Primeira página do Google: por que só isso não é suficiente para gerar vendas?


Rodolfo Benetti

Por   

 21/05/2018 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

João Vitor planejou seu site com muito esmero. E, em pouco tempo, aplicou técnicas de SEO que levaram algumas de suas páginas ao topo dos mecanismos de buscas.

Parece incrível, não é mesmo? Porém, ao verificar a sua planilha de contas, mesmo com um bom volume de tráfego, os lucros não eram satisfatórios. Você sabe o que aconteceu nesta situação?

Muitas pessoas caem no mito de que basta estar na primeira página do Google e todos os problemas acabarão. Belo engano!

Se você quer saber por que o seu site não está convertendo vendas, não se preocupe. Neste texto você entenderá quais são os fatores que interferem diretamente nos resultados do seu negócio. Continue a leitura e dê a volta por cima!

Experiência do usuário

Mesmo que o seu site esteja na primeira página do Google, isso não significa que as pessoas se sentirão à vontade ao navegar pelas páginas internas.

O site deve conter um design amigável, conteúdo escaneável, usabilidade, navegabilidade e alta velocidade de carregamento. Ou seja, proporcionar boas experiências ao visitante

Afinal, ao receber um visitante em casa, você quer que ele sinta-se à vontade. Pois assim ele retornará com frequência, certo?

Otimização de conversão

Ao criar o seu site ou blog, você deve ter em mente que as páginas de destino têm um objetivo: converter.

Não adianta criá-lo e não realizar testes periódicos para obter os melhores resultados. Um usuário pode visitar suas páginas e ler um blog post inteiro, por exemplo, mas se você não inserir um CTA adequado, ele abandonará o seu site sem realizar a ação desejada. Ou seja: um desperdício de recursos.

Entenda como aumentamos nossas vendas em 184%. Clique no banner abaixo!

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Autoridade da empresa

Muitas vezes, o seu site conquista um grande número de acessos, mas a credibilidade da sua marca está comprometida.

Isso não quer dizer, necessariamente, que a sua empresa se encontra em meio a uma crise, mas sim que ainda não existe uma relação de confiança entre os possíveis clientes e a marca.

Uma boa solução para isso é utilizar uma estratégia de marketing de conteúdo. Dessa forma, você poderá levar o usuário a formar uma melhor impressão sobre o seu produto ou serviço, revelando autoridade no assunto.

Dica: Implementação de sites: 4 razões para contratar um profissional especializado

Estratégias de marketing

No ambiente digital, as estratégias de marketing estão todas ligadas. Para exemplificar melhor essa conexão, recorreremos ao inbound marketing.

Nele, a partir de um bom posicionamento nos motores de pesquisa, gera-se tráfego. Do tráfego vem as conversões, transformando os visitantes em leads (potenciais consumidores). Em complemento a isso temos as mídias sociais, em que busca-se, dependendo da estratégia, gerar engajamento com os seguidores.

Todas essas ações estão interligadas. Quando uma delas não funciona perfeitamente, pode ser que as demais também fiquem comprometidas. Portanto, use-as em conjunto para ter resultados incríveis!

Qualificação de vendedores

Por fim, vamos falar sobre um dos segmentos mais importantes segmentos de uma empresa: o setor de vendas.

Se você está gerando tráfego, coletando leads, qualificando-os e enviando-os ao time de vendas, o problema pode estar na etapa final do caminho.

Neste caso, o investimento em treinamentos, cursos e outras medidas para melhorar o atendimento ao cliente pode ser a melhor saída.

A primeira página do Google, por si só, não representa uma estratégia de marketing digital eficiente. Como visto, é preciso muito mais do que isso para conquistar o cliente.

Quer saber mais sobre como conquistar novos clientes? Então clique no banner abaixo e descubra como funciona o Inbound Marketing e como começar a usá-lo!

Banner - Manual do Inbound Marketing

Dica: A Orgânica é uma agência de Marketing Digital especializada. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.