Marketing Digital é furada? Saiba como evitar uma!


Guilherme de Bortoli

Por   

 02/08/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Quem nunca recebeu aquela proposta “imperdível” para ganhar até 500 reais por dia, trabalhando 4 horas por semana? Essa e outras promessas inalcançáveis que circulam na Internet podem dar a entender que o Marketing Digital é furada.

No entanto, eu garanto que essa é uma das estratégias mais poderosas e eficazes que existem — quando bem planejada e executada por profissionais competentes.

Por isso, é importante ficar atento para não cair em golpes! Me acompanhe para entender as maiores furadas do Marketing Digital e o que essa estratégia consegue proporcionar a curto, médio e longo prazo para que você evite promessas falsas — e dores de cabeça.

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

O que é Marketing Digital de fato?

O Marketing Digital é uma estratégia de comunicação pensada exclusivamente para alcançar mais pessoas no meio online e facilitar a venda. Isso pode ocorrer por meio de empresas, produtores de conteúdo, influenciadores, etc.


O que é Marketing Digital e quais as principais estratégias?

E já que tudo acontece na Internet, pode até parecer que não há obstáculos ou exigências para que uma empresa, por exemplo, comece a fazer Marketing Digital.

Assim, foram criadas diversas mentiras em torno do conceito, como se fosse a “solução para todos os problemas” de um negócio ou, até mesmo, como se fosse possível “ganhar dinheiro fácil com pouco trabalho” — fato que nos leva à seguinte questão:

Afinal, Marketing Digital é furada?

A verdade é que, em algumas situações, o Marketing Digital pode ser, sim, uma furada. Eu não vou mentir para você! Mas digo isso porque, em todas as áreas de atuação que existem no mercado, há profissionais bons e ruins — no Marketing Digital, não há de ser diferente.

Então você precisa ter em mente que a existência de profissionais despreparados (ou até mal intencionados) não faz com que o Marketing Digital, em si, seja uma furada. Certo?

Inclusive, os resultados positivos que essa estratégia proporciona nas mãos certas é o principal motivo do seu sucesso — nesses casos, definitivamente não é uma furada!

Pelo contrário: o investimento em Marketing Digital é capaz de gerar impactos significativos — e eu afirmo isso por experiência própria —, mas, se você ainda está com receio, confira as maiores furadas para identificar logo de cara:

5 furadas do Marketing Digital para você não cair!

1. Basta dominar técnicas e ferramentas de Marketing Digital para ter sucesso 

Não se engane, porque dominar técnicas e ferramentas de Marketing Digital não basta para ter sucesso. É necessário entender também o porquê e os fundamentos do que estiver sendo feito.

Por exemplo, um gestor de tráfego pago deve ter habilidades técnicas para usar ferramentas do Google Ads ou Facebook Ads na criação de anúncios, porém, se ele não conhecer as estratégias por trás do uso de mídia paga, acaba limitando as chances de sucesso.

Dica: 11 plataformas de Marketing Digital para você conhecer!

2. O Marketing Digital garante resultados sozinho

O equívoco aqui é simples: são vários fatores que, somados ao Marketing Digital, garantem resultados. Como ele é apenas um “meiopara atingir um objetivo final, pode servir para o bem ou para o mal:

Se as bases da empresa estiverem estruturadas, a estratégia acelera os resultados. Caso não estejam, acelera os prejuízos e, nesse caso, se torna uma furada!

Aliás, as “bases da empresa” são nada mais que a clareza do mercado que ela faz parte, quais objetivos quer atingir e qual o plano de ação para chegar lá — fique tranquilo que, mais adiante, vou explicar melhor como garantir que o seu negócio tenha as bases necessárias!

3. O Marketing Digital dá dinheiro rápido e fácil 

Essa é outra furada que, se você cair, pode se decepcionar bastante. Investir em Marketing Digital não dá dinheiro rápido e fácil, mas, como muitas pessoas não têm uma visão clara de tudo que acontece nos bastidores de uma estratégia bem-sucedida, elas costumam simplificar demais e pensam que o retorno é quase momentâneo.

