Buyer Persona: como identificar seu cliente ideal?


Guilherme de Bortoli

Por   

 08/09/2021 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Quem é o seu cliente? Esta pergunta pode ser difícil de responder. Alguns negócios têm um público-alvo bem definido, outros nem tanto. Podem ser mulheres ou homens, solteiros, casados ou divorciados, com ou sem filhos, com emprego ou desempregados.

O problema é que tentar falar com um público tão amplo é uma missão quase impossível para as empresas. São perfis e necessidades muito diferentes e cada um exigiria uma estratégia diferente de marketing, de atendimento, de produtos e serviços...

É aqui que entra a buyer persona. Para identificar a persona ideal da sua empresa contineu lendo este artigo!

Dica: Saiba como a inovação permitiu continuarmos crescendo muito durante a crise!

Você já ouviu falar em buyer persona?

A buyer persona é um personagem semifictício que sintetiza as principais características reais de seus consumidoresou dos consumidores que você deseja conquistar. Se você tem uma loja de sapatos, por exemplo, ela pode ser uma mulher de 30 anos, com um bom emprego e que adora curtir o tempo livre indo a festas — por isso, ela adora comprar sapatos.

Viu? Com uma imagem de seu público-alvo fica mais fácil conversar com ele e, consequentemente, criar uma estratégia eficaz para a sua empresa.

Como criar uma buyer persona?

As melhores buyer personas são detalhadas. Além de gênero, idade, ocupação, as personas devem ter nomes, local onde residem e hábitos. Elas também devem ilustrar as preocupações, as dificuldades e os objetivos delas. Isso é importante para definir como sua empresa pode resolver seus problemas e também como vai conversar com esta persona: se formalmente ou informalmente, com termos técnicos ou casuais, com seriedade ou bom humor, por exemplo.

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Uma empresa pode ter mais de uma buyer persona — pode, inclusive, ter buyer personas negativas, aquelas com as quais a sua empresa não deseja fazer negócio. No exemplo da loja de sapatos, um homem de 70 anos, aposentado, que adora ficar em casa com a família, seria uma buyer persona negativa. Ele provavelmente não se preocupará em comprar sapatos com frequência.

Porém, se você é novo nesta arte, a dica é começar devagar — com uma ou duas buyer personas principais.

Como definir as características?

Há algumas diferentes formas de definir as características do seu público-alvo para criar um perfil único. Confira algumas delas:

  1. Entrevistas: é possível entrevistar clientes atuais ou potenciais para descobrir quem são e quais são as suas principais demandas relacionadas à sua empresa.
  2. Pesquisa: a pesquisa pode ser encomendada, mas elas costumam ter um custo maior. Para economizar, você pode usar as ferramentas à sua disposição. Existem, por exemplo, sites para criação de formulários — como SurveyMonkey e o próprio Google — com perguntas de seu interesse e que podem ser distribuídos em seus canais de comunicação, por exemplo.
  3. Internet: se você tem sites, blog e redes sociais, você provavelmente tem alguma interação por meio deles. Procure acompanhar seus canais online, ler os comentários dos usuários, olhar seus perfis. Isso pode gerar uma boa ideia de quem são eles, o que querem e o que os incomodam.
  4. Métricas: as próprias redes sociais, o Google Analytics e outras plataformas de gerenciamento de canais oferecem dados sobre o público que os acessa. O Facebook Insights, por exemplo, mostra a região, o gênero e a idade dos seus fãs, entre outras informações. Fique de olho em toda informação disponível.

4 passos para definir sua buyer persona + 5 presentes

O caminho mais simples para chegar na buyer persona é iniciando pelo ICP:

1. Acesse o modelo de processo para definição de Perfil Ideal de Cliente (ICP) e Personas

Use o nosso template de processo gratuito para identificar os perfis ideais de cliente:

Modelo de Processo para definição de Perfil Ideal de Cliente (ICP) e Personas

2. Definir o seu Perfil Ideal de Cliente (ICP)

Para identificar os perfis ideais de cliente, mais conhecidos como ICP (Ideal Customer Profile), o material perfeito para definir suas características é a nossa planilha gratuita: 

Planilha Perfil Ideal de Cliente

3. Definir quem é a sua buyer persona

Continue se aprofundando para entender quem realmente é o cliente da sua empresa:

Como entender quem realmente é o cliente da sua empresa 

4. Definir a jornada de compra da sua buyer persona

Para te ajudar nessa tarefa, desenvolvemos um livro especialmente com essa temática!

Jornada de Compra: guia completo para criar a da sua buyer persona 

Concluindo

Definir uma buyer persona não é apenas essencial para criar uma identidade e uma mensagem forte para seu negócio, aumentando seu poder de atração e retenção de clientes. Esta técnica também pode ajudar você a diminuir os custos da sua empresa em diversas áreas, uma vez que permite a aplicação da sua verba com mais eficácia. 

Gostou das nossas dicas? Precisa de ajuda para passar por todo esse processo de forma mais tranquila, contando com especialistas experientes nesse processo?

Entre em contato com nossa agência de Marketing Digital e ganhe uma consultoria gratuita!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.