[Resenha] Um olhar sobre "A Bíblia do Marketing Digital"


Guilherme de Bortoli

Por   

 29/07/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

O Marketing Digital é chamado de "digital" por uma razão: essa metodologia de vendas tem a função de aumentar o engajamento do público com uma marca pela Internet.

A partir da introdução dessa nova forma de comunicação, novas estratégias precisaram ser desenvolvidas para tirar o maior proveito dos investimentos feitos nela.

E é por cobrir o cenário digital que praticamente todo avanço tecnológico influencia e atualiza as estratégias usadas dentro da metodologia.

Por exemplo: o surgimento da Realidade Aumentada abriu espaço para oportunidades de vendas que não existiam antes. Já reparou?

Isso acontece no Marketing Digital a cada novo avanço no mundo eletrônico, onde as estratégias do passado nem sempre funcionam.

Mas há uma exceção: a criação de uma identidade digital coerente e humanizada para a sua marca!

Nessa resenha do livro "A Bíblia do Marketing Digital", dividirei as principais estratégias — apresentadas pelo autor Cláudio Torres — com você, que planeja se tornar um sucesso na Internet!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

O livro "A Bíblia do Marketing Digital"

O livro "A Bíblia do Marketing Digital" traz uma visão ampla da revolução digital, abordando a nova realidade do Marketing Digital.

A necessidade dos profissionais entenderem (e usarem) a tecnologia em prol do desenvolvimento, da execução e da análise de campanhas, nunca foi tão grande.

"A Bíblia do Marketing Digital" funciona como um guia para quem deseja ficar a par das variadas atualizações que a metodologia vem recebendo por causa dos avanços tecnológicos.

Começando com as 7 principais estratégias para alcançar sucesso na Internet, vou comentar cada tópico do livro a seguir. Não pisque!

As 7 estratégias que vão te guiar para o sucesso no mundo da Internet

A forma de pensar do público mudou quando a Internet se estabeleceu como o meio principal de comunicação entre as pessoas.

Atingir esse novo cenário com sucesso é o que torna o Marketing Digital uma metodologia importante hoje, uma vez que as pessoas exigem conexões cada vez mais humanizadas.

As estratégias apresentadas por Cláudio Torres no livro "A Bíblia do Marketing Digital" buscam atender exatamente esse desejo por conexão — só que com a sua empresa ao invés de outra pessoa!

Para alcançar esse resultado, 7 estratégias podem ajudar o seu negócio a criar uma identidade digital coerente e poderosa:

1. Fale: O conteúdo é essencial

Não existe jeito melhor da sua empresa gritar "Eu existo!" do que a produção de conteúdos para a Internet!

Quando falo de conteúdo, falo de todo tipo de material que não envolve apenas a venda do seu produto ou serviço: materiais multimídia (em texto, vídeo e áudio) capazes de criar uma "química" entre o seu público ideal e o seu negócio.

Só que, para falar bem, é preciso se tornar um ótimo ouvinte das necessidades, problemas e gostos que esse público apresenta. E, com isso em mente:

  • Saber qual é o seu público ideal é o primeiro passo;
  • O segundo é criar um calendário de conteúdo e só então publicar (e atualizar periodicamente) esse conteúdo na plataforma onde seu público se encontra;
  • Terceiro, analisar as métricas das publicações é fundamental para filtrar quais tipos de conteúdos ou temas geram mais engajamento;
  • E, por último, usar as métricas analisadas para criar conteúdos cada vez mais “popularizáveis”.

Notou como a fala da sua marca está totalmente atrelada aos desejos e dúvidas do seu público?

Ao se tornar um bom ouvinte, você saberá o que dizer para atrair a audiência certa — e, possivelmente, seus novos clientes!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

2. Interaja: Socialize com o público

O que você realmente está fazendo ao publicar conteúdos é convidar o público para interagir com o seu negócio!

Por isso, devolver a atenção que a audiência dá para a sua marca é a segunda estratégia principal do Marketing Digital: esse relacionamento precisa ser recíproco.

Sabe o que as pessoas procuram na Internet?

  • Conhecimento;
  • Entretenimento;
  • E relacionamento.

Quando seu público der para a sua marca a atenção que você busca, tire um tempo para:
Responder dúvidas;

  • Agradecer pelos feedbacks;
  • E comentar em conteúdos de marcas similares à sua (para que seu público ideal encontre seu negócio de forma orgânica).

