Marketing Digital: quanto investir para a sua empresa vencer essa corrida?



Por   

 20/02/2019 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Marketing Digital: quanto investir para a sua empresa vencer essa corrida?

Olá, aqui é o Rodolfo! Tudo bem?

Tenho uma história para você.

O Carlos é um empresário que está preocupado com o crescimento do seu negócio. Sua marca utiliza a publicidade offline na divulgação de produtos e serviços, mas ainda “engatinha” na mídia online.

Embora saiba da importância dessa estratégia, o seu grande questionamento é o quanto investir em Marketing Digital para que a empresa aumente sua visibilidade online, bem como seus lucros.

E então, se identificou com o Carlos?

Não é fácil entender o quanto de recursos financeiros deve ser injetado na publicidade virtual, pois existem alguns fatores a serem levados em consideração e que variam de uma empresa para outra. A seguir, irei te mostrar quais aspectos devem direcionar essa decisão!

Como descobrir o quanto investir em Marketing Digital?

De acordo com uma pesquisa divulgada pela revista Exame, o investimento em Marketing Digital no Brasil crescerá 12% até 2021. O motivo é o aumento do número de pessoas que realizam compras e outros tipos de negócios por meios virtuais. Sendo assim, é necessário que as empresas se adaptem ao novo tipo de consumidor.

No longo prazo, a aplicação de capital em Marketing Digital inevitavelmente vai superar em muito os recursos destinados à publicidade offline. No entanto, para que uma empresa descubra o quanto investir em mídias online é preciso, ela deve entender a sua realidade atual.

Dica: O que o investimento em comunicação diz sobre o crescimento das empresas?

Alguns tipos de negócios têm uma forte presença offline porque o seu público-alvo não costuma utilizar a internet para fazer compras. Por outro lado, existem instituições completamente imersas no mundo virtual, como os e-commerces. Além disso, há ainda as marcas que atuam tanto no mercado on quanto no offline.

O que queremos mostrar com esses exemplos? Os três tipos de empresas citadas injetarão quantias diferentes no Marketing Digital com base no comportamento do seu consumidor. Então, digamos que uma instituição comece a notar uma migração dos seus clientes do mercado físico para o virtual. Quanto deve ser o investimento inicial? Vejamos alguns indicadores.

Calcule o faturamento

Comece descobrindo o faturamento mensal do seu negócio. Para ter uma média mais exata, use os números registrados nos dois últimos anos. Após isso, mensure a lucratividade que a empresa obteve nesse período. Algumas organizações reservam 5% da sua margem de lucro para começar o projeto do marketing.

Dica: Como o planejamento de comunicação da sua empresa afeta diretamente seu lucro?

Normalmente entram nessa conta os custos com mídia, ferramentas e infraestrutura. Um estudo da Gatner aponta que algumas empresas gastam 9,2% do seu orçamento com análises de marketing que direcionam as estratégias.

Com o tempo, de acordo com a reação dos clientes e a atração de novos consumidores, o valor aumenta. Durante todo o período de “teste” da estratégia digital é importante usar KPIs para mensurar o retorno dos investimentos.

Aprenda a interpretar seus resultados alcançados no material abaixo!

Como mensurar e otimizar canais de Marketing Digital

Olhe para a concorrência

As empresas que estão consolidadas no mercado e têm uma estratégia digital bem definida costumam gastar uma porcentagem maior do seu orçamento. Existem inúmeras razões para isso, mas a principal costuma ser a conquista de um espaço maior do que a concorrência.

Uma boa pesquisa sobre o tipo de mídia online que as empresas que atuam no mesmo ramo de negócios estão utilizando para atrair clientes pode direcionar os investimentos no caminho certo.

Segundo um infográfico da pesquisa digital Adspend 2018, divulgado pela IAB Brasil, 22% do valor gastos com publicidade digital pelas organizações vão para estratégias com vídeos.

Escolha a melhor estratégia

O Inbound Marketing tem se mostrado uma estratégia muito positiva para injetar investimentos financeiros. Os recursos mais utilizados são:

Esses três métodos aliados às redes sociais e à busca paga controlada aumentam as chances da empresa de obter um ROI positivo. Por exemplo, um artigo da The Factory Content revelou que gerenciar anúncios em mídias sociais custa U$ 250 mensais. Na moeda brasileira, seria algo em torno de R$ 970.

Sendo assim, mesmo que no início da estratégia de Marketing Digital o investimento seja limitado, usando um bom direcionamento e técnicas inteligentes, os resultados positivos aparecerão.

Então, entendeu como investir em Marketing Digital para elevar os rendimentos do seu negócio? Se quiser saber mais sobre como fazer isso, entre em contato conosco!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!