Como o marketing por dados é capaz de aumentar as vendas de um negócio?


Rodolfo Benetti

Por   

 30/08/2017 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

A tomada de decisão de um negócio pode realizar-se com base em intuição e experiência. No entanto, cada vez mais, o marketing por dados ganha espaço e torna-se referência para decisões mais precisas e acertadas.

Apesar de o conceito de marketing por dados estar se difundindo, muitos profissionais ainda têm dúvidas de como inserir essa nova prática na realidade do negócio para haver aumento efetivo das vendas. Confira o post de hoje e saiba como o marketing por dados pode ajudar você a aumentar as vendas do seu negócio!

O que é marketing por dados?

Inicialmente, é essencial compreender o conceito. O marketing por dados representa uma estratégia pela qual se almeja melhorar a tomada de decisão das soluções de marketing utilizando grande variedade de informações da própria empresa, dados sociais e dados gerais.

Os dados utilizados podem ser coletados em bancos de dados internos, pesquisas de mercado, notícias e outras fontes que proporcionem uma visão holística do negócio e do segmento.

A estratégia permite usar dados diversos, como os seguintes:

  • Estruturados: normalmente, relatórios, informações internas, materiais organizados e outros.

  • Semiestruturados: dados sociais e aqueles que têm origem nas soluções de marketing digital da empresa.

  • Não estruturados: informações mais fragmentadas, sem lógica preestabelecida.

Para que a estratégia de marketing de dados dê certo, deve-se primeiro escolher os dados a analisar. A categorização dessas informações permite melhor capacidade de encontrar insights em elementos aparentemente dispersos.

Após a seleção e o tratamento dos dados, o uso de Big Data vai permitir que sejam encontrados padrões, por exemplo, sendo um indicativo de que as vendas têm queda em certo período ou de que os clientes com determinado comportamento podem estar inclinados a encerrar o contrato.

O objetivo da estratégia é gerar informações úteis e que possam ser usadas para embasar uma tomada de decisão mais racional, eficiente e preditiva, muitas vezes permitindo que a empresa se antecipe em relação ao comportamento dos clientes ou dos concorrentes.

Quais ferramentas usar?

O desenvolvimento de uma estratégia de marketing de dados só será eficiente se for acompanhado do uso de ferramentas de inteligência de mercado (BI).

Por exemplo, um ERP, um sistema de planejamento de recurso corporativo. Nesse tipo de software, todas as informações da empresa são integradas, facilitando a coleta, o armazenamento e a análise de dados.

Ferramentas de automação de marketing digital também podem agregar valor numa estratégia focada em dados. Pode-se optar por Hubspot, RD Station ou MailChimp, por exemplo.

Essas ferramentas atendem demandas relacionadas aos dados do cliente, comportamento do consumidor e desempenho das estratégias de marketing.

Dica: Por que investir em automação de marketing?

Quais as vantagens da estratégia?

A opção pelo marketing de dados acarreta uma série de vantagens para a empresa, que consegue implantar a solução com eficiência, como:

Diferenciais competitivos

Capacidade de analisar a concorrência com mais precisão e reverter esse conhecimento em vantagens de mercado.

Escalabilidade comercial

Conhecer melhor o cliente e o mercado permite investir em áreas estratégicas, aumentando o alcance do negócio.

Antecipar padrões

Identificar as tendências de consumo e antecipar o comportamento do consumidor, proporcionando melhores experiências de compra e relacionamento.

Previsibilidade

Identificar padrões passados e, a partir deles, prever como o mercado vai se comportar em determinados cenários.

Os benefícios gerados pela estratégia estão diretamente relacionados com a capacidade da empresa de expandir as vendas, com base no conhecimento de mercado oriundo da análise dos dados.

Como aumentar as vendas com marketing de dados?

Uma infinidade de dados é produzida a todo momento. O diferencial é saber como usar essas informações de forma proativa. No marketing por dados, a definição de métricas principais é essencial para tornar a solução mais efetiva e aumentar as vendas.

Dica: Indicadores e métricas de marketing digital: saiba como usar

Conheça algumas métricas que podem ser melhoradas com a solução:

ROI

O retorno sobre o investimento (ROI) pode ser aumentado, uma vez que as abordagens de marketing e vendas são mais certeiras, pois são baseadas em previsibilidade e dados concretos, reduzindo contatos contraproducentes.

CAC

O custo de aquisição do cliente (CAC) é outra métrica essencial que deve ser melhorada. A partir das análises, identificam-se o perfil de cliente mais relevante e os canais de contato mais eficientes, gerando leads mais qualificados.

O marketing por dados é uma das estratégias que pode ajudá-lo a vender mais. Confira também nossas 11 dicas para que sua empresa venda até 600% mais.

11 dicas para que sua empresa venda até 600% mais

Dica: A Orgânica é uma agência de Marketing Digital especializada. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.