6 benefícios do Marketing Digital comprovados!


Guilherme de Bortoli

Por   

 26/12/2022 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Ainda não tem certeza se os benefícios do Marketing Digital fazem diferença para uma empresa?

Com exemplos práticos de como a Orgânica ajudou clientes a conquistarem esses benefícios no mundo real, vou comprovar para você como o Marketing Digital pode:

  • Melhorar o posicionamento de um negócio;
  • Aumentar o tráfego orgânico;
  • Economizar em tráfego pago;
  • Gerar mais leads;
  • Aumentar as vendas;
  • E facilitar a análise dos resultados.

Vem mergulhar nesse oceano de vantagens!

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

1. Fortalecimento do posicionamento de marca

Posicionamento de marca é como uma empresa é percebida pelo público de forma geral:

  • Ela é uma empresa de confiança?
  • Ela é formal ou tem um perfil mais casual?
  • Pelo olhar do público, que tipo de pessoas ela serve?

Olhando assim, parece que essa percepção é algo que se forma de um jeito natural — mas não é!

Usando técnicas do Marketing Digital, é possível planejar, construir e até modificar o posicionamento de marca — ou seja, como o público a enxerga.

Construir um posicionamento é útil para atingir novos perfis de clientes, fortalecer autoridade e, é claro, fechar mais negócios!

Por exemplo, quando a Cresol procurou a Orgânica, a instituição pretendia dar novos passos na expansão de seu público no ambiente digital:

Com um posicionamento muito ligado a um público do campo e ao agronegócio, ela também queria estar presente na mente do público urbano e de interessados em educação financeira.

E, através de estratégias de Marketing Digital baseadas em estudos de possíveis novos públicos, expandimos o foco do crédito rural para agricultores e criamos um blog do zero para a cooperativa, que passou a falar sobre diversos temas no digital, com uma linguagem simples e acessível!

Ou seja: com o Marketing de Conteúdo, nós transformamos o blog da Cresol em uma referência.

A estratégia deu tão certo, que a Cresol passou a aparecer entre os principais resultados do Google para quem buscava por cooperativismo de crédito e educação financeira, multiplicando o tráfego orgânico e tornando ela uma das principais instituições a falar sobre esses temas!

Leia mais sobre essa história de sucesso aqui:

Dica: Posicionamento de Marca: exemplos de Marketing Digital

Sua empresa também é capaz de aparecer na frente de quem realmente importa — e compra —, mas esse é só o primeiro benefício do Marketing Digital!

2. Aumento de tráfego orgânico

Não vou falar só dos clientes da Orgânica, não — aqui eu pratico o que prego!

Para alcançar as 90 mil visitas no site da Orgânica em um único mês, montei uma estratégia com meu time que servisse a esse objetivo — mas que fosse além.

Queríamos ensinar como outras pessoas poderiam alcançar os mesmos resultados!

Se você ainda não sabe, tráfego orgânico é como a gente chama o público que chega até uma empresa sem que ela precise pagar por anúncios — a partir de pesquisas por palavras-chave nos mecanismos de buscas, por exemplo, pelas quais a empresa gostaria de ser encontrada dentro da estratégia de Marketing Digital.

Como eu queria que a Orgânica ganhasse autoridade ao responder dúvidas sobre Marketing Digital, criar e distribuir conteúdo de forma gratuita foi um ótimo jeito de completar esse objetivo.

As 90 mil visitas não me deixam mentir — e o prazer de educar a audiência sobre os benefícios do Marketing Digital trouxe mais clientes do que eu pude esperar!

Para saber mais sobre nossa estratégia, dê uma espiada nesse conteúdo aqui:

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

3. Economia de tráfego pago

No tráfego pago, a empresa paga por anúncios nas plataformas digitais para atrair o público ideal enquanto, por exemplo, ele consome conteúdos de outros criadores.

A tradicional fábrica de móveis da Serra Gaúcha, Móveis Masotti, tinha o objetivo de vender mais através da Internet, e a Orgânica traçou um plano exclusivo para o e-commerce.

Esse plano envolveu a reestruturação do site, pensando na experiência do usuário (UX) e incluindo a criação de uma área chamada "Lista de Desejos" (que estava ausente na loja).

