Gatilhos mentais no Marketing Digital: como usá-los?


Guilherme de Bortoli

Por   

 04/04/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Ah, esse mar azul do empreendedorismo, onde conseguir clientes é tarefa fácil… Aposto que você discorda dessa frase, porque eu também discordo!

Em um ambiente cada vez mais competitivo, convencer alguém a comprar o seu produto ou serviço — entre as infinitas possibilidades — pode ser um desafio e tanto. Primeiro, você tem que apresentar a sua marca, mostrar suas qualidades e fazer uma oferta interessante. 

Mas o que vai fazer com que o cliente escolha você em vez do seu concorrente?

Uma das respostas é essa técnica bem legal que vim apresentar para você hoje: os gatilhos mentais no Marketing Digital!

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

O que são gatilhos mentais? 

Basicamente, os gatilhos mentais são um estímulo psicológico que facilita a tomada de decisão, economizando energia para o nosso cérebro.

Quando acionados, eles geram uma resposta natural do ser humano a determinada circunstância — e um exemplo simples disso é quando a gente vai se preparar para dormir logo após começar a bocejar!

Foi o neuromarketing que trouxe esse conceito para as estratégias de vendas, despertando o interesse e conduzindo à ação. Com os gatilhos mentais, a escolha entre um produto e outro é feita de forma mais natural e, às vezes, até automática.

Duvida? Vem comigo, que agora vou te mostrar exemplos dos gatilhos mentais no Marketing Digital:

Gatilho mental da escassez

Se uma publicação nas redes sociais daquele curso que você vem namorando há meses diz que as vagas estão acabando, você provavelmente vai querer comprar logo para não perder seu lugar.

Esse é o gatilho mental da escassez, que confere urgência à necessidade de adquirir aquele produto ou serviço antes que ele acabe.

É um dos mais utilizados no Marketing Digital, e sua presença costuma ser essencial para qualquer estratégia bem sucedida!

Dica: Posicionamento de Marca: exemplos de Marketing Digital

Gatilho mental da autoridade

Se 9 em cada 10 dentistas recomendam determinado creme dental, quem sou eu para discordar?! 😅

Esse é o gatilho mental da autoridade: ele usa pessoas e instituições de renome que validem a qualidade do produto ou serviço, fazendo com que a escolha seja apoiada na opinião de especialistas.

Facilita se aqueles nove dentistas são conhecidos, premiados e têm boa reputação, mas, claro, a autoridade deve ser conquistada! Ou seja: é preciso gerar confiança através de relações sólidas com o público — coisa que o Inbound Marketing faz muito bem!


O que é Inbound Marketing e como fazer na sua empresa?

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!

Gatilho mental da reciprocidade

Já dizia o poeta: é dando que se recebe. Essa máxima também pode ser um gatilho mental bem interessante — o da reciprocidade.

No Marketing Digital, ele é bem comum! Já procurou entender melhor sobre um assunto e encontrou um e-book bem completinho (e gratuito) com detalhes sobre o tema? Pois é, esse presente não foi em vão!

Nesse caso, você precisava de um material relevante e uma marca te ofereceu sem custos. Em troca, a empresa inicia um contato mais próximo com você e, quem sabe, essa relação renda bons frutos para ambos.

Gatilho mental da prova social

Eu não vivo sem minha família e amigos! São eles que cuidam de mim, se divertem comigo, estão nas minhas principais recordações e… me recomendam produtos e serviços que eu posso precisar. 

O gatilho mental da prova social é perfeito para nós, que somos seres sociais e levamos em consideração as opiniões dos outros no nosso dia a dia. 

Aquela sua tia, seu irmão ou até aquele influenciador que você segue desde 2015 (e não vive sem o conteúdo) podem ser agentes da prova social.

Esse gatilho é um que eu uso e recomendo. E você, já usa?

Masterclass Marketing de Indicação

Mais exemplos de gatilhos mentais

Acima, eu quis trazer opções de alguns dos gatilhos mentais mais procurados no Google e mais utilizados em estratégias de Marketing Digital mundo afora. Mas a verdade é que as possibilidades são infinitas

Cada argumento de vendas pode se tornar um gatilho mental que resulta em uma compra, como, por exemplo: urgência, novidade, antecipação, simplicidade, prazer, especificidade, comunidade… 

O que te leva a escolher entre um produto e outro, e como essa escolha pode ser facilitada?

