O que são CTAs e como escolher o ideal para seu site?


Guilherme de Bortoli

Por   

 31/01/2024 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Você já pensou em quanto dinheiro pode estar perdendo nas suas estratégias de Marketing Digital ao não aproveitar os benefícios de uma boa utilização dos CTAs em seu site? Saiba que potenciais clientes estão escapando de você por causa disso!

O uso de chamadas para ação é uma prática importante, por exemplo, em todas as etapas do Inbound Marketing: ajuda a atrair mais visitantes, além de contribuir diretamente com o aumento da taxa de conversão, vendas e retenção de clientes.

Quer saber mais? Então continue comigo que vou te explicar alguns princípios básicos e exemplos práticos para obter bons resultados com os seus CTAs!

O Manual definitivo do Inbound Marketing

O que são CTAs?

Os “calls to action”, ou chamadas para ação, são elementos estratégicos de Marketing Digital, inseridos em diferentes canais online (como sites, e-mails e anúncios) com o objetivo de guiar os usuários para a realização de ações específicas.

Essas ações podem variar: desde baixar um material informativo até efetuar uma compra — depende de para onde você deseja direcionar o seu cliente em potencial!

Geralmente, o CTA está no fim de artigos de blog, por exemplo, como também pode ser encontrado como uma recomendação de material adicional ao longo dos conteúdos, antecedendo um banner, e por aí vai.

Mas uma coisa é certa: as chamadas para ação devem estar presentes em seu site, loja virtual, e-mails, anúncios e até nas meta-descrições dos seus artigos, para aparecerem nos resultados de busca do Google. Com isso, você consegue usar os recursos que têm para conduzir o seu público-alvo ao longo do funil de vendas!

Dica: Saiba como usar o Funil de Inbound Marketing no seu negócio!

Elementos-chave de CTAs eficazes

A partir do conceito, alguns elementos tornam os CTAs mais aplicáveis e, claro, eficientes.

Vamos entender juntos três aspectos fundamentais: design atraente, copywriting persuasivo e a influência de cores e contrastes.

Design atraente: o papel do visual nos CTAs

Elementos visuais, como botões e ícones bem elaborados, conferem uma melhor estética e direcionam o olhar do usuário para onde você deseja.

Aqui estão algumas sugestões para torná-los visualmente atraentes:

  • Mantenha uma paleta de cores consistente com a identidade visual da marca para criar coesão;
  • Utilize contrastes adequados para destacar o CTA em relação ao restante da página ou conteúdo;
  • Certifique-se de que estejam no tamanho adequado e posicionados estrategicamente para facilitar a identificação.

Veja só este exemplo aqui da Orgânica, do botão presente na nossa landing page do calendário de conteúdo:

Exemplo de CTA em landing page da Orgânica

Dica: O que é Landing Page e o impacto em Vendas [Guia 2024]

Copywriting persuasivo: tornando seus CTA irresistíveis

Além do design, o texto utilizado determina o nível de interesse que seu leitor terá para clicar no link.

Veja como criar um copywriting persuasivo:

  • Seja claro e conciso ao comunicar o valor da ação, evitando linguagem muito técnica;
  • Utilize frases que criem uma sensação de urgência ou escassez para incentivar a ação imediata;
  • Destaque os benefícios que o usuário obterá ao seguir o CTA.

Além disso, o uso de gatilhos mentais pode ser seu aliado. Considere usar frases como "Aproveite agora!", "Oferta exclusiva para você!" ou "Garanta o seu". Assim, você pode aumentar significativamente as taxas de clique (CTR).

Guia completo para converter seus Leads e otimizar suas Vendas

Cores e contrastes: o impacto na visibilidade dos CTAs

Para além do fator estético, escolher bem as cores influencia diretamente em como o usuário receberá a chamada.

Para te ajudar a selecionar as cores, trouxe essas dicas:

  • Entenda como diferentes cores provocam emoções e ações. Por exemplo: o vermelho pode transmitir urgência, enquanto o verde está associado a ações positivas;
  • Certifique-se de que os CTAs contrastem adequadamente com o fundo da página ou e-mail para garantir boa visibilidade.

Ao seguir esses elementos, sua chamada se destacará visualmente e também motivará o usuário a agir para aproveitar todos os benefícios que sua empresa tem a oferecer para ele.

Por que investir no CTA como estratégia de conversão

Investir em CTAs vai além de, simplesmente, adicionar botões atraentes em seu site. É uma estratégia para impulsionar a conversão e direcionar os usuários para ações específicas e relevantes.

Quando um leitor somente lê um texto e, logo em seguida, sai da página, ele está executando uma ação, mas que é definitivamente ruim para qualquer site cujo objetivo seja gerar conversão.

Porém, esse problema pode ser diminuído utilizando CTAs — ao ser convidado a acessar outro artigo que sirva de complemento ao que já foi lido, por exemplo, o leitor verá um benefício em clicar.

E o site recebe a vantagem tanto pelo engajamento, quanto pela circulação dentro do conteúdo e do blog, e o avanço na jornada do cliente!

Dica: 10 estratégias de Marketing Digital para investir para ontem

Há também outros benefícios, como o aumento nos cadastros de E-mail Marketing, respostas a enquetes e votações, obtenção de feedback dos usuários, entre outros.