Posso exemplificar isso para você utilizando a árvore como alusão: nela, dá para ver apenas o que é “superficial”, ou seja, a copa com suas folhas, flores e frutos. No entanto, só de olhar, não dá para ter dimensão do tanto que ela teve que crescer (e do tamanho das suas raízes) para atingir o tamanho atual.

Logo, é importante ficar claro para você que, no Marketing Digital, não basta realizar meia dúzia de ações, sentar e esperar pelos resultados. É necessário:

  • Planejar;
  • Testar;
  • Coletar dados;
  • Analisar;
  • Otimizar, etc.

Seguir passos como esses não é necessariamente rápido e fácil, mas, quando bem executados, trazem sucesso à estratégia do negócio!

4. Investir em Marketing Digital é barato

Outro equívoco bastante comum é rotular o Marketing Digital como uma estratégia barata. Pense comigo: é possível, sim, investir valores menores nessa estratégia quando comparada a mídias tradicionais — distribuir um conteúdo na Internet, por exemplo, requer menos dinheiro do que veicular uma propaganda no intervalo do Jornal Nacional —, mas nem por conta disso se torna barata.

Então “barato” e “caro” é relativo, e o que torna a estratégia uma coisa ou outra é o retorno que ela está trazendo, ou seja, se ela está alcançando os objetivos finais e, consequentemente, gerando lucro para a empresa, já que cada canal tem, por exemplo, um custo de aquisição de clientes (CAC) diferente.

Cronograma de Marketing Digital

5. Marketing Digital é só publicar nas redes sociais

O Marketing Digital está longe de ser “publicar nas redes sociais”. Inclusive, o ponto principal aqui é que empresas que crescem diversificam os canais:

Não apenas porque isso facilita o desenvolvimento dos níveis de consciência dos consumidores na jornada de compra, mas também porque cada canal sofre uma série de influências. Já ouviu falar em “Não coloque todos os ovos na mesma cesta”?!

É óbvio que, dessa forma, a complexidade e o custo aumentam, só que, se você for banido no Instagram e impedido de fazer lives, por exemplo, um outro canal, como o YouTube, consegue sustentar o relacionamento com a audiência e o crescimento do seu negócio por determinado período, mantendo-o no azul!

Dica: Canais de Marketing Digital: como distribuir um conteúdo adequadamente?

Agora que você está com os olhos bem abertos para as maiores furadas que pode cair, que tal se prevenir colocando as dicas abaixo em prática?

Como evitar uma furada?

Faça boas análises

Antes de comprar o produto ou contratar o serviço de qualquer pessoa ou empresa, busque saber se ela tem autoridade na área. Para isso, analise estes três pontos fundamentais:

  • Se produz conteúdo e se é realmente bom;
  • Se ela tem experiência e se demonstra capaz de gerar resultados;
  • Se tem avaliações e depoimentos positivos — afinal, ninguém melhor para falar do que seus próprios clientes.

Defina as bases da sua empresa 

O primeiro passo para definir as bases da sua empresa é estabelecer a parte estratégica, ou seja, missão, visão, valores… para, então, entender quais são os objetivos, detalhando eles em metas.

O segundo passo é o planejamento tático. Dentro dele, é preciso eleger projetos para que os KPIs sejam atingíveis e, em seguida, definir quem é o cliente ideal da empresa, respondendo às perguntas:
 

  • Onde ele está?
  • Pelo que ele se interessa?
  • Qual é o seu real problema?
  • Como o seu negócio pode ajudá-lo a solucionar?

Feito isso, identifique o que os seus concorrentes estão oferecendo para atender essas circunstâncias e, por último, qual é o seu diferencial e em qual ponto você quer focar: seu preço? Sua expertise?