Apenas evite tornar essas interações robóticas e vazias para colher todos os frutos que essa estratégia pode cultivar!

Dica: O que é persona no Marketing Digital? Entenda!

3. Conte: Relacione-se diretamente

Um nível mais profundo da interação apresentada acima é o relacionamento: quando o público deixa de ser "alvo" e se torna "ideal".

É de se esperar que certa proporção da audiência que consome seus conteúdos, produtos ou serviços, interaja de forma mais constante do que outras pessoas.

É para esse pedaço do público que você terá a chance de criar um relacionamento ao oferecer um meio de comunicação mais íntimo.

Receber o número de telefone ou convidar as pessoas mais “aquecidas” dessa audiência para se inscreverem na sua lista de E-mail Marketing é um jeito de atingir tal intimidade.

Dessa forma, você poderá enviar conteúdos exclusivos e promoções imperdíveis exatamente para o tipo de pessoa que espera mais da sua marca!

E-mail marketing: a chave para a vantagem competitiva

4. Impulsione: Atinja mais pessoas

Até agora, as estratégias apresentadas no livro "A Bíblia do Marketing Digital" focaram em aproximar o público ideal da sua marca e nutrir um relacionamento com ele. Mas isso não é tudo!
 

Encontrar novos públicos permitirá a expansão do seu negócio, e isso pode ser feito através do impulsionamento de conteúdos inéditos ou já publicados:

  • Usando anúncios para promover sua marca ou seu material nas redes sociais e nos resultados dos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo;
  • Também comprando espaços de publicidade em blogs, podcasts, vídeos, etc. de outras marcas.

Se planeje usando as métricas geradas pelos conteúdos publicados que apresentaram os melhores resultados e reserve parte do seu orçamento para atingir mais pessoas!

5. Espalhe: Viralize sua mensagem

Enquanto o impulsionamento exige que você invista uma verba para atingir mais pessoas, um conteúdo viral não pode ser comprado.

A melhor comparação que o livro "A Bíblia do Marketing Digital" faz com conteúdos virais é com a publicidade boca a boca.

O conteúdo viral é publicado por você, mas é espalhado pelo seu público de forma orgânica, ganhando vida própria!

Para criar conteúdos virais, foque na criação de materiais facilmente compartilháveis e informativos, ou que superem as expectativas de entretenimento da sua audiência.

Também usar conteúdos virais de negócios parecidos com o seu como base para gerar ideias é um bom começo para produzir um conteúdo original e com alta capacidade de viralizar!

Dica: Como usar memes no Marketing Digital? Descubra!

6. Busque: O conhecimento é uma vantagem competitiva

Você deve usar a competição ao seu favor, se mantendo a par do que os concorrentes estão fazendo:

  • Qual produto ou serviço oferecem?
  • Que tipos de conteúdos estão criando?
  • Em quais plataformas e mídias obtêm mais interação?

Com essas informações reunidas, faça uma pesquisa de opinião dentro do seu público para entender seus pontos fortes e fracos, e os compare com os dados que você pesquisou sobre seus concorrentes.

Assim, você terá uma ferramenta efetiva para entender o que sua marca tem de diferente (ou o que pode fazer de diferente) para ganhar destaque no seu nicho!

7. Rastreie: Analise seu resultado

Nunca foi tão fácil analisar as métricas que definem um sucesso ou um fracasso na jornada de transformar públicos em compradores pelas ações de Marketing.

Graças à parte "digital" do Marketing Digital, você pode saber com exatidão as métricas como:

  • Quantas pessoas acessam seus conteúdos;
  • Quanto tempo passam nas suas plataformas;
  • Quais assuntos as atraem com maior frequência;
  • E quantas delas estão sendo convertidas em clientes.

Transforme em hábito a análise dos dados antes, durante e depois da criação de novas campanhas. Desse jeito, você não saberá apenas quais erros evitar, mas também quais acertos pode repetir!

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

Identidade digital e sua construção

Todas as estratégias mostradas acima têm como objetivo construir uma identidade digital que humanize (e popularize) o seu negócio!

Seu produto ou serviço é resultado do seu desejo de sanar problemas do seu público. Só que, para entender seu público, você precisa criar um meio de comunicação com ele.

Na Internet, o jeito mais prático de fazer isso é elevando sua marca de "uma empresa" para uma entidade: uma criatura com personalidade própria, capaz de atrair e dialogar com cada ser humano por trás do computador ou celular.

