O que é lead scoring e como pode ajudar a aumentar suas vendas?


Rodolfo Benetti

Por   

 05/10/2016 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Um dos problemas que pequenos empresários enfrentam ao tentar aplicar estratégias de marketing digital é ter poucos recursos para investir e acabar vendo a maioria desse dinheiro sendo desperdiçado. Porém, isso só acontece com quem não conhece o que é lead scoring.

No artigo de hoje, vamos conhecer essa ferramenta e entender por que ela é a principal arma dos empresários que querem vender mais e desperdiçar menos dinheiro, tempo e colaboradores com a sua estratégia de marketing.

O que é lead scoring e como ele funciona?

Lead scoring é um sistema automático de qualificação de leads que pode ajudar muito a aumentar as vendas de uma empresa. Para entender o que é lead scoring e como funciona esse sistema, precisamos entender inicialmente o tipo de problema que uma ferramenta desse tipo pode resolver para a estratégia de marketing de uma empresa.

Quem já tentou fazer campanhas de marketing digital, como o e-mail marketing por exemplo, entende que nem todas os leads capturados na sua estratégia são iguais. Imagine uma empresa do ramo farmacêutico, por exemplo, que pode ter dois tipos de clientes: um consumidor final que apenas quer pintar o cabelo e um empresário que quer vender esses produtos na sua loja.

Mesmo entre essas duas classificações, ainda assim existem leads que são diferentes com base nos seus níveis de conhecimento sobre seus problemas, sobre as características do produto, condições financeiras e probabilidade de fechar negócio.

Dica: 4 estratégias de marketing digital para investir pra ontem!

Todos esses diferentes aspectos convergem para gerar leads que são mais propensos a comprar — considerados como leads melhores — e leads menos propensos — os leads piores. Se uma empresa tenta vender para um lead que ainda não está bem qualificado, ela dificilmente terá sucesso, sendo preferível investir mais na nutrição desse lead antes de abordá-lo para fechar negócio.

Para identificar quais os melhores leads que surgiu o lead scoring. Esse sistema pode ser realizado de diversas maneiras, desde o método manual até um método totalmente automático com softwares específicos, e serve para identificar e qualificar os leads da sua estratégia.

Como usar o lead scoring para aumentar as vendas?

O primeiro passo para implementar o lead scoring na sua estratégia é definir qual o perfil desejado dentre os seus leads. Fatores como a integração deles com a sua estratégia, renda mensal e afinidade com a persona definida devem ser levados em consideração.

Com esse perfil definido, é hora de aplicá-lo na sua lista de leads para determinar quais deles estão mais próximas do pretendido e direcioná-los para a sua estratégia de vendas, encaminhando os outros para uma nutrição maior.

Quer aumentar suas vendas criando propostas comerciais com maior potencial de fechamento? Confira o Webinar abaixo!


Faça propostas comerciais imbatíveis! - Parte 2

Melhor direcionamento de recursos

Com o lead scoring, é possível direcionar melhor os recursos (tanto financeiros quanto de tempo ou de recursos humanos) entre os seus leads. Aqueles mais bem qualificadas podem ser abordados para fechar negócio.

Assim, não se desperdiça tempo negociando com leads pouco qualificados e nem recursos com a nutrição de quem já está pronto para comprar.

Dica: O que é funil de vendas e como isso pode impactar no sucesso do seu negócio?

Otimização da estratégia de marketing

Outro benefício interessante do uso do lead scoring é a otimização da sua estratégia de marketing. Quando os leads são avaliados, é possível compreender que tipo de material gera mais interesse, que tipo de lead resulta em mais vendas e otimizar a sua estratégia para potencializar esses aspectos.

Diminuição de custos

Por fim, não podemos deixar de falar da diminuição de custos gerada pelo lead scoring. Com menos desperdício de recursos no trabalho com os seus leads, o custo da sua estratégia de marketing cai e sobra mais dinheiro no caixa para outros investimentos.

Agora que você já sabe o que é lead scoring, converse com um especialista e descubra o que nossa agência de Marketing Digital pode fazer por você!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.