Tipos de Marketing Digital: conheça os mais usados!


Guilherme de Bortoli

Por   

 20/02/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Nos dias de hoje, é quase impossível estar na Internet e nunca ter ouvido falar sobre Marketing Digital. Até porque, mesmo sem querer, a gente acaba consumindo algum dos seus tipos. Sabia?

Porém, nem todos entendem realmente o que é Marketing Digital e que ele pode englobar várias estratégias diferentes. Foi pensando nisso que decidi escrever esse conteúdo!

Aqui, vou te explicar quais são os tipos de Marketing Digital e como o seu negócio pode aproveitar para alcançar melhores resultados. Vamos nessa?

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

O que é Marketing Digital?

Antes de tudo, deixa eu te contar o que é Marketing Digital:

Estou falando de uma estratégia cujo objetivo é dar visibilidade para uma marca, produto ou serviço por meio de ações em diferentes canais digitais.

Ele até pode ser visto como um dos braços do negócio, que — dentro da estratégia de Marketing como um todo — atua em parceria com o time de vendas, atraindo potenciais clientes e gerando mais oportunidades de venda.

É quase óbvio: divulgando o seu produto ou serviço na Internet, mais pessoas terão acesso a ele e, consequentemente, poderão comprá-lo. Certo?

O Marketing Digital, então, basicamente são todas as ações de Marketing que fazemos (ou recebemos) virtualmente:

  • Um conteúdo para blog (esse aqui é um ótimo exemplo!);
  • As legendas de fotos ou vídeos no Instagram;
  • Mensagens de e-mail com conteúdos ou promoções…

E, para cada uma dessas ações, o Marketing Digital se vale de estratégias mais específicas que, até mesmo juntas, podem gerar resultados incríveis!

Me acompanhe para conhecer de perto quais são esses outros tipos de Marketing Digital:

Inbound Marketing 

O Inbound Marketing é fundamental em uma estratégia de Marketing Digital — falo isso sendo totalmente honesto com você! Inclusive, a sua importância é tão grande que a Orgânica se tornou especialista nessa metodologia.

Nesse tipo de Marketing Digital, a empresa se dedica à atração do seu público-alvo e à construção de um relacionamento com ele em diferentes momentos da jornada de compra (desde antes até depois da venda). Mas de que forma?

Para isso, a empresa tem de conquistar a permissão para se comunicar diretamente e aprofundar o relacionamento com leads (potenciais clientes) ou clientes já estabelecidos, partindo principalmente da produção de conteúdos relevantes e personalizados para eles.

As etapas do Inbound Marketing envolvem: 

Etapas do Inbound Marketing

E pode acreditar: vale a pena investir no Inbound Marketing! Foi a partir dele que tivemos um aumento de 600% em nossas vendas. Quer saber como? Confira nosso passo a passo para vender mais através da Internet!

Marketing de Conteúdo

Não há dúvidas de que um conteúdo interessante atrai (e conquista) as pessoas. Garanto que, quando você começa a ler algo que te prende, além de não querer parar mais, fica curioso para saber quem produziu. O Marketing de Conteúdo é sobre isso!

Ele é um tipo de Marketing Digital que tem como objetivo a construção de audiência qualificada por meio da criação de conteúdo de qualidade — gerando especialmente tráfego orgânico, desejo pelos produtos ou serviços da empresa e, é claro, mais vendas.

Confira o que o Lauro Becker, Diretor de Operações aqui da Orgânica, tem a dizer sobre o assunto:


Marketing de Conteúdo

E-mail Marketing

Você já recebeu algum e-mail divulgando uma promoção imperdível e exclusiva? Pois então, esse é o famoso E-mail Marketing!

É uma ótima alternativa para manter um relacionamento próximo com os consumidores ou clientes, em um ambiente onde a competição por atenção é muito menor do que nas redes sociais, por exemplo.

E existem diversos formatos de E-mail Marketing: pode ser não só a divulgação de uma promoção, mas uma newsletter informativa, uma mensagem de boas-vindas…

Ainda que o e-mail seja “padrão” e automatizado, dá para criar proximidade usando alguns recursos personalizáveis — inserindo o primeiro nome do leitor, por exemplo.

Assim, é possível direcionar o público para o destino desejado de forma muito mais direta e persuasiva!

Dica: E-mail Marketing e Inbound Marketing: qual a relação?

