Logo + Marketing Digital: o que é logotipo e como criar?


Guilherme de Bortoli

Por   

 07/03/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Olá! Como vai? Me chamo Guilherme de Bortoli e, após mais de 20 anos de experiência em projetos de marketing e vendas, hoje estou aqui para te contar minhas principais dicas para criar um logo para Marketing Digital que destaque a sua empresa em meio a tantas outras presentes na Internet.

Essa não é uma tarefa fácil, mas já adianto: o logo com certeza é um dos principais ativos que te ajudarão. Confira!

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

O que é logotipo? Entenda o significado!

A palavra “logotipo” tem origem grega e é formada pela junção de:

  • “Logos” (conceito, significado, razão, motivo, sentido);
  • “Typos” (forma, figura, símbolo, marca, impressão).

Assim, logotipo pode ser entendido como um “conceito” representado por uma “figura” — a representação visual de uma empresa — e é, por exemplo, o principal meio pelo qual o seu público conseguirá identificar e diferenciar quais produtos são seus e quais são dos seus concorrentes!

No digital, isso ganha ainda mais importância: dada a quantidade de informações, produtos e serviços disponíveis online, o logo para Marketing Digital é o que irá ajudar o seu público a te identificar de forma rápida e fácil, aumentando o reconhecimento de marca.

Reconhecimento de marca

Logotipo ou logomarca: existe diferença?

No geral, existem dois tipos mais comuns de logos:

  • Formados apenas pelo nome da marca, como o da Coca-Cola e do Google;
  • Formados por um símbolo, que pode ou não estar acompanhado pelo nome da marca, como o do Spotify e do Twitter.

O logo da Coca-Cola e do Google é um logotipo: uma forma marcante de escrever o nome da marca, enquanto o logo do Spotify e do Twitter tem, além da parte escrita (logotipo), um símbolo (logomarca).

Não existe uma regra que defina que os logos formados por logotipo e logomarca funcionam melhor, por exemplo. Ao desenvolver o seu logo para Marketing Digital, você deve conhecer alguns pontos importantes, que te mostrarei depois! Antes, você precisa entender a importância de ter um logo:

Por que criar um logo para Marketing Digital?

Além do principal objetivo de um logo, que é ajudar na construção da identidade de marca da sua empresa, permitindo que seus clientes consigam identificá-la com mais facilidade, o logo comunica sensações intangíveis aos clientes — e é por isso que é considerado um dos ativos estratégicos de marketing mais importantes!

Um exemplo de como um conceito forte pode ser expressado por um único símbolo é o logo do McDonald’s: os arcos que formam a letra “M” — dentre outros detalhes que você verá a seguir — foram pensados para ser uma referência ao nome da marca e, ao mesmo tempo, criam a imagem das batatas fritas na mente dos clientes.

Dessa forma, o logo do McDonald’s não só faz lembrar da marca, como também pode despertar o desejo de consumir dela, ajudando nas vendas!

Dica: Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa?

Como fazer um logotipo na era do Marketing Digital?

Tenha em mente a estratégia do negócio

As principais informações que o seu logo deve transmitir são a personalidade e os valores da sua empresa. Para conseguir isso, você precisa ter a estratégia do negócio em mente na hora de criar seu logo para Marketing Digital!

Se apoie no seu plano de negócios e escreva um resumo da sua empresa. Depois, destaque as principais palavras-chave que ajudarão a formar o conceito do logo dela — esse resumo trará clareza sobre o que é o negócio e ajudará quem for desenvolver o logo!

Defina um nome para sua marca

A originalidade (e o bom senso) é determinante:

  • Se você criar um nome muito “comum”, será mais difícil se destacar dos seus concorrentes;
  • Ao mesmo tempo, um nome complicado de pronunciar, por exemplo, diminui o potencial de lembrança da marca;
  • E um nome que está muito fora do seu contexto de atuação aumenta as chances de confundir seu público ou, até mesmo, atrair o público errado.

Para ajudar, use as palavras-chave que selecionou na etapa anterior e confira no Google quais são os resultados que aparecem para as pesquisas feitas.

Além disso, você também precisa verificar se já não existem outras empresas usando esses nomes. Faça isso pesquisando os registros de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) e a disponibilidade de domínios na Internet com o nome que você criou.

Dica: Posicionamento de Marca: exemplos de Marketing Digital

Pesquise sobre a combinação de cores para logotipo

As cores da sua marca irão influenciar a percepção dos seus clientes sobre a empresa, seus produtos ou serviços. Por esse motivo, você deve levar em consideração as premissas da psicologia das cores!

