Planejamento estratégico, tático e operacional de Marketing


Guilherme de Bortoli

Por   

 09/03/2024 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

O caminho para o sucesso de qualquer empresa reside na composição de um bom planejamento estratégico, tático e operacional. Afinal, sua estratégia define a rota de longo prazo, a parte tática traça o curso prático, e o operacional mantém a empresa em funcionamento.

Combinados, esses elementos ajudam você a criar uma história épica: a estratégia é o enredo, a tática são os capítulos e a operação é a execução meticulosa das cenas. E, assim como em uma narrativa envolvente, esses planos de Marketing se entrelaçam para formar uma história coerente.

Nos tópicos abaixo, vou explicar a importância de alinhar visão e ação, conectar metas maiores com passos diários e entender que o sucesso não é um destino, mas uma jornada planejada. Confira!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

A importância do planejamento na gestão empresarial

O planejamento na gestão empresarial é o que vai te ajudar a conduzir a empresa por meio de resultados sólidos e duradouros. E, ao estabelecer metas claras, você consegue desenhar uma direção para orientar suas decisões cotidianas e estratégicas.

Um exemplo prático disso: imagine uma startup que planeja sua expansão global. Cada tipo de planejamento vai ajudar nas suas escolhas de uma maneira. Por exemplo:

  • O planejamento estratégico permite que você identifique mercados-alvo;
  • O planejamento tático oferece meios para delinear parcerias e estratégias de Marketing;
  • O planejamento operacional organiza a logística de distribuição.

Sem esse planejamento coordenado, a jornada seria tumultuada e os resultados incertos. Por isso, o planejamento é a ferramenta que permite transformar visões ousadas em realidade.

Afinal, como mensurar resultados ou entender se as empreitadas foram bem-sucedidas, se as pessoas da sua empresa não sabiam o objetivo por trás daquilo que faziam?

Tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional

O planejamento é uma tríade essencial para qualquer gestão e é composto pelos pilares:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Juntos, esses elementos convergem para o planejamento organizacional, e cada tipo desempenha o seu papel na busca pelo sucesso da empresa. Vou falar mais sobre cada um deles, a seguir.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico ajuda a definir a direção-geral da organização, proporcionando uma visão clara de onde ela quer chegar e de quais são seus objetivos e metas.

Para traçar um curso sólido, é essencial entender o ambiente externo e interno. Isso envolve avaliar oportunidades e ameaças no mercado, bem os pontos fortes e fracos da empresa. Aqui você deve ter reparado: a análise SWOT pode ser uma ferramenta útil para essa etapa!

Além disso, é nesse tipo de planejamento que você estabelece a missão fundamental da sua marca, bem como a visão de futuro e os objetivos gerais que orientarão todas as atividades.

Com isso, você consegue se basear em análises detalhadas para ter uma base sólida de decisões estratégicas, além de se adaptar proativamente às mudanças externas.

Dica: Como usar a Matriz BCG para conquistar vantagem competitiva

Planejamento tático

Enquanto o planejamento estratégico é o “porquê”, estabelecendo o curso geral, o plano tático é o “como”, fazendo a ponte para transformar objetivos (e suas metas) amplos em planos mais palpáveis.

Esse nível de planejamento está sintonizado com um horizonte de médio prazo e identifica as iniciativas específicas a serem desenvolvidas pelos departamentos.

Com isso, cada departamento contribui com planos táticos que se alinham aos objetivos estratégicos gerais, e assegura que as atividades e projetos desenvolvidos estejam alinhados com os resultados.

Planejamento operacional

Se o planejamento estratégico estabelece a visão e o tático transforma essa visão em projetos específicos, o plano operacional é “o quê”, descendo mais fundo e levando a tática à prática diária.

Esse nível é altamente detalhado, focado em curto prazo e gerenciado por líderes de nível operacional, que definem quem faz o quê, quando e como, no nível mais granular.

Assim, o planejamento operacional assegura que as equipes executem as tarefas conforme planejado e trabalhem com foco naquilo que fará com que a empresa, passo a passo, alcance seus objetivos.

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

A importância de integrar o planejamento estratégico, tático e operacional

A harmonia entre o planejamento estratégico, tático e operacional é a essência da gestão eficaz, pois assegura que a organização opere como uma sinfonia coesa e garante que cada nível de planejamento contribua para o sucesso organizacional.

Além disso, o planejamento estratégico, tático e operacional, quando integrado, alinha os objetivos de longo prazo (estratégico) com as ações de curto prazo (operacional), o que garante um direcionamento coletivo para a mesma meta.