Um dos grandes segredos das chamadas para ação que performam bem está em responder às perguntas: eu tenho um CTA para quê? Para levar para um formulário? Para levar a um check-out, para um carrinho de compra?

É preciso alinhar as expectativas do consumidor com o direcionamento que o CTA promove. Para entender se isso acontece com as chamadas do seu site, é preciso trabalhar com ferramentas de análise.

Algumas alternativas são os mapas de calor para sites e o próprio Google Analytics!

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

Adaptando CTAs à jornada do cliente

Imagine um usuário que acessa um artigo sobre educação financeira. Por que tipo de material ele se interessa? Um guia introdutório sobre como investir na bolsa, talvez?

Compreender as necessidades, dúvidas e desejos do seu público-alvo é o quepermitirá direcioná-lo melhor.

Caso o material tenha fins didáticos ou informativos, por exemplo, convide a baixar um e-book, acompanhar um webinar ou acessar um infográfico. As opções variam conforme o perfil do público e as características de cada conteúdo!

Fato é que a jornada do cliente é um caminho complexo que envolve estágios distintos, como conscientização, consideração e decisão. Adapte seus CTAs a cada um dos estágios, bem como pense sobre cada um deles estrategicamente, de forma a conduzir os potenciais clientes ao longo do funil.

Vamos ver agora como os CTAs se integram a cada fase da jornada de compra:

  1. Conscientização: aqui, os usuários estão aprendendo e descobrindo mais sobre, por exemplo, uma necessidade. As chamadas devem ser informativas e envolventes, incentivando a exploração adicional, como, por exemplo, "Saiba mais" ou "Descubra agora";
  2. Consideração: à medida que os usuários avaliam as opções de solução para tal necessidade, os CTAs devem direcioná-los para informações mais detalhadas. “Conheça este case de sucesso”, "Veja nossos recursos" ou "Compare agora" são exemplos para essa fase;
  3. Decisão: no estágio final, os usuários estão prontos para agir em direção à compra. CTAs como "Compre agora" ou "Inicie sua jornada" são boas formas de converter leads em clientes!

Dica: O que é branding e como criar conexões entre público e marca

Como inserir as chamadas para ação

Os CTAs podem ser feitos tanto no próprio texto da página, quanto em imagens ou janelas pop-ups.

Especialmente quando inseridos ao longo do texto, tenha certeza de que serão objetivos o suficiente para que o público saiba para onde está sendo direcionado.

Em outras palavras, o hiperlink deve estar visível e compreensível para o leitor, para ele entender que, clicando ali, terá mais informações sobre determinado assunto ou encontrará soluções para suas necessidades.

Ao mapear uma página, vemos uma composição de vários textos, imagens, cores, botões, anúncios... Por isso, é importante que o CTA tenha o destaque certo entre todos esses outros elementos!

Preocupe-se em posicioná-lo de forma que fique sempre visível — utilize cores adequadas ao design da marca e, caso ache necessário, você pode configurar pop-ups para aparecerem ao final da leitura ou quando o usuário sinaliza que está saindo da página.

Mas preciso reforçar: os pop-ups são um tema polêmico no Marketing! Não é difícil encontrar pesquisas e textos apontando que eles podem melhorar a experiência do usuário se forem bem feitos, mas apresentam riscos de SEO se entregarem uma experiência ruim.

Uma ótima chamada à ação fará com que o potencial cliente receba um convite para agir que irá beneficiá-lo de maneira irrecusável. As conversões surgirão naturalmente, conforme o CTA e a relevância daquilo que é oferecido!

Mas eu também entendo que criar CTAs pode ser um desafio. Para te ajudar, separei alguns erros comuns a serem evitados:

  • CTAs genéricos: evite chamadas vagas, como um mero "Clique aqui", porque elas não comunicam especificamente o valor da ação;
  • Falta de urgência: CTAs sem senso de urgência podem resultar em procrastinação. Inclua termos como "Aproveite agora!" para criar uma sensação de escassez;
  • Posicionamento falho: quando descontextualizadas, podem ser ignoradas. Posicione-as estrategicamente, considerando o fluxo do conteúdo e a relevância da chamada para o momento;
  • Excesso de CTAs: ter muitas chamadas em uma página pode confundir os visitantes. Concentre-se nas ações mais relevantes e os direcione de maneira objetiva.

Além disso, testar é fundamental para entender o que funciona melhor para seu público. Alguns pontos a considerar incluem:

  • Experimente diferentes textos e avalie qual gera mais cliques;
  • Teste diferentes cores, tamanhos e estilos visuais para garantir se destaquem;
  • Altere a posição dos CTAs e observe como isso afeta a taxa de conversão.

Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

Clique e saiba mais sobre Marketing Digital!

Ao compreender o significado dos calls to action, percebemos que eles são a essência do direcionamento do usuário para ações específicas. Da escolha das palavras à posição estratégica, CTAs determinam muitos aspectos da experiência do usuário, influenciando diretamente a taxa de conversão!

Dessa forma, investir em CTAs vai além de ter botões atraentes. É uma estratégia que impulsiona a conversão e guia os usuários ao longo do funil de vendas.

Através de uma abordagem inteligente, eles podem transformar leitores em clientes ativos!

E, para encerrar com chave de ouro, apresento a você um CTA imperdível! Para ter acesso a informações avançadas sobre otimização das conversões, explore mais conteúdos sobre Marketing Digital no blog da Orgânica!

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.