Geração de leads: como geramos 13x mais em apenas 2 meses


Guilherme de Bortoli

Por   

 14/09/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

2022 marcou a Orgânica com grandes conquistas! Foi um ano incrível, no qual fomos coroados com o lugar mais alto do pódio do Prêmio Limitless RD Station. Sim! Ficamos em 1º lugar na categoria Melhor Agência em RD Station, que nos reconhece como a agência de Marketing Digital que entrega os melhores resultados para os clientes — entre 1900 concorrentes.

Vitórias como essa são efeito dos resultados de sucesso que geramos para os nossos clientes, através de estratégias digitais personalizadas e conteúdos de valor, orientados por uma metodologia única.

E antes que alguém possa achar que “em casa de ferreiro, o espeto é de pau”, a metodologia que utilizamos para os nossos clientes é a mesma que gera resultados expressivos para nós há mais de 15 anos no mercado — e que segue trazendo bons frutos neste ano. 

Por isso, decidi te contar alguns resultados impactantes das estratégias que desenvolvemos e gerimos em 2023, com foco na geração de leads e oportunidades para a Orgânica:

Resultados de sucesso no primeiro semestre de 2023

O conteúdo no centro da geração de leads

O que você vai ler a seguir é um conteúdo sobre resultados, mas, mais do que isso, trata-se de resultados proporcionados por conteúdos! O sucesso de todas as nossas ações passam por esse entendimento, então eu trouxe algumas considerações iniciais.

Afinal, o que define os novos consumidores?

Talvez você já tenha ouvido falar frases um tanto vazias sobre o “consumidor ter mudado” e se tornado cada vez mais exigente. Tudo isso não passa de abstração se você não entender o que de fato mudou — e apenas colocar a sua empresa na Internet será frustrante se não estiver claro como se posicionar!

De forma resumida, pode-se dizer que os novos consumidores são mais empoderados. Isso acontece porque a Internet rompe os limites geográficos entre compradores e fornecedores. Desse modo, empresas que dominavam o mercado localmente agora precisam disputar espaço com outros negócios espalhados pelo mundo. Essa alteração entre o local e global coloca os consumidores em uma posição privilegiada: eles podem comprar de quem, quando e onde quiserem

E o que isso tem a ver com conteúdo?

Ter tantas opções causa um certo desconforto, afinal, “grandes poderes trazem grandes responsabilidades". Por isso, uma característica central dos novos consumidores é o fato de buscarem conteúdos qualificados para orientar suas ações de compra e se certificar sobre as escolhas. 

Quantas vezes, antes de fazer uma compra, você “deu um Google”, buscou informações em blogs de confiança, assistiu aos reviews no YouTube ou considerou a opinião dos especialistas no seu e-mail antes de definir a “compra certa”? 

Em geral, há uma jornada de compra a ser trilhada até que finalmente o cartão de crédito seja passado. 

As empresas também podem se empoderar nesse contexto, produzindo conteúdos que atraem potenciais clientes, estimulam o desejo em produtos e serviços, geram leads e promovem o aumento das vendas. 

Como fazemos na Orgânica

Nossas estratégias são orientadas por dados e partem da definição de um perfil de cliente ideal (ICP) para a criação de conteúdos relevantes, de modo a conectar a jornada de compra ao funil de vendas.

Exploramos diversos pontos de contato de acordo com a afinidade ao perfil de cada público e, assim, atraímos mais visitantes, geramos leads em diferentes estágios da jornada e criamos estímulos em múltiplos canais para que eles avancem até a fase de compra.

E é assim que conquistamos resultados excelentes para empresas como Cresol, Grupo Panvel e Bettanin — resultados feito esses que te contarei agora mesmo!

A virada de chave na estratégia de publicidade online

Os primeiros três meses de 2023 foram monótonos para nossas estratégias de publicidade online. Mantivemos uma postura conservadora nas nossas campanhas, orientadas para a geração de leads de potenciais clientes em fase de consideração de compra.

Em abril, buscando resultados mais expressivos, veio uma virada de chave: otimizamos os conteúdos para geração de leads, disponibilizando materiais ricos de valor prático para as características do nosso Perfil de Cliente Ideal (ICP).

Os resultados: 13x mais leads em 2 meses! 

Com um aporte de apenas 50% na verba de mídia, geramos 1239% mais leads em  menos de 2 meses, com um impacto imediato de 130% mais oportunidades comerciais e a redução de 88% no Custo por Lead (CPL).

Isso quer dizer que, na comparação entre fevereiro/março e abril/maio, nossa equipe comercial precisou se desdobrar para apresentar nossa proposta de valor para mais que o dobro de prospects!

Além de todo esse crescimento, os novos leads qualificados, que ainda não solicitaram um orçamento, já estão sendo impactados por ações de remarketing e e-mail marketing para também avançarem no funil de vendas.

Gráfico de geração de leads

Gráfico de geração de leads

7x mais oportunidades comerciais com e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas do Inbound Marketing e gera resultados notórios para a Orgânica. Nos aproveitamos dos principais benefícios desse canal — a exclusividade da atenção dos leads, além da personalização, mensuração e acessibilidade — para nos aproximarmos da base, qualificá-la com conteúdos assertivos, gerar confiança e estimular o avanço na jornada de compra. 