Humanização é a palavra-chave aqui — e nada é mais humano do que ter personalidade!

Dica: Posicionamento de Marca: exemplos de Marketing Digital

O futuro do Marketing Digital

Até agora, você conheceu as 7 principais estratégias mostradas pelo Cláudio Torres em "A Bíblia do Marketing Digital" para criar uma identidade digital lucrativa.

A seguir, comentarei sobre o que o Cláudio aponta como tecnologias que você precisa ficar de olho daqui para o futuro do Marketing Digital:

Blockchain

Blockchain é uma tecnologia capaz de gerar registros eletrônicos únicos para infoprodutos (cursos, e-books, etc).

Uma das analogias mais utilizadas para explicar o blockchain são as obras de arte: existem as originais e as réplicas.

Quando um infoproduto é registrado pelo blockchain, ele se torna um objeto único, original, identificável como unidade singular por toda a Internet.

Qualquer cópia que venha a ser feita do infoproduto original não será identificado como original, mas sim como cópia!

Da mesma forma que acontece no mundo real, onde uma pintura original do Picasso sempre será mais valiosa por ser única no planeta inteiro, a tecnologia do blockchain permite atribuir esse mesmo selo de raridade para conteúdos digitais.

As possibilidades de uso do blockchain para o Marketing Digital ainda estão sendo exploradas, mas com uma ferramenta poderosa como essa, é garantido que a metodologia se torne ainda mais poderosa!

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial é como as pessoas têm chamado o "machine learning": o método de ensinar determinados padrões em larga escala para programas eletrônicos.

Quase tudo no planeta é composto por padrões, e os seres humanos não são exceção a essa regra!

Por isso mesmo que ensinar chatbots (programas de chats automáticos) como falar com pessoas de verdade — e resolver os problemas delas — não é a coisa mais difícil do mundo.

Cláudio diz que os recentes avanços em Inteligência Artificial darão à luz assistentes virtuais inteligentíssimos e aplicativos capazes de entender, manipular e gerar dados complexos que só pessoas podiam compreender até então.

Internet das Coisas

Hoje você pode acessar a Internet não só pelo seu computador ou celular, mas através de carros, relógios e até geladeiras.

Diferente da Internet que eu e você usamos para navegar, a Internet das Coisas conecta todos esses diferentes tipos de aparelhos à rede.

Essa conexão entre diferentes objetos torna possível a automatização de processos antes reservados exclusivamente à ação humana.

Um relógio inteligente pode perceber um ataque do coração e ligar para o hospital no instante em que a pessoa que o usa entrar em crise, por exemplo.

É de se esperar que esse tipo de tecnologia tenha um impacto profundo no Marketing Digital como o conhecemos — e o único jeito de aproveitar essa onda é estar preparado para ela!

Dica: 22 maiores tendências de Marketing Digital para 2023

Realidade Aumentada

Primeiro, quero dizer que Realidade Aumentada é diferente de Realidade Virtual.

Na primeira, fazemos o uso de objetos eletrônicos para expandir como interagimos com o mundo real, normalmente utilizando a câmera de um dispositivo.

Já a Realidade Virtual é um mundo separado do real, acessível apenas através de capacetes com monitores e caixas de som integrados, que imergem pessoas em universos totalmente digitais!

É justamente por expandir o que vemos no mundo real, com imagens virtuais, que a Realidade Aumentada é levada a sério quando falamos no futuro do Marketing Digital.

Experiências únicas poderão impactar diferentes tipos de clientes e ainda há muito a ser explorado nessa área!

O Marketing Digital exige constante atualização!

Comparando as 7 estratégias de "A Bíblia do Marketing Digital" com o futuro do Marketing que apresentei acima, fica óbvio que o Marketing Digital não é uma metodologia engessada: ela muda frequentemente!

Na mesma nota, se você pretende usar essas estratégias para aumentar as vendas do seu negócio, será preciso estudar a metodologia do Marketing Digital mais a fundo.

A biblioteca da Orgânica foi criada pensando em oferecer a você vários outros livros digitais sobre Marketing Digital para dar continuidade no seu aprendizado. Do zero ao seu primeiro milhão, tudo que você precisa aprender está lá. Acesse agora!

Biblioteca gratuita sobre Marketing, Vendas e Retenção de Clientes da Orgânica

Dica: A Orgânica é uma agência de Marketing Digital especializada. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.