Marketing nas Redes Sociais 

Quem não está nas redes sociais hoje em dia praticamente não existe. Posso até soar incisivo, mas falo isso porque elas estão presentes na nossa rotina de forma constante!

Então por que não unir o útil ao agradável? Com a quantidade de pessoas nas redes sociais, elas se tornam ótimos canais para as empresas também entregarem conteúdos de qualidade, incentivando conversas mais próximas com seus potenciais clientes.

Guia prático: Como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

Marketing de Busca 

O Marketing de Busca é um tipo de Marketing Digital que visa conquistar as melhores posições nos resultados de buscadores.

Dados recentes mostram que o Google processa mais de 99.000 pesquisas a cada segundo — são mais de 8,5 bilhões de pesquisas por dia!

Ou seja: um bom posicionamento nos resultados pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso das suas estratégias de Marketing Digital!

Inclusive, o Marketing de Busca é potencializado pelo SEOconjunto de otimizações aplicadas em uma página, por exemplo, para que ela seja encontrada mais facilmente por quem está pesquisando no Google (ou em qualquer outro buscador).

Também é possível conquistar boas posições investindo em links patrocinados — uma publicidade paga que é exibida nos primeiros resultados:

Print de pesquisa no Google para a palavra café

Dica: O que é SEO e para que serve? 

Marketing de Publicidade Online

A publicidade online diz respeito aos anúncios. Eles podem ser feitos em diversos formatos, e os mais comuns são:

  • Google Ads: é a plataforma do Google que, além dos links patrocinados, dispõe outros formatos de anúncios como no Shopping, em vídeos e em display (na parte superior ou nas laterais de um site);
  • Social Ads: são os anúncios nas redes sociais, disponíveis através de ferramentas como Facebook Ads, Instagram Ads e LinkedIn Ads;
  • Remarketing: permite criar anúncios personalizados para pessoas que visitaram a sua página anteriormente, mas não converteram, mostrando de novo (através de anúncios) o produto ou serviço. Sabe aquela sensação de que o celular está nos ouvindo? É remarketing!

Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento visa criar, estreitar e manter um bom relacionamento com os clientes.

Pense naquela marca que, além de gostar dos produtos ou serviços, você faz questão de acompanhar e interagir porque ela responde suas dúvidas, te chama pelo nome e faz questão de notar sua presença. É assim que funciona um relacionamento, não é?

O principal objetivo dessa estratégia é fazer com que os clientes se tornem fãs da empresa a partir de um contato mais próximo e personalizado com eles. Mas, para que isso aconteça, é preciso que eles embarquem em um processo de encantamento.

E como deixar o cliente encantado? Entenda e, principalmente, escute o que ele quer da sua empresa. Então, entregue o que ele deseja, pergunte se deu tudo certo na venda e peça feedbacks para seguir melhorando sempre!

Marketing Institucional 

O objetivo do Marketing Institucional é fortalecer a imagem da empresa perante o público. Ou seja: a marca se posiciona da forma como quer ser vista pelos futuros e atuais clientes.

Aqui, a ideia não é vender o produto ou serviço em si, mas sim os valores que estão por trás.

A imagem de uma empresa é muito importante no momento da decisão de compra, então trabalhar ela através do Marketing Digital também é fundamental!

Dica: Marketing Digital é furada? Saiba como evitar uma!

Marketing de Performance

No Marketing de Performance, a principal intenção é atingir resultados. Se você gosta de dados, essa estratégia é para você!

Uma das características principais desse tipo de Marketing são os testes constantes para otimização dos resultados. 

Aqui, os indicadores de desempenho (ou KPIs) das ações também são acompanhados diariamente para gerar insights sobre o que tem dado certo (ou não). É preciso ficar de olho nos principais, que podem ser:

  • Tráfego orgânico;
  • Leads gerados;
  • CAC (Custo de Aquisição de Clientes);
  • ROI (Retorno Sobre Investimento);
  • Taxa de vendas sobre leads, entre outros.

Escolha os tipos de Marketing Digital ideais para sua empresa! 

Quando o assunto é tipos de Marketing Digital, não é necessário escolher apenas um para sua empresa. Na verdade, utilizar vários tipos na hora de construir sua estratégia de Marketing Digital poderá trazer resultados mais efetivos!

Para isso, aproveite nosso Guia prático de como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa:

Guia prático: Como escolher as melhores estratégias de marketing para sua empresa

Ou, então, conte com o apoio de uma agência de Marketing Digital para isso. Solicite agora o contato de um dos nossos especialistas!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.