A psicologia das cores estuda a nossa resposta quando somos expostos a certas cores. Por exemplo: segundo os especialistas da No Film School, o vermelho carrega o significado da cor da paixão, mas pode estimular o sentimento de fome nas pessoas.

Isso porque, sozinhas e juntas, as cores se comportam de forma diferente. Outro exemplo é o amarelo: sozinho, transmite otimismo e acolhimento, mas, quando usado com o vermelho, também se torna um estimulante do apetite — não por acaso, é comum ver essa combinação em restaurantes fast food! (Isso não te lembra o logo do McDonald’s?!)

Pense nas aplicações

Apesar do seu objetivo ser criar um logo para Marketing Digital, lembre-se de que, antes de tudo, o logo deve ser da sua marca.

Ele precisa ser sempre o mesmo, independentemente de estar sendo usado no meio digital ou em outros materiais, como um bordado em uma camiseta, uma placa de sinalização ou em algum brinde.

Por isso, você deve testar a compatibilidade do logo em diversas aplicações. Algo que fica muito bom na tela do computador pode não ficar tão bom assim em outros lugares!

Guia prático: Como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

Descomplique

O logo não precisa ser complexo para passar a sua mensagem. Na verdade, é preferível que ele seja claro e acessível para que possa ser facilmente interpretado por todas as pessoas.

Evite enchê-lo com informações desnecessárias, inserindo muitos elementos e efeitos. O exagero pode acabar comunicando desorganização e prejudicar a sua marca!

Escolha boas imagens para logotipo

A imagem para um logo pode ser um ícone, um símbolo ou, ainda, um mascote. Todas essas representações tornam a marca fácil de ser lembrada!

Apenas recomendo que você evite o uso de fotos, já que elas tornam a aplicação mais complicada.

Conheça as principais letras para logotipo

Os tipos de letra utilizados no seu logo também irão influenciar na percepção que os seus clientes terão da sua marca, principalmente devido à legibilidade.

Por isso, para escolher uma boa letra para logotipo, é necessário que você conheça um pouco sobre tipografia:

  • Com serifa: as fontes desse tipo possuem pequenas linhas nas extremidades das letras e números, e são mais comuns em textos corridos e impressos. Fontes serifadas nem sempre são as mais indicadas para o uso em logotipos;
  • Sem serifa: são aquelas que não possuem detalhes nas extremidades e bordas, e são mais comuns em textos curtos e em design gráfico. Elas também são bastante aplicadas em logotipos pela facilidade de leitura;
  • Cursiva: são as fontes que imitam a caligrafia humana. São mais utilizadas em estilos retrôs e românticos, e trazem um ar pessoal ao logo;
  • Decorativa: são mais usadas por quem busca algo exclusivo. Esse tipo costuma ser a principal escolha de grandes marcas que querem transmitir originalidade, como a Disney e o Nubank.

Dica: Os 16 piores erros de Marketing Digital + Como evitá-los

É possível criar um logo para Marketing Digital sem gastar muito?

Para criar um logo, os valores variam de profissional para profissional. Existem diversas agências e designers especializados na construção de marca e identidade visual no mercado e, com certeza, algum deles conseguirá te atender!

Mas, se você está começando um negócio e precisa economizar, separei algumas dicas para te ajudar a elaborar um logo eficaz sem gastar muito:

  • Procure um profissional freelancer: muitos profissionais trabalham de forma individual e desenvolvem um trabalho de qualidade por um preço acessível. Você pode usar o 99freelas, por exemplo, para encontrar o profissional ideal para criar seu logo;
  • Contrate uma plataforma própria para esse tipo de trabalho: também existem plataformas, como a We do Logos, que são especializadas em fornecer serviços de criação de logos. Inclusive, nelas você conta com o apoio de especialistas que desenvolvem diversas opções até chegar à versão aprovada;
  • Use uma ferramenta gratuita e faça você mesmo: outra opção é contar com ferramentas gratuitas de design, como o Canva, para criar sozinho seu próprio logo. Basta um pouco de criatividade e dedicação para chegar a um bom resultado e testá-lo em diferentes materiais de divulgação!

Guia prático: Como escolher as melhores estratégias de marketing para sua empresa

Aprofunde seus conhecimentos sobre Marketing Digital com a Orgânica!

Agora que ficou clara a importância e como criar um logo que traduz a identidade da sua marca, é hora de expandir seus conhecimentos sobre Marketing Digital!

Conheça agora mesmo os materiais gratuitos da Biblioteca sobre Marketing, Vendas e Retenção de Clientes da nossa agência de Marketing Digital!

Biblioteca Gratuita de Marketing, Vendas e Retenção


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.