Mentoria de Marketing Digital: tudo que você precisa saber!


Guilherme de Bortoli

Por   

 26/04/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Você já teve aquela sensação de estar tentando de tudo, mas não atingir resultados concretos no Marketing Digital? Se sim, não se preocupe! Você não está sozinho.

Mesmo sabendo que o Marketing Digital é uma ferramenta poderosa, muitas pessoas não conhecem as estratégias corretas para ter sucesso ou, quando conhecem, não sabem como implementá-las no dia a dia. É aí que entra a mentoria de Marketing Digital!

Imagine ter um especialista — que já trilhou o caminho que você deseja percorrer — te ajudando a evitar erros comuns e acelerando seu aprendizado? Com a mentoria, você poderá contar justamente com um profissional da área, que conhece as tendências e as melhores práticas.

Então siga aqui comigo para entender como funciona a mentoria de Marketing Digital!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

O que é mentoria de Marketing Digital e como funciona? 

A mentoria de Marketing Digital é quando um especialista trabalha com um aprendiz para ajudá-lo com tudo que precisa fazer, mas ainda não sabe — e talvez nunca soubesse sozinho.

Ao contrário de um curso ou treinamento, por exemplo, a mentoria se concentra nas necessidades específicas do aprendiz e oferece uma experiência personalizada.

Já o mentor pode ser um profissional experiente em Marketing Digital ou um empreendedor que alcançou o sucesso em seus próprios negócios online.

Porém, encontrar o mentor ideal não é tão simples quanto parece! É importante fazer uma pesquisa cuidadosa para achar alguém com as habilidades e experiências certas para te ajudar a alcançar seus objetivos.

Uma vez que você tenha encontrado um mentor de Marketing Digital que se encaixa com suas necessidades, a certeza é de que terá muitos aprendizados!
Primeiro ele entende suas metas, desafios e habilidades atuais, criando um plano de mentoria exclusivo.

Aí ele pode te mostrar como conseguir dados sobre seus clientes e usar essas informações para aprimorar sua estratégia de Marketing Digital, por exemplo, ou te ensinar técnicas para acelerar a aquisição de clientes, como:

Com tantas orientações adequadas para seu caso e um acompanhamento de perto, você evita muitos erros, toma decisões certeiras e impulsiona seu sucesso no Marketing Digital!

Dica: Como fazer Marketing Digital e aumentar suas vendas?

Qual a diferença entre mentoria e consultoria de Marketing Digital?

Essa é uma dúvida bastante comum, e basta dar uma olhada rápida no dicionário para perceber até algumas semelhanças. Você encontrará definições como:

Mentoria
“Prática de ajudar ou de aconselhar uma pessoa menos experiente durante um período de tempo.”

Consultoria
“Atividade em que um especialista compartilha o seu conhecimento em forma de orientações específicas para as necessidades do cliente.”

Viu que ambas têm o propósito de orientar — e exigem uma relação de confiança mútua?! Mas não confunda mentoria com consultoria porque:

  • Enquanto a consultoria de Marketing Digital é voltada para a solução de problemas pontuais, apresentando a você um diagnóstico e um plano de ação — através de uma ou algumas sessões;
  • A mentoria é mais ampla, afinal, foca em te fazer sair do ponto A para chegar até o B — e, por isso, dura mais tempo.

Para que serve a mentoria de Marketing Digital?

Para encurtar seu caminho rumo a diversos resultados no Marketing Digital, a mentoria pode ser especialmente útil para:

Definir estratégias de Marketing Digital 

Com o auxílio de um mentor, você aprende a definir e desenvolver estratégias de Marketing Digital eficazes para atingir seu público-alvo, aumentar a visibilidade da sua marca, gerar leads… e vender mais!

Dica: Marketing Digital: como começar a aplicar no seu negócio?

Identificar recursos e ferramentas de Marketing Digital 

Você também pode entender melhor como escolher e utilizar as ferramentas de Marketing Digital disponíveis — já que há de diversos tipos, para diferentes fins: se organizar, automatizar atividades do dia a dia, mensurar resultados, etc.

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

Desenvolver habilidades técnicas 

Se você deseja estar um passo (ou mais!) à frente da concorrência, é fundamental dominar habilidades técnicas, que permitem executar as ações necessárias para atingir seus objetivos — e é exatamente nesse ponto que a mentoria de Marketing Digital se destaca.

Um mentor experiente pode ajudar o aprendiz a desenvolver tais habilidades, assim como aquelas que comentei acima para aquisição de clientes, mas também:

Planejar ações de Marketing Digital 

A mentoria de Marketing Digital ainda é uma excelente opção para quem deseja planejar ações com resultados mais expressivos.

O mentor pode, por exemplo, te auxiliar a compreender mais a fundo seu público-alvo, criando personas, identificando os canais de comunicação mais efetivos, e assim por diante.

A partir disso, é possível elaborar um plano de Marketing Digital capaz de atingir seus objetivos!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Acompanhar e avaliar resultados 

Além de ajudar a planejar as ações, o mentor auxilia na mensuração dos resultados obtidos em cada ação, identificando pontos de melhoria e ajustando a estratégia de acordo com as necessidades do negócio.

Assim, você também aprende a criar ações de Marketing Digital mais eficazes, aperfeiçoar seu desempenho e alcançar seus objetivos de forma mais rápida!

Dica: A importância do Marketing Digital para empresas em 2023!

Benefícios de uma mentoria de Marketing Digital

Os benefícios de uma mentoria de Marketing Digital são muitos, mas, para resumir:

  • Você tem acesso à experiência e ao conhecimento prático de um profissional especializado;
  • Recebe orientação personalizada e suporte contínuo;
  • Desenvolve as habilidades técnicas mais importantes;
  • Identifica oportunidades para seu negócio — e vende muito mais!

Agora me diga:

Você está pronto para receber um diagnóstico do Marketing Digital da sua empresa?

Como você viu, a mentoria de Marketing Digital é essencial para quem busca aumentar suas vendas através de uma visão inovadora.

No entanto, é fundamental escolher cuidadosamente o profissional que será seu guia nessa jornada — e é por isso que te apresento a Orgânica:

Nós somos uma agência de Marketing Digital formada por especialistas prontos para trazer a clareza que você precisa, identificando o que impede o crescimento do seu negócio e a melhor solução para superar esse desafio.

Não deixe essa oportunidade passar: preencha o formulário e solicite nosso diagnóstico gratuito agora mesmo!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.