É preciso se colocar no lugar do público que você está tentando atingir e, então, novos gatilhos estarão disponíveis para você aplicar à sua estratégia de Marketing Digital!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

Aplicando gatilhos mentais ao Marketing Digital

Agora que você já sabe o que são gatilhos mentais e até já viu alguns exemplos, é hora de colocá-los em prática! 

Uma prova social bem feita, por exemplo, pode levar o seu lead à próxima etapa do funil de vendas e fazer com que ele, no futuro, também seja um cliente que recomenda seu produto ou serviço para outras pessoas. 

Então quero te mostrar alguns dos principais canais de Marketing Digital onde você pode utilizar essa técnica:

No site

O seu site é o seu endereço digital. É onde as pessoas vão para conhecer melhor o seu negócio, seu portfólio de produtos ou serviços e até quais são os valores da sua marca. 

No rodapé da página, por exemplo, você pode incluir prêmios e certificados que a empresa já adquiriu ao longo do tempo. Esses servirão para acionar o gatilho mental da autoridade. 

Você também pode incluir uma seção com depoimentos de clientes e parceiros, conferindo o gatilho mental da prova social.

E que tal um banner interativo com descontos para as últimas peças da coleção passada? Esse gatilho da escassez, muitas vezes, é definitivo para que uma compra seja efetuada!

Nas redes sociais

Se o site é o seu endereço, as redes sociais são a sua vitrine! Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, Tiktok… todos esses canais são instrumentos importantes para você inserir seu argumento de vendas e criar um relacionamento com os clientes em potencial. 

Mas atenção: a comunicação nas redes sociais não deve ser agressiva. Você tem que usar os gatilhos mentais de forma inteligente para que o público sinta que seu conteúdo é relevante e que vale a pena engajar com ele.

Nesse sentido, o gatilho mental da prova social é uma excelente técnica para ser utilizada nas redes sociais. Você pode convidar um cliente para falar sobre a experiência dele com seu produto ou serviço em um conteúdo autoral ou, ainda, contratar um influenciador para testar e recomendar para seus seguidores. 

A ideia aqui é criar um conteúdo de valor, que valha a pena ser compartilhado, então coloque a criatividade para jogo!

Dica: Marketing Digital: biografias para Instagram prontas!

Nas landing pages

Esse é o lugar certo para usar e abusar dos gatilhos mentais!

Se uma pessoa chegou até sua landing page, provavelmente ela está prestes a realizar alguma ação — seja baixar um material, pedir um orçamento, fazer uma compra… — e só precisa daquele empurrãozinho.

Então você pode, por exemplo, fazer uma oferta por tempo limitado, configurando uma poderosa combinação entre escassez e urgência. 

Também pode adicionar vídeos para despertar a curiosidade dela sobre o produto ou serviço.

Para você ver, um exemplo prático de landing page que gosto bastante é essa que nós, da Orgânica, criamos para o Flua:

Exemplo de landing page - Flua

No e-mail marketing

Bola na área, é só chutar que é gol! Se um visitante se torna um lead, então quer dizer que ele está na sua base de contatos e já teve um contato anterior com a sua marca — ou até já comprou algum produto ou serviço seu no passado.

Sendo assim, você pode usar o e-mail marketing para ativar alguns gatilhos mentais que façam ele efetuar a compra, comprar novamente ou comprar um outro produto ou serviço.

Que tal oferecer um material gratuito para ativar o gatilho da reciprocidade e aproximar, ainda mais, esse lead da compra?

Outra opção é fazer uma oferta exclusiva para esse lead, acionando o gatilho da exclusividade. 

Os gatilhos mentais são essenciais para sua estratégia digital!

Ufa! Chegamos ao final do conteúdo. Espero que a leitura tenha sido proveitosa e que você se sinta pronto para utilizar essa técnica tão interessante ao seu favor. 

As possibilidades são muitas e, com ética e transparência, tenho certeza de que os gatilhos mentais vão te ajudar a impulsionar suas vendas!

Se você quiser se aprofundar nesse mundo da psicologia aplicada ao marketing, aí vão algumas dicas de livros que acho interessantes: 

  • “As Armas da Persuasão” de Robert Cialdini; 
  • “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” de Dale Carnegie;
  • “Gatilhos Mentais” de Gustavo Ferreira.

Mas, claro, você não precisa fazer tudo sozinho!

Aqui na nossa agência de Marketing Digital, estamos prontos para te ajudar na sua estratégia. Fale com um dos especialistas da Orgânica e ganhe um Diagnóstico + Consultoria de Marketing Digital gratuito e personalizado para você!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.