Por vezes, os resultados no canal vão ser vistos a médio prazo, mas, quando feito de forma profissional e estratégica, os esforços tendem a valer a pena e a evolução pode ser rápida.

Prova disso, é que, ao compararmos as métricas de geração de SQL (Sales Qualified Leads) dos cinco primeiros meses de 2023 com o mesmo período de 2022, o sucesso é evidente: geramos 566% mais oportunidades comerciais!

Gráfico de geração de leads

Busca orgânica: os desafios de estar no topo

O topo dos buscadores, como Google e Bing, é disputado. Figurar nos primeiros resultados exige o entendimento de um conjunto de parâmetros que definem quais páginas devem ser exibidas quando um determinado assunto é pesquisado. 

Os critérios, por sua vez, não são eternos nem imutáveis, pelo contrário, variam frequentemente, de acordo com as adequações do algoritmo — motor dos mecanismos de busca — aos hábitos dos usuários, em um movimento constante de aprimoramento da experiência

Por esses motivos, estar na primeira página do Google pode ser fruto de um longo período de produção de conteúdo de qualidade, otimizações de performance das páginas, escolha estratégica de campos semânticos e palavras-chave e, claro, adequações à variabilidade de requisitos dos buscadores. 

Por isso, quando a Orgânica é encontrada nos primeiros lugares do Google por milhares de usuários através da busca de palavras-chave de altíssima concorrência, como Marketing Digital, Agência de Marketing Digital, Leads ou Landing Page, há um trabalho incessante nos “bastidores”, que gera resultados incrivelmente rentáveis! 

Os resultados: 189% mais oportunidades

Entre 2022 e 2023, demos saltos relevantes na geração de oportunidades e mais SQL (Sales Qualified Leads) se sentaram na mesa de negociação conosco. 

Comparando os resultados obtidos através da busca orgânica nos cinco primeiros meses de 2023 e o mesmo período em 2022, a evolução é notória: conquistamos 40% mais leads e quase 3x mais oportunidades

Vale destacar que as ações nesta frente despendem um relativo custo inicial, mas os resultados tendem a reverberar por longos períodos com custos minimizados de manutenção.

Gráfico de geração de leads

Grandes resultados conquistados para nossos clientes

Famiglia Valduga — geração de leads qualificados através de estratégias de conteúdo, SEO e campanhas de mídia paga otimizadas: 

  • 1783% mais vendas;
  • Crescimento de 20% na taxa conversão;
  • ROAS (Retorno sobre o Investimento em Anúncios) de 840%;
  • Metas definidas para 24 meses conquistadas em 6 meses


Nautilus — publicidade online, materiais ricos e trilhas para qualificação de leads:

  • Aumento de 53% na geração de leads em 6 meses;
  • Redução de 44,63% nos custos por lead.


Dimed — publicidade online:

  • Crescimento de 241% na receita da Dimed em 12 meses;
  • Aumento de 1132,6% no ROAS em menos de 9 meses.

O que os clientes dizem sobre nós 

Weslley Wohlers – Coordenador de Marketing – Nautilus

“Um fato que diferencia a Orgânica de outras agências do mercado é que nela não há uma pessoa fazendo três coisas ao mesmo tempo. A equipe é bem preparada, pró-ativa, experiente e robusta. Possui pessoas realmente especialistas no que fazem! Outro fato, que também diferencia a Orgânica, é o contato com o cliente mais humanizado. É discrepante o tratamento e a organização dos processos, e isso faz eu me sentir um cliente sendo tratado como cliente. Só tenho elogios e a certeza de que, com a Orgânica, iremos fazer o melhor trabalho de Marketing que a Nautilus já viu em 40 anos de existência!”

Weslley Wohlers
Coordenador de Marketing – Nautilus

Mateus Vettorazzi – Especialista em E-commerce – Grupo Panvel

“Com toda a certeza, a agência que mais me encantou até hoje. Equipe extremamente competente, todos com garra e muita força de vontade de fazer acontecer. Estão todos sempre disponíveis para encontrar as melhores soluções. A quem me perguntar, eu super indico a Orgânica Digital."

Mateus Vettorazzi
Especialista em E-commerce – Grupo Panvel

Luisa Valduga – Diretora de Inovação Digital – Famiglia Valduga

"A sinergia entre a Orgânica Digital e a Famiglia Valduga proporcionou o desenvolvimento de estratégias digitais, resultando no aumento de contatos gerados, oportunidades e também das vendas do nosso e-commerce."

Luisa Valduga
Diretora de Inovação Digital – Famiglia Valduga

Quer conquistar resultados como esses? Solicite um Diagnóstico + Consultoria gratuitos de Geração de Leads! 

Com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de estratégias digitais, a Orgânica ajuda empresas nacionais e internacionais a alcançar resultados excepcionais por meio de uma metodologia própria, que explora a integração de múltiplos canais para gerar mais leads, oportunidades e vendas

Por 3 vezes, fomos reconhecidos entre as melhores agências do Brasil pela RD Station em 2019, 2020 e 2022, que comprova nossa capacidade de gerar sucesso para nossos clientes. 

Preencha o formulário do nosso Diagnóstico de Geração de Leads, que um dos nossos especialistas entrará em contato com você — para avaliar as estratégias digitais do seu negócio e te mostrar como vamos levar a geração de leads a um próximo nível!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.