Rodolfo Benetti

Por   

 09/11/2016 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

O Marketing Digital para restaurantes tem, basicamente, três objetivos: trabalhar a valorização da imagem do estabelecimento; atrair novos e potenciais clientes e fidelizar os consumidores que o restaurante já possui. Independentemente do porte do seu negócio, o Marketing Digital possui ações estratégicas que podem auxiliar você a alcançar esses objetivos.

O que vai diferenciar é o valor do investimento e a frequência de atuação. Conheça agora 5 dicas infalíveis de Marketing Digital para restaurantes!

1. Marque presença nas redes sociais

Os consumidores de hoje estão cada vez mais conectados às redes sociais. Eles interagem com outros consumidores, pesquisam sobre marcas, empresas, produtos e serviços. Acompanham ofertas de suas marcas preferidas e estão atrás das grandes novidades. Alguma dúvida de que seu restaurante precisa estar nas redes sociais?

Comece com o Facebook, já que é a maior e mais utilizada rede social do momento. Ele possui espaço e funções específicas para empresas, por isso, crie uma fanpage em vez de um perfil.

Elabore um cronograma de postagens organizado por editorias, por exemplo: institucional; comercial; sobre o cardápio; temas gerais; etc. Não há um número definido de postagens que você deve fazer, o ideal é priorizar a qualidade em relação à quantidade.

Uma dica é tirar um dia para organizar o cronograma e produzir postagens para um período, por exemplo, para os próximos 15 dias. Você pode programá-las na sua fanpage para serem postadas automaticamente.

2. Faça campanhas patrocinadas nas redes sociais

O Facebook não cobra nada para que você tenha uma página do seu restaurante e faça as postagens. No entanto, essas postagens, chamadas de orgânicas, atingem um alcance bastante limitado de seguidores, por isso a necessidade de desenvolver campanhas patrocinadas, que podem ser organizadas de várias formas. As duas principais maneiras são:

Dica: Aprenda a criar a campanha de Facebook Ads dos seus sonhos

Impulsionar publicação

A cada postagem feita, você pode impulsionar sua publicação para alcançar um público maior pagando por isso. Não é necessário um valor alto, comece com R$10 e veja os resultados. Depois você pode aumentar aos poucos.

Anúncios

Os anúncios podem ser criados em diferentes formatos, como imagem única, carrossel, gifs ou vídeo. Você pode escolher o objetivo, como cliques que levem ao seu site, por exemplo, e optar por pagar apenas quando um usuário clicar no link, ou seja, quando ocorrer a conversão.

Há diversas formas de anunciar no Facebook, veja qual é melhor de acordo com seus objetivos e não hesite em contratar um profissional ou uma agência de Marketing Digital para lhe ajudar a otimizar seus investimentos.

3. Produza conteúdo para blog

Uma ótima dica de Marketing Digital para restaurantes é a produção de conteúdo para um blog que esteja dentro do seu site. Produza conteúdos de qualidade que ofereçam soluções ao seu público.

Quando um visitante entra no seu site para conhecer um pouco melhor o seu restaurante e encontra um blog com diversos artigos falando sobre coisas que são do interesse dele, com certeza, aumenta a credibilidade do seu negócio.

Alguns exemplos de pautas que possam despertar o interesse do seu público são relacionadas a curiosidades e valorização de pratos específicos do cardápio, novos pratos que foram lançados ou detalhes do ambiente que oferecem mais conforto aos clientes.

Dica: Leia nosso artigo: Como vender com o blog da sua empresa

4. Otimize os mecanismos de busca

A sigla SEO é de Search Engine Optimization e significa um conjunto de ações para que o site do seu restaurante consiga ser mais bem ranqueado nos mecanismos de busca, como o Google.

Este é um trabalho complexo que exige a atuação de um profissional especialista, mas dentre as principais ações, podemos destacar: uso correto de palavras-chave; links internos e externos; uso de headings; otimização de metadados, etc.

5. Crie links patrocinados

Assim como nas redes sociais, você pode criar anúncios nos mecanismos de buscas também. O principal é o Google AdWords, onde seus anúncios são exibidos com destaque nas páginas de pesquisa ou como banners em sites que disponibilizam ao Google espaços publicitários.

As maiores vantagens dos links patrocinados são o controle constante e preciso dos gastos, a possibilidade de pagar por conversão e as métricas de acompanhamento dos resultados, que podem ser surpreendentes!

Quer saber mais sobre Marketing Digital para restaurantes? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas postagens, tem sempre uma novidade por lá!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.