5 vantagens de integrar um CRM na sua estratégia de marketing


Guilherme de Bortoli

Por   

 13/06/2018 
 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

A tecnologia e a verificação de dados são aspectos que podem ajudar muito no desenvolvimento de soluções empresariais e na descoberta de vantagens competitivas por meio do estudo da concorrência e do perfil de cliente ideal.

Uma forma de fazer isso é adotar um CRM (Customer Relationship Management), um programa que registra e organiza todas as interações entre a empresa e seus leads, ajudando a fazer uma boa gestão do relacionamento com o cliente.

A utilização desse tipo de software permite às empresas estudarem melhor as necessidades e interesses de um possível cliente e utilizar essas informações para estabelecer uma conexão com ele, também conhecida como rapport.

Aqui, eu vou te apresentar 5 benefícios da integração entre CRM e marketing e explicar como isso pode te ajudar no desenvolvimento de estratégias melhores e na otimização de resultados de venda. Confira!

1. Redução de problemas de comunicação

Sabe aquelas falhas de comunicação entre as equipes de marketing e de vendas, que acontecem quando não conseguem se entender e culpam uma à outra pelo insucesso das campanhas? Com a integração entre o CRM e marketing, isso pode ser bastante amenizado.

Dica: 4 informações valiosas que seu CRM oferece e você nem sabia

O programa funciona como uma interseção entre os setores, pois precisa ser alimentado com informações provenientes de todos os agentes envolvidos nos processos de atração e fechamento de negócios.

2. Comunicação personalizada

Empresas que utilizam um CRM conseguem personalizar o relacionamento com a base de contatos, ou seja, se comunica com cada lead de forma diferente, seja por meio de e-mails, seja por ligações. Isso é possível devido ao alto número de informações cadastradas no programa, como cargo, serviços ou produtos de interesse, nível de conhecimento acerca do assunto, entre outros.

Ao se comunicar de forma individualizada, a organização consegue ganhar a confiança do consumidor, que se sente mais importante para a empresa.

3. Qualificação de leads

Devido ao grande número de informações que podem ser gravadas em um CRM, fica mais fácil para o time de marketing qualificar seus leads e identificar aqueles que têm o perfil ideal e que estão mais propensos a se tornarem clientes.

Especialmente no Inbound Marketing, é comum fazer essa qualificação com atribuição de notas. Para isso, costuma-se analisar informações do perfil (cargo, segmento da empresa, localização etc.) e fazer uma relação com a posição do contato no funil de vendas (com base nos conteúdos consumidos). Esse processo é conhecido como lead scoring.

Quando o marketing faz essa qualificação e descobre oportunidades comerciais, é hora de o time de vendas entrar em ação com uma maior probabilidade de fechar negócios.

4. Vendas mais eficientes

A integração entre um bom CRM e o marketing também pode melhorar a produtividade da equipe de vendas. Isso acontece porque, ao receberem leads qualificados para a compra, os vendedores conseguem atendê-los da melhor forma possível.

Dica: E se o time de vendas estiver ocioso e não souber para quem ligar?

Além disso, como os leads provavelmente já consumiram alguns conteúdos, eles devem estar mais bem informados acerca do produto ou serviço, portanto, o trabalho comercial será mais eficiente, provavelmente precisando apenas apresentar e negociar as condições comerciais.

5. Fidelização de clientes

Dentre as vantagens do CRM integrado na sua estratégia de marketing, um CRM atualizado ainda permite que o time de marketing consiga identificar quais leads fecharam negócios com a empresa e, a partir daí, promover conteúdos e estreitar o relacionamento com eles, a fim de prezar pelo sucesso do cliente e aumentar a taxa de fidelização.

Estudando as razões que levam um lead a comprar, ou não, com a organização e acompanhando métricas como o valor do cliente ao longo do tempo (LTV), Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e retorno sobre o investimento (ROI), a empresa pode criar campanhas de marketing para atrair leads com perfis de interesse e oferecer melhores condições comerciais para os consumidores mais valiosos.

Conforme você pôde perceber ao longo do artigo, a integração entre um CRM e marketing é essencial para melhorar o atendimento, a eficiência e a taxa de fidelização do cliente. No longo prazo, essa estratégia ajuda a otimizar campanhas, diminuir custos e gerar melhores retornos sobre o investimento.

Aproveite para baixar agora o manual de Inbound Marketing e saiba mais sobre geração de leads e relacionamento com o cliente!

Banner-Manual do Inbound Marketing

Dica: A Orgânica é uma Agência de Marketing Digital especialista em Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.