Rodolfo Benetti

Por   

 29/01/2020 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Os formatos de mídia audiovisuais são uma forma de conteúdo que continuam a crescer em popularidade. Prova disso são as bilhões de pessoas que visitam o YouTube todos os meses, tornando o site uma ferramenta poderosa para gerar leads com vídeos.

Qualquer empresa pode abrir um canal no YouTube. Não precisa ser ou ter um estúdio de gravação e edição para isso. Levando em consideração que a maior audiência provém de um público mais jovem e diversificado, seria um erro não tirar proveito desse enorme mercado.

Dica: Redes sociais para empresas: em qual devo investir?

No entanto, conseguir que as pessoas visualizem os seus vídeos no YouTube não é o suficiente. Você precisa converter a audiência em leads. Quer saber como? Veja agora 5 dicas de ouro!

Saiba tudo sobre geração de leads clicando no banner abaixo!

Leia mais sobre leads

1. Crie vídeos únicos e personalizados

Criar uma versão personalizada do seu vídeo para um público específico demonstra que você está pensando nele. Por exemplo, você pode criar um vídeo que responda diretamente às questões de um determinado segmento e entregar soluções relevantes. Isso faz com que o público se sinta especial e você aumenta as chances de ele comprar de você.

Como bônus, o público pode compartilhar o vídeo com seus amigos nas redes sociais, e-mails, blogs, etc. — o que pode aumentar sua base de clientes para trabalhar.

2. Deixe claro quem você é

Certifique-se de que as pessoas saibam que os seus vídeos pertencem à sua empresa. Para isso, você deve criar uma introdução padrão, que rode sempre no início de todos os seus vídeos. O mesmo vale para o final dele. Adicione o seu logo e, sempre quando as pessoas executarem um vídeo no seu canal, poderão associar o conteúdo à sua empresa.

Adicione também o link do seu site na descrição dos vídeos ― no vídeo em si e na página inicial do canal no YouTube. Assim, as pessoas poderão visitar a sua empresa online com maior facilidade. Afinal, os usuários precisam conhecer você antes que o interesse gerado com os vídeos possa ser traduzido em conversão.

Dica: A Orgânica é uma Agência de Marketing de Conteúdo especialista em Vendas. Saiba mais!

3. Faça parcerias relevantes

Não tente construir uma audiência e gerar leads com vídeos sem alguma ajuda. Você pode até fazer isso, mas pode demorar muito para conseguir resultados expressivos. Em vez disso, descubra quais são os canais mais influentes do YouTube em seu campo de atuação e aborde essas pessoas e empresas com propostas de colaboração.

Uma dica é criar um vídeo colaborativo sobre um tema de interesse mútuo. Torne o tópico o mais interativo possível e aumente o interesse do público. Se você tiver sucesso, terá o benefício de acessar uma audiência muito maior. Sua credibilidade também aumentará, como resultado de uma parceria com especialistas na área, o que ajudará a elevar as suas taxas de conversão.

4. Interaja com o público

O YouTube não é como propaganda na televisão. Os espectadores, geralmente, não têm a oportunidade de discutir os anúncios de TV com o produtor, mas, no YouTube, eles podem participar da conversação. Então, facilite o processo: permita comentários e responda-os imediatamente.

Você também pode dedicar futuros vídeos aos comentários feitos. Se o público sentir que a sua voz está sendo ouvida, eles se encantarão pela sua empresa.

Dica: Saiba como administrar sua reputação online

Quer saber tudo sobre como se relacionar com seu público nas redes sociais? Baixe o nosso e-book gratuito!

5. Use anotações

O YouTube permite que você adicione anotações aos vídeos publicados. Elas são links incorporados ao vídeo, que levam os usuários a outros sites. Essa é uma das melhores maneiras de gerar leads com vídeos.  

Faça um Call-To-Action (Chamada Para Ação) nesse campo e insira um link para o seu site. Por exemplo: “Clique aqui para receber uma avaliação gratuita” ou insira no final de cada vídeo novas "janelas" levando o lead a outros vídeos.

Depois de desenvolver as ações desse passo a passo, é hora de analisar os resultados. Para isso, você deve acessar o Youtube Analytics, onde é possível ver dados de alcance e engajamento dos seus vídeos. Outro dado importante a ser observado é o de cliques as anotações feitas, assim você pode ter ideia se as chamadas estão atraentes ou não.

Nem todo mundo possui habilidades para criar e personalizar um canal com bons vídeos. Se esse for o seu caso, sugiro que tenha o apoio de uma agência de Marketing Digital especializada. Assim, além de economizar tempo, terá resultados ainda melhores e mais rápidos!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.