bem, quase todo assunto pode ser considerado YMYL — e todos nós, profissionais de Marketing, deveríamos ter compromisso e responsabilidade com a produção de conteúdos confiáveis. Concorda?

Dica: Como a Orgânica usa ferramentas de inteligência artificial

A relação entre páginas YMYL e E-E-A-T

As páginas YMYL estão diretamente ligadas aos princípios de E-E-A-T:

  • Experience (experiência);
  • Expertise (especialidade);
  • Authoritativeness (autoridade);
  • Trustworthiness (confiança). 

Esses princípios são os que orientam as regras dos algoritmos do Google e suas atualizações! Portanto, determinam a qualidade dos conteúdos ranqueados e a relevância das informações apresentadas quando uma busca é feita.

Agora pense comigo: construir uma boa reputação é o básico para essas páginas, uma vez que os usuários confiam nelas para orientação sobre assuntos diversos — e, para ranqueá-las, o Google também leva em conta até as informações que encontra a respeito do autor!

Daí uma coisa acaba levando à outra: os conteúdos precisam demonstrar especialidade no assunto para as marcas serem percebidas como autoridade em seu nicho.

Atrelada a isso, temos a experiência do usuário — quando a navegação pelas páginas é intuitiva, com um design limpo e um ótimo carregamento, podemos considerar que elas são otimizadas para UX.

E, por isso, recebem alguns “pontos a mais” com os buscadores!

Por fim, a confiança também é um componente importante nesse processo. Afinal, os buscadores devem identificar a qualidade no conteúdo de uma página YMYL.

Isso significa que eles precisam ter clareza de que as informações fornecidas são verdadeiras!

Dicas para otimizar conteúdos sensíveis

Até aqui, já deu para entender que tratar de conteúdos sensíveis, como os encontrados em páginas YMYL, requer uma abordagem mais cuidadosa.

Então eu trouxe algumas dicas para te ajudar!

  • Cite fontes confiáveis: sempre que possível, cite fontes reconhecidas para respaldar as informações. Isso ajuda a aumentar a credibilidade dos conteúdos;
  • Seja transparente: seja claro sobre as fontes de informação e qualquer viés que possa existir. A transparência aumenta a confiança dos buscadores;
  • Mantenha informações atualizadas: garanta que os seus conteúdos estejam atualizados e reflitam as últimas descobertas em seu nicho;
  • Evite sensacionalismo: não use o exagero ao apresentar informações sensíveis, mantenha um tom equilibrado e objetivo;
  • Considere a diversidade de perspectivas: reconheça e incorpore uma variedade de visões em seu conteúdo, especialmente em tópicos controversos ou complexos;
  • Mantenha o site organizado: aqui entram características básicas como fornecer dados de contato, ter um certificado de segurança SSL e oferecer uma boa experiência de navegação móvel. 

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

Como recuperar páginas YMYL penalizadas

Se uma página YMYL sua foi penalizada após uma atualização dos algoritmos do Google, é importante agir rapidamente para recuperar sua posição nos resultados de pesquisa!

Para te ajudar, aqui estão seis passos para recuperar sua página:

  1. Avalie o conteúdo: faça uma análise do que você escreveu na página e identifique quaisquer problemas de qualidade, precisão ou relevância;
  2. Corrija erros: depois, realize as correções necessárias no conteúdo para garantir que esteja atualizado e sem erros;
  3. Fortaleça a expertise: destaque a autoridade do autor ou da equipe por trás do conteúdo. Isso pode incluir credenciais, experiência profissional e realizações relevantes;
  4. Demonstre autoridade: reforce o valor da página apresentando evidências, estudos de caso, depoimentos ou outras formas de validação externa;
  5. Construa confiança: adote as melhores práticas de transparência e ética em todas as interações com os usuários. Priorize sempre a honestidade em seu conteúdo e em outras comunicações;
  6. Monitore e ajuste: acompanhe o desempenho da página e faça as mudanças necessárias para melhorar sua qualidade ao longo do tempo.

SEO Off Page e SEO Técnico para páginas YMYL

Quando se trata de otimização para mecanismos de busca, existem duas áreas para aumento da visibilidade e credibilidade das páginas YMYL: SEO Off Page e SEO Técnico.

Como você sabe, o SEO Off Page se concentra nas atividades realizadas fora do seu próprio site para melhorar sua classificação nos resultados de pesquisa, envolvendo menções e backlinks de qualidade de sites reconhecidos.

Ou seja: quanto mais relevância seu site desenvolver a partir de outros sites com boa autoridade, mais forte será sua posição nos resultados de pesquisa, incluindo em consultas relacionadas a assuntos sensíveis!

Por outro lado, o SEO Técnico se concentra nos aspectos técnicos do seu site, como velocidade de carregamento, estrutura de URL, marcação HTML, entre outros.

Para páginas YMYL, um site bem estruturado, rápido e fácil de navegar é capaz de melhorar a experiência do usuário e transmitir maior confiança aos buscadores!

Dessa forma, investir em SEO Off Page e SEO Técnico pode garantir que suas páginas YMYL sejam vistas com credibilidade tanto pelos mecanismos de busca, quanto pelos usuários!

Dica: Como atrair clientes com conteúdo digital? Descubra agora!

A importância dos Core Updates e da otimização contínua

Os Core Updates dos motores de busca, como o Google, são atualizações importantes nos algoritmos que influenciam diretamente a classificação das páginas.

Para o YMYL, estar por dentro dessas atualizações é importantíssimo, pois elas podem afetar (e muito!) o tráfego e a visibilidade do seu site.

Sendo assim, monitorar o desempenho das páginas sensíveis permite identificar as mudanças nas classificações e ajustar a estratégia de SEO de forma rápida.

O que quero dizer aqui é que você deve manter o foco em otimizar a parte técnica do seu site, atualizar os conteúdos e se adaptar às tendências e às mudanças nos algoritmos de busca.

Tudo isso, na verdade, faz parte de uma boa estratégia de otimização e mantém suas páginas YMYL nas melhores posições!

E eu enfatizo: invista sempre em conteúdo de valor, que realmente ajude as pessoas e não simplesmente ocupe mais um espaço na Internet.

Os seus conteúdos precisam sim de técnicas de Marketing, mas devem ir além e refletir as opiniões únicas da sua empresa e a visão de cada autor.

Todo esse conjunto é o que vai te colocar nas primeiras posições dos buscadores!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

Seu dinheiro, sua vida e seu sucesso!

Como você viu, as páginas YMYL são um elemento importante no cenário do Marketing Digital, principalmente no contexto das técnicas de SEO.

Por isso, relembro que é preciso abordá-las com cuidado, responsabilidade e a expertise necessária.

E se você deseja obter suporte personalizado para otimizar suas páginas, conte com a Orgânica! Vem conversar com a gente!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.