5 erros que atrapalham sua conversão em vendas e como evitá-los


Rodolfo Benetti

Por   

 27/06/2018 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Um sonho de qualquer empresário é aumentar a conversão em vendas do seu negócio. Aliás, a taxa de conversão é um dos indicadores mais acompanhados no e-commerce, já que mostra uma relação de oportunidades e eficiência das estratégias.

Entretanto não é todo mundo que consegue aproveitar bem as chances de vendas. Alguns erros cometidos acabam comprometendo os bons resultados, então, confira nossa lista e conheça os erros para evitá-los. Acompanhe!

Que erros atrapalham a conversão em vendas?

1. Não aproveitar o tráfego do site

Quantas pessoas visitam o seu site mensalmente? Esse tráfego, além da taxa de conversão que citamos na introdução deste artigo, é um indicador fundamental. Se você atua com comércio eletrônico, um dos objetivos deve ser a atração de mais pessoas para os seus domínios online.

Porém, não adianta só gerar visitas, se você não faz a conversão em vendas. Um alto tráfego no site junto a um baixo número de pedidos concretizados pode ser sinal de que há algo errado nas suas estratégias!

Dica: Como vender pela internet: os segredos que não contaram para você!

Então a dica é não só atrair visitantes, mas utilizar essas pessoas com um objetivo, seja adquirir os dados de contato para transformar em leads, obter informações relevantes do mercado, gerar as vendas etc.

2. Não segmentar os leads de acordo com o estágio no funil de vendas

Seus leads não são iguais, não estão em momentos iguais e, portanto, não podem ser tratados da mesma maneira. Cada potencial cliente deve ser inserido em uma posição do funil de vendas, com estratégias específicas.

Um erro muito comum e que atrapalha a conversão em vendas é não criar essa segmentação. Enviar a mesma campanha de e-mail marketing para toda a base de leads, por exemplo, não é interessante. Afinal, você pode estar mandando um conteúdo de fundo do funil para quem acabou de reconhecer um problema.

Dica: 5 piores erros na qualificação de leads que você deve evitar

Assim, defina bem os estágios, a necessidade e estratégia de cada um e faça a segmentação dos seus leads.

3. Usar sempre os mesmos canais de comunicação e vendas

A internet exige das empresas uma constante atualização, seja nos serviços ou nos pontos de contato. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam informações em diversos canais de comunicação. Então, por que insistir sempre nos mesmos meios?

Focar sempre nos mesmos canais de comunicação e vendas pode fazer com que você não enxergue novas e boas oportunidades, desprezando um número considerável de possíveis vendas.

Quer aprender unir diferentes canais para para otimizar os seus resultados? Clique no banner e assista nosso webinar!

Banner-De olho nos canais de aquisição dos clientes

4. Não definir uma persona

Infelizmente, não são todas as empresas que definem a persona do negócio. Essa definição é importante para direcionar melhor as ações e aumentar a eficiência das estratégias.

Sem a persona, todos os investimentos podem ser encaminhados para quem não tem interesse ou condições de adquirir as soluções ofertadas, sendo um verdadeiro desperdício de recursos.

Então defina a sua persona, conheça as principais características do seu cliente ideal e foque as ações nesse personagem.

5. Insistir em estratégias fracas

Por fim, o quinto erro da nossa lista que atrapalha a conversão em vendas é insistir em estratégias fracas. Sabe aquelas ações que são tomadas há bastante tempo, mas que não apresentam resultados concretos? Elas podem estar minando seu negócio!

Dica: Estratégia: o caminho para bater suas metas! + 7 dicas para ter resultados reais sem mágica!

É preciso ter ciência de que boas ideias devem gerar bons resultados. Então faça um acompanhamento constante daquilo que é praticado e analise se está sendo ou não eficiente, buscando otimizar o plano.

Como garantir bons resultados?

Agora que você conheceu os principais erros que atrapalham a conversão em vendas, deve agir para evitá-los. Portanto, será preciso ter muito cuidado com eles para que as oportunidades não sejam desperdiçadas. Você deve fazer uma análise fria das suas ações e verificar se está cometendo alguma dessas falhas.

Dá tempo de recuperar, mas tem que começar agora! Uma dica para garantir bons resultados é contar com a assessoria de uma agência de Marketing Digital especializada. Com sua experiência e dedicação, os profissionais conseguirão montar as melhores estratégias, utilizando tudo que há de novo no mercado, seja com recursos ou ferramentas.

Lembre que, contando com a ajuda da agência, você poderá focar no seu trabalho, o core business da empresa, promovendo melhores ganhos. Seus resultados serão otimizados!

Quer aprender mais sobre conversão em vendas? Clique no banner abaixo e conheça nosso Guia completo para converter seus leads e otimizar suas vendas!

Banner-Guia completo para converter seus leads e otimizar suas vendas


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.