Deixe tudo isso bem claro para que a equipe de Marketing Digital consiga trabalhar em cima dessas questões!

Pirâmide do Crescimento

Dica: O que é a Pirâmide do Crescimento?

Contrate uma agência de Marketing Digital

Não posso deixar de te dizer que é, sim, fundamental que uma empresa conte com uma equipe de marketing interno, responsável pela estratégia empresarial que serve de base para que o digital seja feito.

Já a agência de Marketing Digital entra como um complemento para trabalhar com esse time interno, trazendo alguns benefícios como:

  • Economia de tempo — a agência se torna mais vantajosa em razão da dinamicidade dos profissionais. Se uma estratégia necessita de mais designers, por exemplo, a agência aloca esses profissionais sem que a empresa contratante precise se ocupar com isso;
  • Gestão — a parceria com a agência diminui a necessidade de gerenciamento da empresa com vários colaboradores, facilitando o foco no que realmente importa: a expertise no core business dela;
  • Atualização — com um mercado em constante mudança, a agência consegue aplicar todas as novidades (que fazem sentido) na estratégia dos clientes, já que ela tem contato com diversos segmentos e experiência para saber o que pode surtir efeito ou não, proporcionando tranquilidade para o contratante;
  • Acesso a uma equipe consolidada — a agência conta com profissionais não só experientes, mas cada vez mais qualificados e ágeis para fazer a empresa atingir resultados que, talvez, ela não conseguisse sozinha.


Por que contratar uma agência de Marketing Digital?

Conte com a Orgânica Digital para acelerar os resultados da sua empresa!

Para fugir das furadas do Marketing Digital, contar com uma empresa consolidada no mercado é a melhor saída. A Orgânica tem vasta experiência na área, com mais de 15 anos no mercado, acumulando diversas histórias bem-sucedidas. Aproveite para conferir estas aqui:

Nosso sucesso é consequência do trabalho de uma equipe multidisciplinar, atualizada e disposta a ajudar os clientes sempre que necessário — já que os resultados são efeitos de planos que atendem às necessidades de curto, médio e longo prazo.

Analice Lourenci – Gerente de Comunicação e Marketing – Cresol 

"A Cresol tem o propósito de transformar vidas por meio da cooperação, e a parceria com a Orgânica Digital nos aproximou ainda mais da nossa missão, com um trabalho sério e dedicado, colocando em evidência o que temos de melhor nos meios digitais e otimizando as ferramentas do marketing para um resultado cada vez mais destacado e crescente, e humanizando a tecnologia."

Analice Lourenci
Gerente de Comunicação e Marketing – Cresol

Weslley Wohlers – Coordenador de Marketing – Nautilus

“Um fato que diferencia a Orgânica de outras agências do mercado é que nela não há uma pessoa fazendo três coisas ao mesmo tempo. A equipe é bem preparada, pró-ativa, experiente e robusta. Possui pessoas realmente especialistas no que fazem! Outro fato, que também diferencia a Orgânica, é o contato com o cliente mais humanizado. É discrepante o tratamento e a organização dos processos, e isso faz eu me sentir um cliente sendo tratado como cliente. Só tenho elogios e a certeza de que, com a Orgânica, iremos fazer o melhor trabalho de Marketing que a Nautilus já viu em 40 anos de existência!”

Weslley Wohlers
Coordenador de Marketing – Nautilus

Luisa Valduga – Diretora de Inovação Digital – Famiglia Valduga

"A sinergia entre a Orgânica Digital e a Famiglia Valduga proporcionou o desenvolvimento de estratégias digitais, resultando no aumento de contatos gerados, oportunidades e também das vendas do nosso e-commerce."

Luisa Valduga
Diretora de Inovação Digital – Famiglia Valduga

Conte com a gente para o crescimento do seu negócio também! Solicite uma consultoria gratuita com diagnóstico de Marketing Digital e vamos, juntos, alcançar os resultados que você está buscando!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.