Conheça as 5 melhores maneiras de educar um lead


Rodolfo Benetti

Por   

 06/02/2017 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Educar um lead é auxiliar na resolução de problemas ou desafios que ele enfrenta. Parece simples, mas quando estamos falando desse assunto, precisamos primeiramente entender que existem etapas diferentes do funil de vendas e, por conta disso, existem várias formas para educar esse possível cliente.

Para explicar um pouco mais sobre essas estratégias, resolvemos produzir este conteúdo. Nele, listamos as 5 maneiras mais eficientes para você conseguir educar um lead e ter sucesso no seu negócio. Vamos lá?

1. Crie blog posts

Quando falamos em topo de funil, precisamos entender que esse é o primeiro contato do lead com a empresa. Ou seja, é uma fase de conscientização, em que ele começa a se interessar sobre o assunto, para prosseguir na jornada.

Para esse momento, o ideal é o blog post. Por meio desses conteúdos, o lead terá as primeiras informações sobre determinado tema, que farão com que ele se interesse e sua curiosidade seja despertada para o assunto.

Lembre-se sempre que, como esse é o primeiro contato do lead com as informações, é necessário tomar bastante cuidado e produzir conteúdos que sejam realmente relevantes para auxiliar a persona a encarar seus principais desafios.

Nós, da Orgânica, trabalhamos com a Jornada de Compra para criarmos os conteúdos certos para cada etapa do funil de nossos leads. Se você quer saber como fazer uma boa Jornada de Compra, clique no banner abaixo e receba nosso material gratuitamente!

Jornada de Compra: Guia completo para criar a da sua Buyer Persona

2. Desenvolva e-books

Os e-books são materiais ricos, desenvolvidos de uma forma específica, que possuem mais informações para agregar valor aos leads. Além disso, são extremamente úteis para direcionar as ações dos leitores.

Bastante utilizado em meio de funil, esse tipo de material possui mais informações relevantes, ou seja, dados concretos, como as pesquisas, que fazem com que os leads se interessem e sigam um caminho até chegar ao momento de decisão de compra.

Uma das vantagens é que os e-books podem ser baixados em pdf, o que facilita que o leitor acesse e se informe por meio do seu celular, tablet, notebook, computador etc.

Dica: Aprenda como fazer um fluxo de nutrição eficiente para seus leads!

3. Transmita webinars

O fundo de funil é o momento em que o lead já tem as informações necessárias e está quase pronto para finalizar a compra, só precisa daquele empurrãozinho. É aí que entram os webinars, uma espécie de seminário online, que possibilitam que a sua empresa converse em tempo real, gerando um maior engajamento do lead com a marca.

Existem diversas plataformas que você pode utilizar para realizar esses seminários, e os valores variam de acordo com a qualidade que você quer oferecer aos seus leads.

Então, para que você consiga realizar webinars eficientes, que convertam o lead em cliente, é necessário ter um bom roteiro e escolher um dia e horário que o seu público-alvo possa participar, é claro. Feito isso, os leads, com certeza, serão convertidos em vendas, e a sua empresa consequentemente alcançará o sucesso.

Nós separamos 11 dicas indispensáveis que ajudaram a Orgânica a ter um crescimento de 600% em vendas. Se você que saber quais são essas dicas clique no banner abaixo!

Inbound Marketig: 11 dicas para que sua empresa venda 600% mais

4. Produza infográficos

Também bastante utilizado no fundo de funil, os infográficos são conteúdos que atraem a audiência visualmente. Segundo pesquisa realizada pela empresa americana Kwikturn Media, 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais e posts com infográficos aumentam o tráfego em cerca de 12%.

Demais, não é mesmo? Após essa pesquisa, as empresas brasileiras passaram a utilizar com muito mais frequência os infográficos, que, normalmente, mostram pesquisas e informações impactantes sobre um determinado assunto.

Lembre-se que esses materiais devem ser mais visuais do que escritos. Então, é preciso reduzir as informações, ser direto nas frases e impactar por meio do design e da maneira que as informações são inseridas.

Dica: A Orgânica é uma Agência de Marketing de Conteúdo especialista em Vendas. Saiba mais!

5. Dispare e-mail marketing

O e-mail marketing é um coringa — a estratégia que você pode utilizar em todas as etapas do funil. Porém, é preciso tomar bastante cuidado e adequá-lo para qual etapa o lead estiver: topo, meio ou fundo de funil.

  • Topo de funil: Nessa etapa, o lead tem pouquíssimas informações e ainda não conhece o problema que está enfrentando. Portanto, o ideal é enviar conteúdos que o ajudem a definir a solução ideal para o seu problema.
  • Meio de funil: Nessa etapa, os conteúdos enviados podem ser mais aprofundados, com informações que façam o lead ficar mais seguro para tomar uma decisão.
  • Fundo de funil: Enviar cases de sucesso de outros clientes e comparativos entre produtos e serviços são uma ótima escolha para essa etapa do funil, em que o cliente está quase pronto para finalizar a sua compra.

Uma das melhores e mais eficientes ferramentas de marketing digital usadas por nós é o envio de e-mail marketing, por isso preparamos um e-book para auxiliar você a construir sua própria base de e-mails. Clique no banner abaixo e receba nosso material gratuitamente!

E-mail Marketing: A chave para a vantagem competitiva

E aí, gostou das melhores maneiras para educar um lead conforme a sua etapa do funil de vendas? Quer contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital para isso? Basta entrar em contato conosco!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.