Entenda o que é o Marketing de Permissão


Rodolfo Benetti

Por   

 04/02/2019 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Olá! Tudo bem com você? Espero que sim!

Nos últimos anos, sobretudo na internet, as pessoas começaram a ser bombardeadas com uma enorme quantidade de informações, inclusive por conta das inúmeras campanhas publicitárias existentes ao redor do mundo. Foi aí que surgiu o Marketing de Permissão. Confira o artigo até o fim e entenda como criar conteúdos que envolvem sua audiência!

Como surgiu o Marketing de Permissão?

Em função da overdose de informações disponíveis, que muitas vezes nem interessam ao usuário, as empresas que desejavam se destacar no mercado precisaram apostar na inovação. Como resultado disso nasceu o Marketing de Permissão, uma nova abordagem ao público.

Diferentemente do que era feito até então, esse tipo de merchandising só é feito com a expressa autorização do cliente. Adotando essa estratégia, é possível desenvolver ações de marketing mais efetivas e ainda fixar a reputação da empresa como uma organização que respeita o desejo e os limites de aproximação determinados pelo seu público-alvo.

Dica: Marketing de conteúdo: aprenda como mostrar as suas ideias para o mundo

O que é Marketing de Permissão?

O Marketing de Permissão é uma modalidade de marketing que requer o consentimento do cliente. Ou seja, a empresa só passa a se comunicar diretamente com o consumidor e enviar material de publicidade após receber uma autorização explícita para isso. Esse comportamento é desejável para qualquer negócio e, obviamente, é estimulado e provocado.

Por esse sistema, a empresa atrai a atenção do seu público-alvo com ações generalistas como anúncios, artigos em blogs e outros meios. Depois de tomar conhecimento sobre determinada oferta ou benefício, o usuário, se desejar iniciar o relacionamento com essa empresa, confirma seu e-mail ou fornece outros dados pessoais, autorizando assim o recebimento de outras comunicações como newsletters, informativos, incentivos de compras, entre outras.

Quais são as vantagens do Marketing de Permissão?

Um dos principais diferenciais desse tipo de marketing é, certamente, o fato de assegurar que somente pessoas verdadeiramente interessadas nos produtos ou serviços oferecidos serão alvo das campanhas e receberão material de divulgação. Isso proporciona outras vantagens adjacentes: reduz os gastos desnecessários, minimiza eventual desperdício de tempo e de capital e aumenta consideravelmente a taxa de conversão.

Dica: Crise financeira: 6 razões para investir em marketing digital!

Essa estratégia também melhora o posicionamento da organização, pois mostra que ela respeita e considera a opinião e o desejo do seu público. O Marketing de Permissão garante ao leitor/consumidor um valor que tem sido pouco respeitado hoje em dia: a privacidade.

Campanhas que requerem a autorização são pessoais e intransferíveis, destinadas exclusivamente ao perfil daquele indivíduo. Além disso, caso o cliente deseje, o Marketing de Permissão pode ser interrompido facilmente, pois a autorização é revogável.

Qual a relação entre Marketing de Permissão e Inbound Marketing?

O Marketing de Permissão e o Inbound Marketing estão fortemente relacionados, especialmente em tempos em que a internet tem uma importância fundamental na vida de praticamente qualquer pessoa. Muitos dos incentivos oferecidos para a efetivação do cadastro e o recebimento da autorização do consumidor dependem de ações de geração de conteúdo (portanto, de Inbound Marketing) como e-mail marketing, newsletter, artigo exclusivo, e e-books

O Inbound Marketing também é perceptivelmente estratégico no planejamento das campanhas, pois é essencial segmentá-las de acordo com a localização de cada permissionário dentro do funil de vendas. Assim, envia-se material mais genérico para quem está no topo e informações mais específicas para compradores que já estão no fundo do funil, ou seja, já foram bem trabalhados e educados.

É interessante, após conseguir a permissão, que o conteúdo seja informativo e ensine mais sobre a área de negócio a que se dedica a empresa. Não é recomendável, por exemplo, sair enviando ofertas dos produtos imediatamente após receber o consentimento do usuário.

Por outro lado, é essencial que você ofereça mais incentivos e trabalhe a afinidade com cada leitor ou cliente, criando um relacionamento de troca e de respeito com essas pessoas que permitiram que você firmasse esse contato.

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!

Gostou de saber o que é Marketing de Permissão? Quer contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital para colocá-lo em prática? Basta entrar em contato conosco!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.