Marketing Digital: como começar a aplicar no seu negócio?


Guilherme de Bortoli

Por   

 09/02/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Você já percebeu que não estar presente na Internet é quase como não existir?! Talvez até pareça um exagero, mas o fato é que a vida tem acontecido cada vez mais no mundo virtual — ao mesmo passo que o Marketing Digital vem ganhando forças no mercado!

Em 2022, 5,9 milhões de pesquisas foram feitas (por minuto) no Google, o Brasil se tornou o 2º país em que há mais pessoas conectadas nas redes sociais e as vendas pela Internet continuaram crescendo — e olha que isso foi apenas o começo!

Em poucas palavras, você já pôde ter uma ideia da importância de construir uma presença digital, certo? Afinal, a partir dela, é possível atingir um público maior e interagir mais com possíveis clientes, trazendo resultados muito positivos para o seu negócio.

Agora, imagino que você esteja pensando: “mas como eu faço para começar no Marketing Digital?”. Continue aqui comigo, que eu vou te mostrar algumas dicas essenciais!

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

1. Faça uma avaliação do seu negócio

A primeira dica para começar a aplicar o Marketing Digital é entender a fundo a sua empresa:

Faça uma avaliação, veja o que tem de forças e fraquezas, além de fazer um diagnóstico de como estão os resultados.

Dessa forma, fica mais fácil entender o que seu negócio precisa e definir metas futuras, conseguindo ir pelo caminho certo para trazer novos (e melhores) resultados!

2. Tenha um objetivo claro 

Após a análise do seu negócio, é importante definir um objetivo claro de onde deseja chegar e o que se quer com o Marketing Digital. Pode ser: 

  • Aumentar o reconhecimento da sua marca;
  • Criar um relacionamento com os clientes
  • Gerar mais vendas e pós-vendas, etc.

Tendo essa finalidade estabelecida, a distribuição de verba se torna mais assertiva, os esforços são otimizados e, assim, os resultados podem ser alcançados mais rapidamente!

3. Defina um orçamento

Também é necessário definir um orçamento para que o processo não pare, já que o Marketing Digital deve ser uma estratégia constante do seu negócio — fazer só por um tempo e depois parar não garante que os resultados continuarão aparecendo!

Com o orçamento delimitado, você consegue se organizar melhor, sabendo exatamente quanto sua empresa pode destinar para a aplicação a curto, médio e longo prazo.

Dica: 22 maiores tendências de Marketing Digital para 2023

4. Conheça seu público 

Essa é outra questão essencial para começar no Marketing Digital: conhecer (a fundo) o público que você deseja atingir. Procure levantar informações como:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Classe social;
  • Hábitos;
  • Dores, desejos, etc.

A partir desses dados, é possível definir melhor a estratégia que será aplicada, em quais canais, qual será o tipo de comunicação… e por aí vai!

Guia completo: Como entender quem realmente é o cliente da sua empresa

5. Planeje, teste e adapte 

Um dos princípios do Marketing Digital é conseguir planejar, testar as ações e adaptar o que não tiver dado certo.

Por isso, é importante ter um plano de Marketing Digital e definir onde se quer chegar em alguns meses, por exemplo, com a clareza do que precisa ser feito no dia a dia.

Também ter dinamismo e fazer reuniões semanais com toda a equipe envolvida é fundamental para ver o que está sendo efetivo (ou não) e corrigir o curso caso necessário.

Pensar o tempo todo nas ações aplicadas possibilita otimizá-las, percebendo os erros antes de se tornarem piores e corrigindo com mais agilidade!

Cronograma de Marketing Digital

6. Esteja sempre estudando sobre o tema!

Agora minha dica é estar sempre estudando sobre o mercado e as mudanças do Marketing Digital.

Busque sempre conteúdo de valor, faça cursos, vá em eventos, converse com pessoas do mercado e troque experiências para saber como elas estão fazendo nas próprias empresas.

Inclusive, na biblioteca da Orgânica, você encontra diversos materiais que vão ajudar no dia a dia do seu negócio — com temas como funil de marketing, jornada de compra, Inbound Marketing e muito mais!

Biblioteca gratuita sobre Marketing, Vendas e Retenção

7. Delegue para profissionais

Ter um time de marketing interno na sua empresa é, com toda a certeza, muito eficiente. Afinal, é essa equipe envolvida com o negócio que irá pensar nas estratégias como um todo, no posicionamento do produto ou serviço, e terá todas as bases para que o Marketing Digital possa ser desenvolvido com eficiência.

A partir das definições estratégicas de marketing do time, uma alternativa para começar a aplicar o Marketing Digital no seu negócio é delegar a tarefa para profissionais qualificados e com experiência de mercado.

E, para isso, contar com uma agência de Marketing Digital é uma ótima escolha porque ela consegue alocar as pessoas necessárias, como redatores e designers, conforme a demanda de cada projeto — diminuindo, por exemplo, o tempo (e o dinheiro) investido em contratação, treinamento e gestão desses profissionais na equipe interna.

Já que as mudanças no Marketing Digital acontecem em uma velocidade muito grande, uma agência já possui a estrutura para lidar com isso:

Como ela tem acesso a vários clientes, se mantém sempre atualizada, tendo uma visão mais ampla do mercado e sabendo o que funciona em cada tipo de empresa.

Ou seja: ao contratar uma agência de Marketing Digital, você terá acesso a um time coeso, com processos validados e vasta experiência.

Assim, uma equipe complementa e potencializa a outra, enquanto a sua empresa avança no Marketing Digital mantendo o foco total no seu core business!

Agora que você entendeu como começar a aplicar o Marketing Digital no seu negócio, não deixe de colocar em prática as dicas que eu trouxe aqui. E, se quiser contar com a Orgânica para isso, solicite uma consultoria gratuita dos nossos especialistas agora mesmo!

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.