Isso também facilita uma resposta ágil a mudanças no ambiente externo e permite ajustar a rota em tempo real, já que todos têm clareza da direção, mas podem ser necessários ajustes no caminho a ser feito até lá.

Por outro lado, o desalinhamento entre o planejamento estratégico, tático e operacional pode trazer alguns desafios para o dia a dia, como:

  • Desconexão estratégica: isso faz com que as ações diárias não contribuam efetivamente para os objetivos estratégicos e resultem em um desperdício de esforços e recursos;
  • Ineficiência de recursos: a empresa distribui esforços e orçamento para itens que não estão conectados à visão de longo prazo, o que faz com que a gestão seja ineficiente;
  • Resistência organizacional: funcionários podem se sentir desconectados quando não compreendem como suas atividades diárias se encaixam na visão de longo prazo. E isso impacta negativamente a motivação e o engajamento;
  • Respostas lentas a mudanças: sem integração, a organização pode enfrentar dificuldades em se adaptar rapidamente a mudanças no mercado e perde oportunidades.

Dica: Veja quais são os desafios de entender o seu próprio negócio

A estratégia da Orgânica

Cada tipo de planejamento tem a sua função, e eles devem ser construídos em conjunto para que, além de buscar os objetivos da empresa, toda a equipe entenda os fatores internos e externos que irão influenciar o caminho até o resultado.

Na Orgânica seguimos o seguinte plano de ação: considere que estamos no primeiro mês, nele, a equipe da Orgânica realiza o planejamento estratégico, tático e operacional do trimestre; a partir do segundo mês, a operação realiza as ações propostas, sempre revisando os materiais produzidos anteriormente para garantir a otimização contínua; e, já no terceiro mês, além das ações planejadas, a equipe inicia o planejamento do trimestre seguinte.

Para exemplificar, trouxe um modelo de framework utilizado aqui na Orgânica. Salve essa imagem e apresente como uma referência daquilo que seu time deve estruturar.

Organização gera crescimento

Dicas para unir os diferentes níveis organizacionais

Garantir uma sinergia eficaz entre os diferentes níveis organizacionais é fundamental para o sucesso empresarial. Aqui estão algumas dicas práticas para unir estratégia, tática e operação:

  • Estabeleça canais de comunicação abertos e transparentes entre a liderança estratégica, gerentes táticos e equipes operacionais. Isso cria uma cultura de colaboração;
  • Incentive o feedback contínuo em todas as direções para a realização de ajustes rápidos e também para alinhar as atividades diárias com os objetivos estratégicos;
  • Crie metas claras e mensuráveis. As metas operacionais devem refletir os objetivos táticos, que devem estar alinhados com a visão estratégica da empresa;
  • Torne as metas acessíveis a todos, pois há uma propensão ao esforço coletivo quando as pessoas entendem como suas contribuições se relacionam com as metas gerais;
  • Estabeleça KPIs relevantes em todos os níveis para obter um monitoramento constante do desempenho e facilitar a execução de ajustes conforme necessário;
  • Realize revisões periódicas que envolvam representantes de cada nível. Isso promove a transparência, identifica desafios rapidamente e incentiva uma mentalidade de melhoria contínua;
  • Ofereça programas de treinamento que integrem aspectos estratégicos, táticos e operacionais.

Planejamento de Marketing para traduzir seus planejamentos em vendas!

O planejamento estratégico, tático e operacional é também valioso para a elaboração de estratégias de Marketing. E a compreensão da interconexão desses níveis é a chave para a construção de campanhas alinhadas aos objetivos da empresa.

E temos justamente o que você precisa para alinhar suas ambições à execução de estratégias: o e-book "Planejamento de Marketing Digital" vai te ajudar a desvendar como incorporar os aspectos do planejamento organizacional em iniciativas de Marketing.

Ao integrar efetivamente essas camadas de planejamento, você fortalece sua capacidade de alcançar metas, superar desafios e manter a relevância no cenário digital!

Acesse o e-book e esteja à frente na construção de uma presença digital impactante!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Coloque seus planos em prática!

Exploramos a essência do planejamento estratégico, tático e operacional para entender como essa integração ajuda a dar mais organização e eficiência à sua empresa.

Mas saiba que você não está só nessa jornada. A Orgânica está aqui para contribuir com a transformação de ideias em ações tangíveis. Conte com a nossa equipe para fornecer orientação especializada e a aplicar esses princípios em sua estratégia de Marketing.

Para dar o próximo passo em direção ao sucesso digital, recomendo solicitar nosso Diagnóstico de Marketing Digital. Esse recurso exclusivo — e gratuito — oferece uma análise personalizada e identifica oportunidades específicas para o seu negócio!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.