Para acessar a área, o cliente teria de se cadastrar para montar uma lista de produtos pelos quais ele teria interesse em adquirir um dia.

Em 2 anos e meio no ar — e com a aquisição de tráfego pago para propagar as implementações do site —, a nova loja virtual teve aumento de 380% de visitantes.

O tráfego pago, somado à experiência do usuário otimizada, também disparou o tráfego orgânico para mais de 450%!

E, levando em consideração o custo médio para a aquisição de tráfego pago nesse segmento, o crescimento significou meio milhão em economia ao longo de 3 anos!

Veja os cálculos de lucratividade e economia de tráfego pago lendo o case completo da Móveis Masotti. Foi uma experiência incrível!

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas 

4. Geração de leads

Lead é como a gente chama uma pessoa que deixou de ser apenas um curioso — lendo o blog da empresa de forma anônima, por exemplo — e se cadastrou para saber mais sobre algum assunto.

Ao se identificar, essa pessoa (agora lead) dá permissão para que a empresa entre em contato com ela, abrindo oportunidades de se relacionar (e vender!).

É o que a Imobiliária Mapa do Imóvel procurou a Orgânica para fazer: aumentar a audiência do seu site e gerar novos leads.

Além de criar um novo site (otimizado para ser encontrado nas pesquisas através de SEO), a Orgânica criou uma estratégia afiada de relacionamento com os leads.

O ímã de novos leads começou com a criação de conteúdos relevantes para o blog da imobiliária, inicialmente divulgados em campanhas de Google Ads (anúncios no Google).

Uma vez que os leitores deixavam de ser curiosos e se tornavam leads (dando permissão para a empresa entrar em contato com eles), a Orgânica começou a nutrição do relacionamento.

A nutrição acontece oferecendo mais materiais ricos e se comunicando com o lead nos momentos mais oportunos (em vez de perturbá-lo quando ele não quer!).

O resultado de tudo isso foi o aumento de 1700% na geração de leads mensais e muitas oportunidades de negócios. Difícil de acreditar, né?

Então acesse a história de sucesso da Mapa do Imóvel para você analisar por si só!

Dica: Leads: o que são e como gerá-los para vender mais

5. Aumento nas vendas

Todos os benefícios do Marketing Digital que apresentei até agora têm o objetivo (direta ou indiretamente) de aumentar a lucratividade da empresa.

E esse também era o objetivo da respeitadíssima vinícola Casa Valduga, que estava vendendo muito bem no mercado tradicional — fora da Internet —, mas, no e-commerce, a taxa de carrinhos abandonados estava mais alta do que o sucesso da empresa poderia explicar.

Aí veio a Orgânica, que desenvolveu uma estratégia de tráfego orgânico através do Marketing de Conteúdo no blog da vinícola e otimizou as campanhas de tráfego pago!

Também geramos mais leads e redesenhamos o site da Casa Valduga focando na experiência do usuário — na sensação ímpar de comprar um produto premium!

Você pode ver o case completo, mas adianto que todas essas ações aumentaram em 1783% as vendas pela Internet. Sim, eu disse 1783% de aumento nas vendas!

Como um império de conteúdo aumentou 1783% as vendas

6. Facilidade para monitorar resultados

O último benefício do Marketing Digital que eu gostaria de apontar aqui é a amplitude na análise dos resultados.

Dá para saber rapidamente quando algo está funcionando (e deve ser expandido) ou quando algo não está legal (e precisa de cuidados).

Seja qual for a estratégia em ação, há uma série de informações que podem ser coletadas e analisadas em tempo real para facilitar os ajustes e melhorar os resultados.

São essas métricas que definirão o sucesso (ou a falha) de uma estratégia de Marketing Digital, então ficar de olho nelas é uma mão na roda!

Invista em quem sabe o que faz!

São os 15 anos no mercado, com uma equipe multidisciplinar, que tornam a Orgânica uma agência de Marketing Digital com experiência em cases de sucesso.

Quer saber como preparar sua empresa para vender mais com Marketing Digital?

Peça um diagnóstico de Marketing Digital gratuito e conheça seus próximos passos na jornada para também virar um case de sucesso!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.