Marketing na educação: panorama do mercado nas Instituições de Ensino


O cenário da educação no Brasil mudou. Surgiram novos formatos de conteúdo e aumento da concorrência. As Instituições de Ensino que não encaravam ações de marketing como parte fundamental na retenção dos alunos estão começando a aplicar está estratégia.

O ensino a distância e os cursos livres, como o ensino de idiomas e preparação para concursos públicos, são uma parcela expressiva desse mercado. 

De acordo com a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (ANPAC), o mercado de preparação para concursos públicos movimenta receitas brutas de aproximadamente R$1 bilhão por ano. 

Além disso, temos o problema das mensalidades caras para cursos presenciais em faculdades brasileiras que tornam o curso superior muito inacessível para inúmeras pessoas. 

O marketing veio para ser um aliado das Instituições de Ensino para resolver esses problemas e agora ele está se transformando digitalmente.

Pensando nisso, decidimos compartilhar com vocês as melhores estatísticas e tendências do relatório EDUTrends: Panorama de Marketing no Mercado de Educação, da Rock Content.

Aviso antes de ler! Compartilharemos também algumas dicas no final desse artigo, para você continuar aprendendo sobre Marketing Digital!

Investimento em Marketing Offline 

No momento em que as Instituições de Ensino começaram a ver o marketing como aliados, o primeiro investimento foi no marketing offline.

Isso acontece, pois as estratégias de offline são geralmente ligadas à divulgação da marca por meio de campanhas tradicionais. Podemos ver muitas faculdades que investem nessa forma de propaganda e que não utilizam recursos online.

De acordo com a pesquisa, 66,5% das Instituições participantes desta pesquisa investem nessa ação.

Investimento em Marketing Offline

Investimento em Marketing Digital

O reconhecimento da importância do Marketing Digital para as Instituições de Ensino surgiu quando o meio online virou um espaço rico de pessoas que poderiam ser captadas para serem alunos. 

Ser presente no meio digital se tornou necessário. Os novos alunos têm um novo perfil de consumo, eles exigem agilidade e qualidade. Eles são os consumidores na era do imediatismo e o novo marketing aproxima as Instituições deles.

Por isso, 81,3% das Instituições investem em Marketing Digital.

Elas aproveitam os canais digitais de forma estratégica, usam as redes sociais, o email e os buscadores, como o Google, para mostrar autoridade e aumentar seu brand awareness.

     Investimento em Marketing Digital

Marketing Digital e média mensal de visitas

As visitas do seu site, muitas vezes, são o primeiro contato de um possível cliente com a sua marca.

Mantê-las em constante crescimento é extremamente importante. Isso mostra que a sua empresa está sendo reconhecida por mais pessoas e que sua estratégia de conteúdo, por exemplo, está dando certo.

Na pesquisa, foi verificado que as Instituições que investem em Marketing Digital apresentam 8 vezes mais visitas que aquelas que não investem.

Investimento em Marketing Digital e média mensal de visitas

Marketing Digital e média mensal de leads

O mais importante é quando esses visitantes se tornam leads (ou contatos).

Leads são aqueles que já estão avançando no funil de vendas (já preencheram algum formulário, fornecendo informações como email, nome) e, por isso, têm um potencial maior de efetivarem uma matrícula.

Segundo a pesquisa, quem investe em Marketing Digital gera 9,5 vezes mais leads que quem não investe.

Esses dados evidenciam a importância dos investimento no meio online e o potencial de crescimento das vendas para quem utiliza estratégias de Marketing Digital.

         Investimento em Marketing Digital e média mensal de leads

Dica: Aprenda como fazer um fluxo de nutrição eficiente

A adoção de Marketing de Conteúdo pelas Instituições

O Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajamento com o público-alvo adotada por 79% das Instituições respondentes desta pesquisa. 

Elas utilizam ao menos uma estratégia, como publicações em blog e em redes sociais, vídeos, ebooks, webinars e envio de email marketing.

Essa estratégia é uma nova forma de usar conteúdo educativo para as ações de marketing, com o intuito de atrair, educar e desenvolver o interesse do potencial aluno até que ele esteja pronto para a matrícula ou a compra de um curso.

Nela, a publicação em blog é a principal prática e gera 2,2 vezes mais visitas no site.

Publicação em blog e média mensal de visitas

Uma outra prática muito presente nas Instituições de Ensino é a publicação em redes sociais. Elas auxiliam muito na divulgação dos conteúdos e no engajamento dos usuários.

Isso é facilmente perceptível, já que quem publica em redes sociais possui 10 vezes mais visitas que quem não publica.

      Publicação em redes sociais e média mensal de visitas

O e-book é um dos formatos de conteúdos mais utilizados dos no Marketing de Conteúdo

As Instituições que decidem optar pela sua produção tem resultados incríveis: 7 vezes mais leads do que quem não produz.

   Produção de e-books e média mensal de Leads

Entendeu como o Marketing de Conteúdo pode ser um excelente aliado para a sua Instituição de Ensino? Clique no banner abaixo e aprenda a usar essa estratégia para atrair mais alunos para sua Instituição de Ensino!

Como atrair alunos com Marketing de Conteúdo

O ROI do Marketing Offline

O termo ROI significa retorno sobre investimento. 

Ele é um indicador que mostra quanto se está ganhando com determinado investimento.

No mercado educacional, o ROI é essencial no entendimento de quanto retorno as campanhas de captação de alunos estão trazendo.

Isso deixa claro quais investimentos valem a pena, quais precisam ser ajustados ou descartados. 

Calcular o ROI no Marketing Offline é muito mais complicado, já que muitas campanhas não são mensuráveis e seu desempenho pode ser incerto. 

Na pesquisa, 51,6% dos participantes consideraram o ROI do Marketing Offline moderadamente positivo e 21,6% pouco positivo.

ROI do Marketing Offline

O ROI do Marketing Digital

Já no ROI do Marketing Digital, as pessoas que o adotam 49,7% consideram o ROI moderadamente positivo e 32,6% muito positivo..

Isso acontece, pois no Marketing Digital as campanhas são mais direcionadas para o público que as Instituições desejam atingir e as estratégias são facilmente mensuráveis devido às inúmeras ferramentas existentes nesse meio. 

Além dos inúmeros benefícios que essa estratégia proporciona por utilizar dados concretos.

          ROI do Marketing Digital

Gostou dos dados da pesquisa? Para saber mais tendências e insights que descobrimos confira o relatório completo da EduTrends: panorama de marketing no mercado de educação.

3 dicas para aprender mais sobre Marketing Digital

1. Curso Marketing Digital Básico para Empresas

Curso criado pela nossa agência de Marketing Digital, de forma gratuita, para quem está começando nesse mundo. Portanto, se você já tiver um conhecimento avançado e já vem tendo resultados satisfatórios, este curso não é para você!

São 12 dias de curso: 12 aulas em vídeo + 94 materiais de estudo complementares!

Acesse aqui!

2. Curso Digital Innovation 

A Orgânica abre o jogo e oferece no Curso Digital Innovation suas estratégias digitais de marketing e vendas, desenvolvidas e testadas por seus sócios nos últimos 10 anos para empresas de grande reconhecimento nacional!

Acesse aqui!

3. Receba dicas semanais gratuitamente em seu e-mail, assinando nossa newsletter!

 

Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.